06/08/2019 às 22h41min - Atualizada em 06/08/2019 às 22h41min

Beleza: podemos ser o que queremos ser

Projeto de maquiagem visa autoestima feminina

Maria Clara Monteiro - Cultura
Reprodução/Instagram
Aliada de quem deseja enaltecer a beleza que possui. É assim que o maquiador e também estudante de Psicologia, Breno Bryan, define a maquiagem. Desde pequeno, tinha um pensamento divergente sobre esse assunto. Por isso, aos 19 anos, resolveu criar o projeto "Podemos ser o que queremos ser". O seu objetivo é resgatar a autoestima feminina e dar visibilidade ao que as pessoas já têm.

De início, se questionou como seria o seu papel de profissional da maquiagem, sabendo sua importância. O seu propósito sempre foi sensível. "Eu queria que as pessoas não se transformassem em outras pessoas. A beleza está em você. A maquiagem vem para realçar", explicou Breno. Em vista disso, produziu o seu primeiro vídeo com a estudante de Psicologia, Cláudia Fernanda. Recheado de poesia, dito pela própria, o conteúdo foi publicado em seu Instagram e o alcance foi surpreendente.


Cláudia em uma das fotos do projeto. (Foto: Claudia Fernanda)

Para ela, a experiência foi enriquecedora. "Em uma conversa, [Breno] me falou sobre o projeto e eu disse que queria participar, porque eu gosto muito de maquiagem. Marcamos o dia para fazer a maquiagem e as filmagens e foi bem legal". Logo após o primeiro contato, veio o resultado. "Melhorou a minha autoestima e a ideia do projeto dele é mostrar a pessoa como ela é. Quando fomos produzir as imagens, fazia muito tempo que eu não usava maquiagem. [...] Eu não me sentia bonita". Ela complementa com os benefícios que obteve. "Ter feito esse projeto com ele foi poder ver a minha beleza de novo. Foi como se eu 'tivesse' um tempo sem olhar no espelho e, naquele dia, eu consegui me olhar de novo. Me senti renovada".

Segundo Breno, a maquiagem ainda sofre percalços por, muitas vezes, tratar-se de uma máscara. "A gente esconde as nossas imperfeições, mas acho que estamos acentuando o que temos de bom". O seu diferencial é entender quem procura os seus serviços, para que o discurso de ditadura da beleza não seja reproduzido e compartilhado. "Eu trago uma perspectiva diferente. [...] Acho que podemos ampliar e, a partir disso, as pessoas tomam suas próprias conclusões. Começo a trabalhar a autoestima das pessoas".


 Breno em uma das suas produções de maquiagem. (Foto: Breno Bryan)

A estudante, Fabíola Inajá, também foi uma das felizardas da iniciativa. O convite veio de um desejo de abrir os horizontes. "Eu fiquei super empolgada. Para minha alegria, era um projeto que ia muito além da maquiagem. Ia além da estética, porque partia de uma pessoa com profundidade e que se importava". A sua relação com a maquiagem era perturbada e a transformação veio na hora certa. "Foi muito gratificante. Foi uma honra", Fabíola comenta.

O comprometimento de Breno com o projeto e trabalho era tanto, que os primeiros clientes chegaram. Após  o sucesso introdutório, as demais pessoas tomaram conhecimento da sua profissão. Um desses casos foi Joyce Rodrigues, também estudante, que entrou em contato com Breno para ser maquiada na época carnavalesca. Ela esclarece que o díspar desse trabalho é que "geralmente você vai em um maquiador e fala que quer algo igual. Mas [Breno] procura ter uma conversa e analisar o seu estilo. Ele tenta trazer um pouco da sua personalidade na própria maquiagem. É incrível". Enquanto ocorria o trabalho, pôde sentir a transformação. "A minha autoestima foi lá pra cima. Ele ressaltou os pontos mais bonitos que eu tenho e me fez sentir bem com minha cor".

 
Fabíola e Joyce, respectivamente. (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com o maquiador, não há emoção igual. "Uma das reações que eu mais amo é quando termino a construção. A pessoa se olha no espelho e se sente feliz por aquilo". Ele conclui com o que acredita. "A verdadeira essência da beleza está em você mesmo. Reconheça o quão belo você é. Procure as coisas que você gosta. O primeiro passo é se permitir".

Produção feita para o Carnaval de Zé Puluca, festividade do interior pernambucano. (Foto: Breno Bryan)

Para você que se interessou pelo trabalho de Breno Bryan, o atendimento é realizado em Bom Conselho, cidade do interior de Pernambuco. O contato pode ser feito através de seu Instagram: https://instagram.com/brenobryanmakeup?igshid=8h5g4pvyf7ll e pelo número: (87) 98148-1050.

Editado por Letícia Agata
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »