Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/06/2024 às 14h46min - Atualizada em 07/06/2024 às 14h44min

NBA e o seu fenômeno de popularidade no Brasil

José Castro - labdicasjornalismo.com
Banco de imagens

O basquete é um esporte que foi criado pelos americanos, mas se tornou popular em outros país. E no Brasil cada vez mais estar se tornando um esporte de massa, apesar da Seleção Brasileira ter conquistado dois títulos mundiais, e um Pan Americano nos Estados Unidos contra os donas da casa. Foi nos últimos anos que o esporte atingiu seu auge em relação à popularidade. 


Mas especificamente na liga mais disputa da modalidade, que é a NBA, campeonato disputado pelas equipes americanas. Que chegou no Brasil lá nos anos 90, com a Bandeirantes transmitido os jogos do grande Chicago Bulls de Michael Jordan, considerado o maior jogador de basquete da história. Mas com o fim da soberania dos Bulls, a emissora parou de fazer as transmissões. Que voltaram alguns anos depois na tv a cabo pela ESPN, e a cada ano foi adquirindo novos telespectadores. 


Com jogadores que chamam atenção assim como Jordan lá nos anos 90, a liga foi cada vez mais se tornando popular e virando conversa nas rodinhas de amigos. Os nomes da vez eram Lebon James e Coube brayan. E posteriormente Stephen Curry que empilhou títulos com Golden State Warrions. 


Vamos conversar com reporte esportivo Felipe Carvalho que cobre a NBA e é um apaixonado pelo esporte.


Como funciona a liga de modo geral, é um campeonato que todo mundo joga em si, e quem tem mais pontos conquistado ganha ou é mata-mata como um torneio ?  


A NBA é organizada pelos clubes, então se caracteriza como uma liga independente e com isso pode ditar as suas próprias regras sobre o campeonato. Que por sua vez são diferentes da Confederação Mundial de Basquete. 


As decisões são tomadas pelas franquias, que são as equipes. Elas são divididas em duas conferencias, Leste e Oeste. São quinze pra cada lado, que são divididos em três divisões, cinco em cada. As equipes se enfrentam pra ver quais vão para próxima fase, chamada de playoffs. Se classificas dissésseis, oito pra cada lado. 


E a partir dos playoffs que começam em abril saem os campeões de cada conferencia, que vão disputar as finais, em seis jogos.


Quanta tempo dura a temporada da NBA ?


Depende da duração dos playoffs, mas geralmente ela se inicia em outubro e termina entre o final de maio e o começo de junho do ano seguinte. 


E falando sobre as temporadas, o Golden State Warriors tem a melhor campanha da NBA, na temporada de 2015-2016, a equipe venceu 39 partidas. Superando o Chicago Bulls na temporada 1995-1996. 


E quais são os maiores vencedores da NBA ?


Os maiores vencedores são os Boston Celtics e os Los Angeles Lakes, com 17 temporadas conquistadas cada um. Seguidos pelo Golden State Warrions com 7 títulos, Chicago Bulls vem com 6 títulos, e o San Antonio Spurs com 5 títulos. 


E claro tem os que nunca venceram uma temporada, como é o caso do Phoenix Suns, Utah Jazz, New Jersey Net, Orlando Magic, Indiana Pacers, Charlotte Hornets, Los Angeles Clippers, Memphis Grizzlies, Minnesota Timberwolves e o New Orleans Pelicans. 


O basquete é um esporte coletivo, mas claro que tem os jogadores que se destacam, pra você qual seria seu top cinco melhores jogadores ? 


É uma tarefa difícil, mas acho que irei ficar com os do passado. Em quinto colocaria Bill Russell que era jogador do Boston Celtics. Depois iria com Magic Johnson ex jogador dos Los Angeles Lakers. Em terceiro LeBron James o único em atividade da lista, atualmente no Lakers. Em segundo Kareem Abdul-Jabbar, também ex Lakers. E em primeiro não tem como colocar Michael Jordan, e o seu o lendário Chicago Bulls. 


Agora vamos falar com Mateus Andrade, que é torcedor dos Golden State Warrions e vai falar um pouco do seu interesse com o esporte da bola laranja.


Como você começou a acompanhar a NBA ?


O basquete entrou na minha vida no ensino médio, quando o professor de educação física disse estava formando um time de basquete, e que, queria que eu participasse por ser alto. Joguei dos meus 15 aos 17, quando saí do colégio parei de jogar.


 Anos depois, mas exatamente em 2019, me chamaram pra assistir aos jogos das finais na asa de um amigo. Que foi entre os Warrions e os Raptos, e que foi vencida pelo time canadense, mas eu gostei muito dos Warrions liderados por Curry. A partir desse dia comecei a ver as finais das temporadas passadas, e quando começou a nova temporada, acompanhei desde o primeiro jogo.   


Hoje em dia você acompanha mais o basquete que o futebol ?


Sem dúvidas, ainda assisto alguns jogo esporádicos do time que eu torço, o Paysandu, mas não perco um jogo do Warrios. Mesmo com os horários não sendo dos mais atrativos.  


Posso dizer que sou mais torcedor dos Warrios que do Paysandu, vou pra academia com a camiseta dos Warrios, minha capinha de celular é do time. E falo muito sobre os jogos no meu Twitter. 


As finais dessa temporada serão disputadas entre Boston Celtics e Dallas Mavericks em seis jogos. As partidas serão transmitidas no canal de TV fechada ESPN, no serviço de stermming Amazon Vídeo, e na TV aberta na Band.


Com informações do Portal Terra.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »