Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/06/2024 às 20h19min - Atualizada em 22/06/2024 às 20h18min

“Eu serei outra”

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Editora Conrad


Neste mês a Editora Conrad faz campanha no Instagram para ajudar a autora Tali Grass, atingida pelos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul (RS).

 

No último dia 7 de junho duas postagens no perfil oficial da editora Conrad no Instagram chamaram atenção. Numa delas, um carrossel de imagens ilustrava a chamada ? CAMPANHA: Compre Cordélia e ajude a quadrinista Tali Grass!”. Na outra, um vídeo Reels, o Minuto Conrad (uma ferramenta de comunicação da publicadora em forma de vídeo curto e orientação vertical) abre com o seu Gerente de Conteúdo, Cassius Medauar, convidando os expectadores a conferir a ação em prol da Tali. A inciativa foi bastante curtida por pessoas leitoras e profissionais do mundo das histórias em quadrinhos.   

 

Infelizmente a devastação climática que assolou (e ainda repercute) o estado brasileiro do Rio Grande do Sul nas últimas semanas fez com que milhares de pessoas perdessem seus bens materiais, sonhos e esperanças. Dentre as que foram duramente atingidas está a ilustradora, quadrinista e escritora gaúcha Tali Grass. Segundo séries de reportagens em quadrinhos sobre o ocorrido no estado publicadas pelo Pablito Aguiar na plataforma de jornalismo independente Sumaúma, Grass teve a sua residência invadida pelas águas e perdeu todos os seus pertences em questão de minutos. Na ocasião os seus instrumentos de trabalho também se foram. 

 

Foi em 2022 que Talita publicou, em parceria com a quadrinista e ilustradora Ana Mei, a história de Cordélia. O livro de história em quadrinhos (HQ) já havia sido publicado anteriormente, de forma independente, dois anos antes. Agora, em formato digital, ganhava o apoio de uma editora. Um suporte que, agora, também repercutiu em formato de generosidade diante do ocorrido. A campanha da Conrad faz um convite ao público para que este compre e leia a obra, e explica que o valor integral das vendas serão inteiramente revertidos para a Talita Grass. 

 

Sem dar spoilers é curioso como a história do gibi pode estabelecer uma certa metáfora para com o que Grass e inúmeras pessoas passaram a viver após o ocorrido lá no RS. Em outras palavras, Cordélia é um conteúdo que pode levar à bastante reflexão e transformação (literalmente).

 

O e-book (livro HQ digital) Cordélia está disponível para venda nas plataformas digitais Amazon Kindle, Google Play, iBooks (da Apple) e Rakuten Kobo. A obra tem 39 páginas, páginas coloridas e seu valor é R$ 14,90. Vale à pena conferir. 

 

Nota: 
 

1. O título desta matéria, é a fala final da Talita Grass na reportagem em quadrinhos elaborada pelo Pablito Aguiar para o portal Sumaúma. O título é  Talita na tragédia do Rio Grande do Sul, e pode ser acessada com o link presente nas Referências abaixo. 

 

Referências:

 

CAMPANHA: Compre Cordélia e ajude a quadrinista Tali Grass!. Editora Conrad. Instagram. 7 jun. 2024 Disponível em: < https://www.instagram.com/p/C77nbalPVHd/?img_index=1 >. Acesso em: 11 jun. 2024.

 

‘Naquela noite, tudo o que sou ficou para trás’. Sumaúma Jornalismo. Instagram. 11 jun. 2024 Disponível em: < https://www.instagram.com/p/C8FmHi4vqBj/?img_index=7 >. Acesso em: 19 jun. 2024.

 

Cordélia. Loja Conrad. Digitais. Conrad. [s.d]. Disponível em: < https://editoraconrad.com.br/livros-quadrinhos/digitais/?id=409#compreAqui >. Acesso em: 19 jun. 2024.

 

Cordélia. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. Disponível em: < http://guiadosquadrinhos.com/edicao/cordelia/co007146/157132 >. Acesso em: 19 jun. 2024.

 

Momento Conrad #35. Instagram. 7 jun. 2024 Disponível em: < https://www.instagram.com/p/C769waNOxtH/ >. Acesso em: 11 jun. 2024.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »