Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/09/2019 às 17h11min - Atualizada em 11/09/2019 às 17h11min

O que podemos esperar do Playstation 5?

Pedro Dias - Editado por Milena Iannantuoni
Arte/site: CCN
Há 6 anos, o Playstation 4 foi lançado como um dos consoles mais esperado de todos os tempos, tanto pelo que ele poderia oferecer como em aspectos imagináveis. Logo após o lançamento do PS4, a Sony já tinha começado a pensar na fabricação e novas ideias para o próximo console da marca. Sem muita demora, a empresa já estava pensando  que poderia ofertar no futuro para o seu público consumidor.
 
Pois bem, o Playstation 5 ou Next Generation é marcado por diversos vazamentos que pegaram todos de surpresa, principalmente a Sony, com vazameneos da imagem  do devkit do PS5. Lembrando que o devkit não é a versão final do console, mas uma patente da Sony que somente os desenvolvedores têm acesso por meio de contratos de confidencialidade. Este permite acesso aos arquivos dos games, ou seja, os desenvolvedores podem trabalhar livremente dentro dos games. Vale lembrar que esse softaware possui mais entradas USBs,  e slots de entradas e botões.

Fonte: Twitter Matthe.Stott

O desenvolvedor da Codmasters, Matthew Stott, publicou no seu twitter que essa patente é real e que tinha algumas patentes no escritório. Posteriormente, a sua conta foi removida do Twitter. Não se sabe ao certo o motivo, mas existem alguns fatores que podem explicar, ou a Sony removeu a sua conta da rede social por ter vazado informações sigilosas ou o próprio Matthew Stott afastou das redes. A Sony não se posicionou sobre o acontecido até o atual momento da publicação desta matéria.


Fonte: Twitter Matthe.Stott


Fonte: Twitter @SuperMetalDave64


Tela de carregamento

Em um vídeo publicado no Twitter, o repórter de tecnologia do jornal The Wall Street, Takashi Mochizuki mostra como seria a velocidade ao carregar uma fase ou tela de “loading” pelo PS5. Em uma palestra da companhia, o game usado para fazer uma comparação de processamento foi o Spider Man no PS4 Pro e no Next Generation (PS5).


Fonte: Twitter oficial Takashi Mochizuki 

No caso do PS4, observamos que em certos momentos o video game trava no modo câmera. Já no Next Generation (PS5) isso não ocorria. Telas de “loading” são inexistentes pela velocidade que é oferecido pela substituição do HD para o SSD no lugar da memória interna.
 
Em uma entrevista à revista Wired, Mark Cerny, conhecido como programador, designer e produtor, disse que no SSD acelera o tempo de resposta para você viajar e mudar de uma área para outra. No game Spider Man para Next Generation, o tempo é de 0,8 segundos. Enquanto isso, no antigo formato usado com o HD no PS4 Pro, o tempo de resposta é de 15 segundos de tela de carregamento, 19 vezes mais rápido.

 

Desempenho

O processador será produzido pela AMD, responsável por criar a Unidade de Processamento Acelerado (APU ) do PS4 e que utiliza uma arquitetura com base em x86 de 64 bits. No caso do Playstation 5, será trabalhado com base na terceira geração da marca Ryzen de 7nm, com 8 núcleos e a GPU variável da Radeon Navi. E o chip AMD terá uma unidade especial para áudio 3D, fazendo com que aumente à imersão do jogador.
 

Na foto, o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida. Fonte: Hollywood Reporter

“Qualquer tempo e lugar, sem desconexões”, disse Kenichiro Yoshida, CEO da Sony. Frase marcada pelo futuro do novo console. Tudo indica que você pode jogar a qualquer hora, em qualquer lugar que você possa imaginar, e principalmente, sem ter problemas com a internet.

 

Retrocompatibilidade

Sabemos que a Sony fez o maior erro de produção para o Playstation 4, não ter disponibilizado a retrocompatibilidade dos games anteriores ao PS4. Acreditamos que se fosse lançado para atual geração (PS4), o número das vendas teria triplicado. Se formos olhar para o Xbox One, os jogadores têm uma possibilidade maior de jogar games antigos e de outras gerações da linhagem do Xbox. Até o momento, sabemos que terá uma retrocompatibilidade para os games do Playstation 4. Mas não dos consoles anteriores.

E como já sabemos, a Sony tem uma lista enorme de games dos Playstation 1, 2 e 3. Seria uma boa oportunidade da Sony consertar o erro e fazer o que deveria ter feito há anos:  disponibilizar para o próximo console, a retrocompatilibidade dos games de todas as plataformas da Sony.

 

Resolução

A Sony confirmou que o Playstation 5 terá suporte para gráficos em 8K. Obviamente, mantendo o foco em 4K 60 FPS nos games para PS5. E além disso, há rumores que o jogador poderá jogar somente nas televisões com suportes ao 8K.
 

Data de lançamento


De acordo com o site TheSixthAxis, a Sony pretende apresentar oficialmente o Playstation 5 no início do ano que vem (2020). Por meio de um e-mail vazado e publicado no fórum da NeoGaf, a empresa pretende trazer o PS5 durante o evento chamado Playstation Meeting 2020 no dia 12 de fevereiro.  Com o foco no novo video game, outro rumor seria sobre o lançamento do The Last of Us: Part II para maio de 2020. No e-mail vazado faz referências ao protótipo do PSVR 2, afirmando que chegará em 2021.



Fonte: NeoGaf


Controle PS5

Novas imagens vazadas na internet mostram como que seria o “DualShock 5”. Criticado por ter semelhanças idênticas ao controle do Xbox One, o controle do Play5 é um pouco maior do que o “DualShock 4” do PS4. Os gatilhos L2 e R2 são maiores. Conforme mostram nas imagens a seguir. Lembrando que são supostas imagens do próximo controle do PS5.



Fonte: Canal AnderLyneGames



REFERÊNCIAS
Exclusive: What to Expect From Sony’s Next-Gen Playstation. Wired. 2019. Disponível em < https://www.wired.com/story/exclusive-sony-next-gen-console/Acessado em 09. setembro. 2019. 
 
Playstation 5 terá ray tracing, jogos em 8K e SSD no lugar do HD. Tecnoblog. 2019. Disponível em <https://tecnoblog.net/286207/playstation-5-tera-ray-tracing-jogos-em-8k-e-ssd-no-lugar-do-hd/Acessado em 09. setembro. 2019 
 
Sony will announce PS5 release date ate Playstation Meeting 2020 event – rumour. TSA. 2019. Disponível em <https://www.thesixthaxis.com/2019/08/13/ps5-release-date-2020-playstation-meeting-the-last-of-us-part-2/> Acessado em 09. setembro. 2019. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »