Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/07/2019 às 07h30min - Atualizada em 28/07/2019 às 08h00min

Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa assistir

Grandes produções cinematográficas marcaram a história do cinema

Pedro Dias - Editado por Igor Cartiê
Arte/site: O Globo
A Segunda Guerra Mundial trouxe às suas consequências em todos os sentidos. Seja no campo de concentração, o massacre em massa dos judeus, como do próprio povo alemão que não queria mais lutar. Pelas terríveis consequências, milhões de pessoas foram mortas nos campos de batalha, principalmente nos campos de concentração onde os judeus eram mandados e executados.


(Na foto: a cidade de Roterdão, Holanda) Fonte: World War II in Europe

Em alguns casos, os judeus serviam como cobaias para experiências dos cientistas nazistas e também faziam trabalhos forçados até o último minuto de suas vidas. Podemos citar como um filme clássico na história das produções cinematográficas brasileiras “Olga”, o filme é inspirado na biografia escrita pelo jornalista brasileiro Fernando Morais. No papel de Olga, a atriz Camila Morgado faz o papel da falecida alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes.


(Na foto: A atriz Camila Morgado) Fonte: Guia do Estudante - Abril

Outros filmes fizeram sucesso pelo mundo a fora. Conquistando o coração das pessoas por todo o mundo. Filmes nacionais, no caso Brasil, ou até mesmo, filmes internacionais que ganharam destaques em diversas categorias. E hoje, você vai conhecer um pouquinho de cada filme que selecionamos sobre a Segunda Guerra Mundial. Pegue a pipoca e vamos lá!
 

A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004)

O filme é ambientado durante a Batalha de Berlim na Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha Nazista está prestes a ser derrotada pelos Soviéticos e também descreve como foram os últimos dias de Adolf Hitler. Inspirado nos livros “Até a Hora Final” escrito pela sua ex-secretária Traudl Junge e o livro “Os Últimos Dias do Terceiro Reich” escrito pelo historiador Joachim Fest. No longa-metragem, Bruno Ganz interpreta Hitler.


(Na foto: O ator Bruno Ganz) Fonte: Blogspot Adolf Hitler Best Pictures

Operação Valquíria (2008)

O filme mostra como que o Coronel da Reserva do Exército Alemão, Claus Von Stauffenberg, e outros oficiais conspiraram contra Hitler. Em uma das reuniões de Hitler, o ditador nazista sofre um atentado e colocam o plano “Valquíria” em andamento. Com objetivos de firmar um acordo com os aliados e salvar a Alemanha dos Nazistas.


(Na foto: O ator Tom Cruise) Fonte: Gazeta do Povo

Na teoria, “Valquíria” seria uma forma de manter o governo do país funcionando em caso de alguma emergência, por meio da mobilização, o exército reserva da Alemanha Nazista iria controlar qualquer situação de perigo que fosse contra o governo.  Na prática, os oficiais do exército alemão modificaram o plano com a intenção de usar a força da reserva alemã para tomar o controle das cidades, desarmar a SS e prender a liderança nazista após a morte de Hitler. No longa-metragem, o ator Tom Cruise faz o papel de Stauffenberg.
 

Um Ato de Liberdade (2008)

Durante a Ocupação da Bielorússia pela Alemanha Nazista, o filme traz o relato do grupo “Partisans Bielski” liderados por quatro irmãos judeus que salvaram judeus e pessoas recrutadas na Bielorússia durante a Segunda Guerra Mundial. No longa-metragem, o ator Daniel Craig faz o papel de Tuvia Bielski – um dos irmãos da família Bielski.

(Na foto: O ator Daniel Craig) Fonte: Imagem Filmes


O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Notoriamente conhecido como o “Dia D”, o enredo do filme acontece durante o desembarque aliado na região da Normandia (França) ocupada pelos nazistas. Em meio ao acontecimento histórico, o filme conta sobre a história fictícia do Capitão John Miller – interpretado por Tom Hanks. Ao desembarcar na praia, o Capitão John Miller recebe uma missão para resgatar com vida o Soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, pelo qual os outros três irmãos morreram em combate.

(Na foto: A direita, o ator Tom Hanks) Fonte: Cultura Estadão) 

Pearl Harbor (2001)

O longa-metragem mostra os acontecimentos de Pearl Harbor no dia 7 de dezembro de 1941. A trama é baseada na vida de dois pilotos dos Estados Unidos que desde criança se conheciam. Juntos, os pilotos vão lutar contra o ataque dos japoneses no Havaí. Muitas cenas fortes são destacadas no filme desde romance, briga, ação e tristeza. O ator Ben Affleck interpreta o piloto Rafe McCawley e o ator Josh Harnett interpreta o piloto Danny Walker.
 
(Na foto: A esquerda, o ator Josh Harnett, e a direita, o ator Ben Affleck) Fonte: Adoro Cinema


Círculo de Fogo (2001)

 
Baseado no Livro “Enemy at The Gates: The Battle for Stalingrad” escrito por William Craig, durante a Batalha de Stalingrado, o Exército Vermelho lutava desesperadamente contra à invasão nazista. Sem qualquer preparo e incentivo por parte dos russos, os soviéticos precisavam de um herói para encorajar os soldados russos.


(Na foto: A esquerda, o ator Joseph Fiennes, e a direita, o ator Jude Law) Fonte: Cinema Escrito

Ao chegar em Stalingrado, Vasily Zaitsev percebe a escassez de armas e suprimentos, tanto que os soldados receberam instruções como: “Quem estiver sem fuzil, segue o que tem. Quando o soldado que estiver com o fuzil for morto, o de trás pega o fuzil e atira”. Depois de ter escapado da morte dos nazistas, o comissário Danilov transforma Vasily em um herói nacional. No longa-metragem, o ator Jude Law interpreta o franco atirador Vasily.
 
Uma coisa é certa: quando o assunto é sobre a Segunda Guerra Mundial, às pessoas se comovem sobre o tema. Principalmente, com estes filmes citados.
 
E para você? Qual é o filme sobre a Segunda Guerra Mundial que você mais gosta?

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »