Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/05/2024 às 18h39min - Atualizada em 13/05/2024 às 18h00min

'Uma Ideia de Você': teoria que não funciona na prática

Comédia romântica chove no molhado e não inova, mesmo com uma premissa inusitada

Felipe Nunes - publicado por Malu Figueiredo
Anne Hathaway e Nicholas Galitzine em 'Uma Ideia de Você' (Foto: Reprodução/Prime Video)

Estrelado por Anne Hathaway e Nicholas Galitzine, o filme “Uma Ideia de Você” chegou ao catálogo da plataforma de streaming do Prime Video no dia 2 de maio. Baseado em uma obra literária homônima, a condução da trama ficou aquém do que poderia ter sido, essencialmente se analisarmos a sinopse da obra.
 

No filme, acompanhamos Solène (Anne Hathaway), uma mãe solteira de 40 anos que se apaixona por um astro infantojuvenil, o cantor Hayes Campbell, de 24 anos. Lidando com a exposição pública e o etarismo, o casal transita entre as clássicas emoções dos chamados romances ‘água com açúcar’.

 

O elenco, sem dúvida alguma, é o chamariz do longa. Fora o prestígio conquistado na indústria cinematográfica, Hathaway coleciona papéis em filmes deste gênero, a exemplo do célebre “O Diabo Veste Prada” (2006) e do cômico “Noivas em Guerra” (2009). Já Galitzne tem alcançado seu lugar ao sol com romances teen, como quando interpretou o príncipe Henry na adaptação de “Vermelho, Branco e Sangue Azul” (2023) e o militar Luke em “Continência ao Amor” (2022).

Uma escalação com estrelas de renome em Hollywood pode até ser um excelente chamariz, mas, como já vimos em diversos outros projetos, não é suficiente para fazer um filme ser bom. Não é que “Uma Ideia de Você” seja ruim. Pelo contrário. No entanto, falta ousadia e construção, tanto nos personagens quanto no próprio enredo. 
 

Roteiro
 

Michael Showalter e Jennifer Westfeldt entregam um roteiro equilibrado que peca nos diálogos rasos e se perde nas fragilidades da própria incoerência narrativa. Tratar temas tão profundos como o etarismo exige aprofundamento, e Anne Hathaway poderia ter brilhado com um texto que a favorecesse, o que não é o caso aqui.

 

O desmazelo da ambientação do longa-metragem atinge seu ápice nos desdobramentos finais. A sensação é que os roteiristas tentaram concluir uma novela em cinco minutos. No emaranhado de subtramas expostas, a dupla se perdeu na conclusão do terceiro ato, que, diga-se de passagem, é o mais inconsistente do filme.

 

Para os amantes de fanfics e comédias românticas água com açúcar, a obra é imperdível. Isso porque entrega um casal carismático com todo o clichê que o gênero pede. Mas é isso e nada além. “Uma Ideia de Você” chove no molhado e não deixa sua marca. É uma teoria que não funciona na prática.

Dirigido por Michael Showalter, o filme está disponível no streaming do Prime Video e foi lançado no dia 2 deste mês. Além de Anne Hathaway e Nicholas Galitzine, o elenco conta ainda com Jordan Aaron Hall, Reid Scott, Annie Mumolo e  Ella Rubin.

 

O longa é baseado no polêmico livro homônimo de Robine Lee. Mesmo tendo negado que tivesse se inspirado no cantor Harry Styles durante a escrita da obra literária, a autora voltou a sofrer com as especulações de que criou a trama influenciada pela vida amorosa do ex-One Direction, que já se envolveu publicamente com mulheres mais velhas que ele.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »