Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/06/2024 às 16h59min - Atualizada em 15/06/2024 às 14h47min

Jogos Clássicos que Marcaram as Décadas de 80 e 90

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Fonte: macrovector/freepik


Existem variados meios de entretenimento, os games são uma dessas formas de passatempo. E por isso, os mesmos acabam evoluindo ao longo dos anos e chegaram a se diferenciar daqueles produzidos nos primórdios dos jogos, os gráficos realistas, os movimentos e enredos estão evoluindo a cada dia. Entretanto, as produções criadas nas décadas de 80 e 90, com poucos enredos e modestos na sua criação, eram capazes de proporcionar momentos de diversão. 

Esse é o momento de relembrar alguns desses jogos que trouxeram alegria à sua infância.  

NBA Jam 



Chegando em 1993, o jogo originou um novo estilo de jogos esportivos, os quais passaram a incorporar elementos como velocidade, ação e maior realismo. Essa abordagem acabou sendo adotada pela própria empresa desenvolvedora do NBA Jam, a Midway, em títulos como NFL Blitz, de futebol, e Open Ice Challenge, de hóquei. 

Outrun 



Na sua maioria, os jogos de corrida dos anos 80 não ofereciam muita diversão, uma vez que tinham poucos pixels, dificultando a distinção entre o carro do jogador e os competidores. No entanto, um jogo em particular chamava a atenção dos apaixonados pelo gênero, Outrun, que foi lançado na década de 80, mais especificamente, em 1986. 

Outrun é um jogo de corrida desenvolvido pela Sega e lançado inicialmente para os fliperamas. Nele, o jogador precisa pilotar o mais rápido possível por cenários variados, começando em uma região litorânea. O jogo apresentava alguns aspectos inovadores para a época, tendo como características um visual impressionante. Em determinados momentos, o jogador poderia se deparar com bifurcações que introduziu o jogador em pistas diferentes, proporcionando ainda mais variedade à experiência de jogo. 

Doom 



Doom, um clássico dos jogos de tiro, que utilizava o jogador em primeira pessoa, era conhecido por sua atmosfera sombria e foi lançado para computadores. O principal objetivo do jogo era encontrar a saída que levasse à próxima fase, o que exigia superar vários obstáculos, como enfrentar monstros, evitar barris de lixo tóxico, escapar de tetos desabando e abrir portas trancadas. 

Gradius  



Esse tem um tom nostálgico, para aqueles que viveram a era dos fliperamas, Gradius é um título conhecido e lembrado. Lançado para arcades em 1986, o jogo coloca o jogador no comando de uma nave espacial, com a missão de avançar pelo cenário e eliminar os inimigos no caminho, desviando de seus projéteis e também das armadilhas impostas pelo ambiente criado pelo game. 

Sendo um dos primeiros no gênero Scrolling Shooter, que se concentra principalmente em jogos de nave, onde os cenários avançam automaticamente e o jogador deve atirar em todos os alvos em movimento. Apesar de não ser tão lembrado, Gradius foi relançado várias vezes e há novas versões do jogo que acabaram diminuindo sua dificuldade. 

Super Mario Bros. 3 



Ao longo dos anos, Super Mario Bros. 3 foi considerado o melhor jogo da franquia. O game chegou ao público em 1988, para o Nintendo, o jogo foi bastante ambicioso para a época  de seu lançamento. 

Super Mario Bros. 3 trouxe um mapa múndi com fases distribuídas, semelhante ao World, permitindo que os jogadores navegassem entre elas e as explorassem em ordens diferentes. Além disso, o jogo apresentava o personagem mudando de forma e dando a habilidade de cauda de guaxinim e a capacidade de planar pelo cenário. 

REFERÊNCIAS:
COMUNICAÇÃO, D. 10 “games” da década de 80 e 90 que deixaram saudades. Terra, 2015. Disponível em: < 
https://www.terra.com.br/gameon/games-da-decada-de-80-e-90,1a5b2ed406c81ef361aebb30b31bd4ee0bmcu851.html >. Acesso em: 15 jun. 2024. 

FERREIRA, Y. 10 games da década de 80 que todo mundo jogou na época. Legião dos Hérois, 2024. Disponível em: < 
https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-games-decada-80.html >. Acesso em: 15 jun. 2024.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »