Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/10/2023 às 11h26min - Atualizada em 14/10/2023 às 19h15min

"Goosebumps": Série estreia com 100% de aprovação dos críticos

Nova série do Disney Plus, Goosebumps, tem boa recepção dos críticos

Lívia Lemos - Editado por Marcela Câmara
Na última sexta-feira, 13 de outubro, estreou no Disney+ a série Goosebumps. Foram lançados 5 episódios iniciais, com uma duração média de 42 minutos, enquanto os 5 episódios restantes serão lançados um a um nas próximas sextas-feiras ao longo dos meses.

A nova série da franquia adotou uma estética sombria e um tom mais aterrorizante, especialmente com a participação de Justin Long no elenco, um ator conhecido por seu trabalho em filmes de terror, como "Olhos Famintos". Além disso, o roteiro também incorpora elementos de drama adolescente com toques de comédia. 

Acompanhe a sinopse: A série segue um grupo de cinco estudante do Ensino Médio que desencadeiam forças sobrenaturais em sua cidade e devem trabalhar todos juntos - graças a e apesar de suas amizades, rivalidades e passados uns com os outros - a fim de salvá-la, aprendendo muito sobre os segredos adolescentes de seus próprios pais no processo.

 


ALERTA DE SPOILER!

O novo seriado conta com personagens cativantes (e que realmente parecem adolescentes). Além disso, a série aborda a representatividade com personagens como Isaiah (interpretado por Zack Morris), um personagem principal negro e capitão do time, e James (interpretado por Miles McKenna), um personagem principal gay.

Os dois primeiros episódios são mais lentos e introdutórios, apresentando os principais personagens ao público. Embora estudem juntos e se conheçam, suas vidas não estavam diretamente entrelaçadas, não até a festa de Halloween na casa de Harold Biddle, que faleceu 30 anos antes. Nos episódios seguintes, o grupo parte em busca de desvendar os mistérios e lidar com as consequências aterrorizantes que começaram a ocorrer após a festa, enquanto lidam com os desafios de suas vidas pessoais.

Um detalhe importante é que, no terceiro episódio, o personagem Slappy é mencionado, mas ainda não fez uma aparição completa; apenas o seu olho. Os episódios finais apresentam eventos intensos e ainda mais aterrorizantes, inclusive um momento um tanto nojento, no qual Lucas (Will Price) ingere, de forma não intencional, vermes encontrados na casa e, ao final do episódio, acaba vomitando-os.

Os títulos dos episódios são baseados nos livros da saga Goosebumps, o que orienta os espectadores sobre o conteúdo do episódio. No entanto, engana-se quem pensa que a série é uma reprodução fiel dos livros. Uma curiosidade é que os roteiristas mesclaram histórias de vários livros de R.L. Stine em vez de se concentrarem em apenas um. Alguns dos livros que inspiraram a série incluem: "Diga queijo e morra!", "A máscara assombrada", "O relógio cuco da perdição", "Vá comer minhocas!" e "Noite do boneco assassino".



Apesar de alguns momentos cansativos e desgastantes na série, Goosebumps foi bem recebida e gerou expectativas para os próximos episódios. O reboot estreou com uma impressionante aprovação de 100% no Rotten Tomatoes. No entanto, no momento, a série conta com uma aprovação de 75% por parte dos críticos. Em sua maioria, os críticos afirmam que a série possui uma atmosfera assustadora, embora não seja tão aterrorizante a ponto de fazer alguém "cair da cadeira", conforme mencionado por um dos comentários. Além disso, muitos críticos consideram que a série pode servir como uma excelente introdução ao gênero de terror para um público mais jovem.

Por outro lado, alguns críticos não hesitaram em rotular a série como uma "cópia genérica de Stranger Things". No entanto, essas avaliações variam, e a recepção geral à série é positiva, considerando seu potencial para cativar uma audiência interessada no sobrenatural e no suspense.


Segue alguns dos comentários dos principais críticos

"Rob Letterman e Nicholas Stoller estão no comando, preparando uma série com elenco e cenário consistentes, algumas emoções crescentes, alegorias da adolescência e até algumas risadas." - AV Club


"Para o espectador convencional, algo como o novo Goosebumps atinge um bom equilíbrio. Você ficará nervoso, sem cair da cadeira." - The Wall Street Journal

"O que começa como uma versão divertida e madura da série clássica de Stine com alguma inventividade se torna uma série de terror genérica construída para manter o público de “Stranger Things” feliz enquanto espera pela temporada final de seu programa favorito." - RogerEbert.com
 


Os fãs da saga pediram nas redes sociais do streaming que a série incluísse a música tema original. No entanto, nos episódios lançados, a música ainda não fez parte da trilha sonora. O Disney+, até o momento, não se pronunciou sobre essa questão, então, de certa forma, esse desejo ainda pode ser uma possibilidade para que nos próximos episódios ela seja incluída. A decisão de incluir ou não a música depende dos produtores da série e de questões de direitos autorais. Sendo assim, os fãs terão que aguardar o restante dos lançamentos para saber se a música tema estará de volta ou não.
 


REFERÊNCIAS

GOOSEBUMPS [Seriado]. Desenvolvido por: Rob Letterman e Nicholas Stoller. Produção: Justin Greene, Franklin Jin Rho e Paulo M. Leonard. Estados Unidos, Sony Pictures Television, 2023. 5 episódios (208 minutos). Disponível em: <https://www.disneyplus.com/pt-br/series/goosebumps/5Y5xxOokEURA>. Acesso em: 13 de out. de 2023.

"Goosebumps: Críticas da 1ª temporada". Roten Tomatoes, 2023. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/tv/goosebumps_2023>. Acesso em: 14 de out. de 2023

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »