Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/09/2019 às 16h55min - Atualizada em 11/09/2019 às 16h55min

Os seis filmes mais confusos do cinema

A obras que vão deixar um nó na sua cabeça

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
Cada espectador absorve um filme de formas diferentes. As sensações variam de alegria, tristeza, angústia à euforia. Mas há obras que causam um sentimento muito maior que qualquer outro: a confusão.
 
Filmes que fazem você refletir sobre o que se passou na tela ou simplesmente colocam um ponto de interrogação gigante dentro da sua cabeça.
 
Confira os cinco filmes mais confusos que você não vai entender e vai ter que ver mais vezes para tentar entender alguma coisa de novo:

1 – Donnie Darko

FONTE : ExtraO Globo.
 
O filme que foi um fracasso no lançamento, mas que anos depois virou um clássico cult. Do diretor Richard Kelly e que traçou um marco na carreira do ator Jake Gyllenhaal, novato na época.
 
Donnie é um menino problemático que passa a receber visitas estranhas de um coelho gigante chamado Frank. Uma série de eventos esquisitos passam a acontecer: lições de viagem no tempo, uma turbina de avião caindo inexplicavelmente no quarto do Donnie (e não saber onde está a aeronave) e entre outras bizarrices.
 
O enredo do filme é bem confuso e difícil de compreender e cada fã que tenta explicar tem uma visão diferente sobre a mensagem.
 
A base da história vem do livro da Roberta Sparrow “A Filosofia da Viagem no Tempo”.

2 – Amnésia

FONTE : People.
 
Do renomado diretor Christopher Nolan que já fez Batman, A Origem, Interestelar e mais um monte de coisas.O filme é de 2001, foi indicado a dois Oscar, e é estrelado por Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano.
 
O suspense conta a história de Leonard Shelby que sofre de amnésia e só consegue lembrar de acontecimentos antigos. Ele trava uma guerra contra a própria mente para conseguir investigar o assassinato da esposa.Toda vez que ele dorme ou se desconcentra, ele esquece o que os episódios recentes que se passaram.
 
A narrativa parece simples, mas é bem complicado de entender. Nolan decidiu inverter a ordem e começar o filme pelo final e as cenas deveriam mostrar o que aconteceu antes. Mas a cronologia se perde, assim como toda a lógica presente.

 3 – A Origem

FONTE: TecMundo.
 
Mais um do Nolan. É outra obra que não segue uma linha cronológica e se está seguindo você não sabe.
 
Cobb (personagem de Leonardo DiCaprio) é um especialista em entrar nos sonhos das pessoas e “roubar” segredos enquanto estão inconscientes. Porém ele é contratado pelo empresário japonês Saito (Ken Watanabe) para implantar uma ideia, em vez de retirar, na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy).
 
Os eventos começam a sair do controle e os personagens passam a duvidar se estão sonhando ou se esta na vida real. Esta sensação é transmitida para quem está assistindo e permanece até o final do filme.

4 – Eraserhead

FONTE: Reddit.
 
Dirigido por David Lynch, conhecido por fazer esses filmes mais “cabeça”, é uma narrativa que não tem muito sentido e o próprio diretor nunca quis explicar o propósito ou sobre o que se trata a história.
 
É um conto surrealista sobre um rapaz que se chama Henry Spencer e que tem um filho. Mas esse filho não é humano, ele é uma mutação e parece um alienígena.
 
Outras pérolas incluem um frango que espirra sangue, uma chuva de espermatozoides gigantescos e uma mulher com bochechas enormes.

5 - 2001 - Uma Odisseia no Espaço

FONTE: Folha de São Paulo.
 
Considerado um dos maiores trabalhos do diretor Stanley Kubrick é uma adaptação do livro de Arthur C. Clarke. É tratado como um clássico do cinema, contudo é complicado de compreender.
 
Dave Bownam e Frank Poole são dois astronautas mandados para Júpiter em uma expedição espacial em 2001. A nave é controlada pelo computador HAL 9000. HAL comete um erro e não admite. Para acobertar a falha ela começa a eliminar a equipe. A trama se desenvolve entre essa batalha máquina v.s. seres humanos.
 
Cenas de luzes piscando, cenas extensas sem a presença de diálogos e própria duração do filme, que é de 2 horas e 44 minutos, fazem com que algumas pessoas achem a obra entediante e confusa.

6 – Primer

FONTE:  Revista Monet - Globo.
 
O filme de 2004 é do diretor Shane Carruth que também atua como um dos protagonistas.
 
Aaron (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) são dois engenheiros que se reúnem para realizar experimentos em uma garagem. Eles testam um aparelho capaz de diminuir o peso de um objeto em seu interior, anulando a gravidade.
 
Acidentalmente eles criam uma máquina do tempo e geram várias linhas dentro dessa viagem o que torna o longa bem difícil de acompanhar e absorver o conteúdo.
 
15 anos depois os fãs enchem fóruns de discussão tentando explicar a cronologia e os episódios que se passam no filme.

 
REFERÊNCIAS
 
PETER. Os 10 Filmes mais confusos de todos os tempos. Disponível em:<https://www.einerd.com.br/cinemaetv/os-10-filmes-mais-confusos-de-todos-os-tempos/>.Acesso em 11 de setembro de 2019.

OBSERVATÓRIO DO CINEMA. Os 10 Filmes mais confusos de todos os tempos. Disponível em:<https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/listas/2017/04/os-10-filmes-mais-confusos-de-todos-os-tempos> .Acesso em 11 de setembro de 2019.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »