08/09/2019 às 11h18min - Atualizada em 08/09/2019 às 11h18min

Resenha do filme Narradores de Javé

Adriana de Sousa - Editado por Socorro Moura
Filme Narradores de Javé
Wikipédia
O filme foi produzido na pela cineasta Eliane Caffé, que também produziu Era o hotel Cambridge, Caligrama, O sol do meio-dia, etc. Traz uma reflexão sobre a soberania em diferença da classe dominante, moderna e letrada, sobre a classe menos favorecida analfabeta. O enredo conta a história de um vilarejo no interior da Bahia, onde sua rotina é totalmente abalada com a notícia da construção de uma usina hidrelétrica que ao ser construída inundará todo o local.
 
Inconformada, a população resolve tomar providências com orientação de Zaqueu (Nelson Xavier), morador da região, onde buscará histórias sobre passado do lugar, para o tombamento de Javé. Como a grande maioria dos moradores são analfabetos, todos decidem recorrer ao ex- responsável dos Correios, Antônio Biá (José do Monte), que havia sido expulso do local por ter forjado cartas falando fofocas sobre cada morador.
 
O ex-carteiro é incumbido de escrever a história de cada morador no livro que ele mesmo nomeia “O livro da salvação”. Ele não escreve nada; “grava tudinho na memória”. Nota-se,porém, que cada morador possui uma história do início de Javé diferente das outras e gera conflitos; e Biá sempre aproveita para gozar da situação. O filme traz uma mistura de classes sociais - em especial as excluídas - etnias e religiões que fazem refletir sobre a realidade do Sertão nordestino. Reflete a simplicidade de uma região remota, onde saber escrever ou ler sempre faz toda a diferença para o crescimento de um lugar.
 
Quem conta toda a história do Vale de Javé é Zaqueu, narrador no tempo presente, ele chama atenção do espectador para a importância de saber ler e escrever“ Eu mesmo, que não soubesse letras, posso contar um reboliço que uma escritura foi capaz de fazer. Ó foi um caos". Rodeada de analfabetos, as palavras que descrevem a história são sofrimento, desespero e luta. Mesmo sendo um povo sem cultura perante a escrita, tem uma imaginação fértil que é capaz de construir por conta própria história de seu povo.
 
Elenco: 
• José Dumont  - Antonio Biá
• Matheus Nachtergaele - Souza
• Nélson Dantas - Vicentino
• Rui Resende - Vado
• Gero Camilo - Firmino
• Luci Pereira - Deodora / Mariardina
• Nelson Xavier - Zaqueu
• Altair Lima - Galdério
• Henrique Lisboa - Cirilo
• Maurício Tizumba - Samuel
 
Para saber como termina essa trama, não deixe de assistir Narradores de Javé, que traz uma reflexão sobre a realidade do povo do sertão nordestino brasileiro.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »