Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/09/2019 às 17h15min - Atualizada em 06/09/2019 às 17h15min

Prefeito do Rio de Janeiro manda recolher HQ dos Vingadores por ter conteúdo LGBTQ

O quadrinho cruzada das crianças foi censurada da bienal do livro

Emmyly Melo - Editado por Bárbara Miranda
Montagem/Cruzada das crianças

No dia 05 desse mês (ontem), Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, determinou que a HQ cruzada das crianças dos Vingadores fosse retirada da Bienal do livro do RJ por possuir conteúdo homossexual, no qual ele afirma ser “conteúdo sexual para menores”. O prefeito publicou um vídeo e mensagem na rede social no qual alega estar protegendo os menores da cidade do Rio. A noticia causou bastante repercussão, sendo um dos principais assuntos do momento no twitter.

Crivella mandou os fiscais buscarem os exemplares na Bienal, que foram recebidos com vaias pelo publico, mostrando a desaprovação dessa atitude. Em nota, a direção da Bienal afirmou que não iria retirar o quadrinho da estante. Além disso, segundo o G1, a HQ se esgotou em pouco mais de meia hora na manhã desta sexta-feira.mesmo estando á venda em diferentes estandes do evento.

Marcelo Crivella destaca que: “Livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrado, e do lado de fora avisando o conteúdo.”. Em nota, a Prefeitura informou que estava cumprindo o Estatuto da Infância e do Adolescente e ameaçou cassar a licença da Bienal. Entretanto o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz que: “ART. 79. As revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família.”. Não citando a homossexualidade.

A obra “Vingadores-Cruzada das Crianças” lançada em 2010, no Brasil, mostra um relacionamento entre Wiccano e Hulking, dois adolescentes gays no qual o namoro é aprovado pelos pais, e em uma página, mostra o casal se beijando. O enredo da história tem destaque nos jovens vingadores. A revista é destinada para o publico infanto-juvenil e adultos.

O autor da saga Vingadores,Allan Heingerg, também produziu sucessos como: Grey’s Anatomy,Mulher Maravilha, Sex and The City e muito mais. O autor é abertamente gay e luta pela representatividade nas suas obras. A Bienal também afirmou que: "dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser.Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+."

REFERÊNCIAS

UOL.Quem é Allan Heinberg, autor da HQ que causou polêmica na Bienal do Rio. Disponível em:< https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/06/que-e-allan-heinberg-autor-da-hq-a-cruzada-das-criancas-que-causou-polemica.htm >. Acesso em: 5 de setembro de 2019.


G1, GLOBO. Livro que Crivella mandou recolher se esgota na Bienal do Rio. Disponivel em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/09/06/livro-que-crivella-mandou-recolher-se-esgota-na-bienal-do-livro-do-rio.ghtml>. Acesso em: 6 de setembro de 2019.

O GLOBO. Crivella manda recolher HQ dos Vingadores com beijo gay; Bienal se recusa. Disnponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/crivella-manda-recolher-hq-dos-vingadores-com-beijo-gay-bienal-se-recusa-23930534>. Acesso em: 6 de setembro de 2019,


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »