Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/09/2019 às 22h58min - Atualizada em 11/09/2019 às 22h58min

30 anos de Batman nos cinemas

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni

Batman é hoje um dos super-heróis mais populares do mundo. O cavaleiro das trevas de Gotham City está combatendo o crime desde 1939, mas foi apenas no final da década de 80 que o homem morcego ganhou seu primeiro longa-metragem, desde então enfrentou altos e baixos na tela grande.

 A QUADRILOGIA BATMAN


FONTE:  Reprodução/ Warner Bros

BATMAN

Em 1989 os estúdios Warner Bros passaram a produzir uma série cinematográfica para o personagem, começando com o filme intitulado Batman, dirigido por Tim Burton e protagonizado por Michael Keaton. O longa recebeu ótimas críticas, quebrando recordes de inúmeras bilheterias da época, e ganhou o Oscar de melhor direção de arte, arrecadando mais de 400 milhões de dólares. E sustenta uma pontuação de 71% dos críticos e 84% dos fãs no Rotten Tomatoes.
 

BATMAN: O RETORNO

Tim e Michael retornaram para continuação do filme em Batman: O Retorno de 1992, que apesar de ter tido sucesso financeiro, deixou a Warner Bros decepcionada, pois mesmo tendo arrecadado quase 300 milhões de dólares, rendeu menos do que o filme anterior. No entanto, o longa ainda recebeu diversas críticas, desta vez agradando apenas alguns críticos, principalmente por conta de sua violência e insinuações sexuais. Mesmo assim o filme está com uma pontuação de 78% da crítica e 73% dos fãs no Rotten Tomatoes.

Em ambos os filmes a cidade de Gotham é retratada como um lugar sombrio e frio, onde o crime domina e o medo impera por todos os cantos.


BATMAN ETERNAMNTE

Após Batman: O Retorno, não ter trazido o retorno esperado pela produtora, o estúdio decidiu mudar a direção da franquia, com a ideia de uma obra menos sombria e mais familiar. Michael Keaton decidiu não reprisar seu papel por não ter gostado do roteiro, fazendo com que Val Kilmer assumisse como Bruce Wayne em Batman Eternamente de 1995, dirigido por Joel Schumacher. Mesmo sendo uma espécie de continuação de direções do Tim Burton esta trama se passa em uma Gotham colorida e iluminada, afastando totalmente o perfil dark das últimas produções. Apesar de ter arrecadado 350 milhões de dólares e receber três indicações ao Oscar, o filme não agradou a todos e conta com apenas 38% de aprovação dos críticos e meros 32% dos fãs.

BATMAN & ROBIN

Nada foi pior para o homem-morcego nos cinemas do que Batman & Robin de 1997, também dirigido por Schumacher, e estrelado por George Clooney. Este filme foi mal recebido tanto pelos críticos quanto pelos fãs do personagem. Os especialistas em cinema criticaram por causa de sua abordagem infantilizada e exagerada. Arrecadou mais de 200 milhões de dólares em ingressos e foi o meno valor já alcançado por um filme do Batman. No Rotten Tomatoes o longa conta com apenas 11% da nota dos críticos 16% dos fãs e recebeu inúmeras indicações ao Framboesa de Ouro.


TRILOGIA BATMAN DO CHRISTOPHER NOLAN  


FONTE : Poster do filme / Warner Bros 

Depois de um longo tempo a Warner Bros decidiu fazer um reboot da franquia do homem-morcego. Dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Christian Bale.Nasce em 2005 aquilo que seria, segundo a crítica a melhor trilogia do Batman até hoje nos cinemas.
 

BATMAN BEGINS

Com um tom mais sombrio e realista sendo a base do filme, Batman Begins de 2005, recebeu várias críticas positivas e foi comercialmente muito bem-sucedido. O filme arrecadou mais de 370 milhões de dólares em todo o mundo. Conta com uma taxa de aprovação de 84% da crítica e 94% do público no Rotten Tomatoes, foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia. Os críticos observaram que o "medo" era um tema comum ao longo do filme, e comentaram que tinha um tom mais escuro em relação aos quatro filmes da franquia anterior do Batman.

CAVALEIRO DAS TREVAS

O filme Cavaleiro das trevas de 2008, foi recebido com críticas positivas, e aclamado pelo público após o seu lançamento. Se tornou o primeiro filme do Batman a faturar mais de um bilhão de dólares. É o filme do Batman mais bem avaliado no Rotten Tomatoes com a 94% de aprovação, tanto pela crítica quanto pelos fãs. Além de receber oito indicações ao Oscar, e levar duas estatuetas na premiação de 2009 sendo, melhor ator coadjuvante (uma vitória póstuma para Heath Ledger) e melhor edição de som, tornando-se o segundo filme do Batman a receber uma vitória no Oscar.

CAVALEIRO DAS TREVAS RESURGE

Em 2012 a trilogia encontrou seu fim, com o longa Cavaleiro das Trevas Ressurge. Christopher Nolan disse em entrevista que esse filme lida com a “Dor”. Em Batman Begins, o tema foi “Medo”, enquanto O Cavaleiro das Trevas lidava com o “Caos”. Com a maior arrecadação de todos os filmes do Batman passando de um bilhão de dólares e uma taxa de 87% da crítica no Rotten e 90% dos Fãs, o fim da franquia do Nolan sustentou a admiração do público até o último filme.

BEN AFFLECK COMO BATMAN 

Em 2016, Bruce Wayne volta as telas na pele do ator Ben Affleck, em Batman vs Superman: A Origem da Justiça. O longa marca o primeiro encontro entre Batman e Superman, interpretado por Henry Cavill. Segundo a critica o filme passa longe da trilogia do Nolan, como mostra a sua marca de 28% no Rotten contra os 63% do público. Sua bilheteria arrecadou mais de 800 milhões de dólares.

Em 2017, Ben Affleck retornou como Batman em Liga da Justiça. O filme foi um fracasso de bilheteria, arrecadando pouco mais de 600 milhões de dólares no mundo todo, sua nota no Rotten Tomatoes é de 40% da critica e 72% dos fãs.

Em fevereiro de 2017, a Warner Bros anunciou o título de The Batman e que Matt Reeves dirigiria e coproduziria o filme. Em maio de 2019, o ator britânico Robert Pattinson foi confirmado como o próximo Batman dos cinemas.

 

REFERÊNCIAS 

80 ANOS DE BATMAN. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cWQc64L7Ju8>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

BILHETE DOS FILMES BATMAN. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-108698/?page=10>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

BILHETERIA DOS FILMES BATMAN. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=srNBgqzkSjA>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

CRÍTICA BATMAN & ROBIN. Disponível em: <https://www.planocritico.com/critica-batman-robin/>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

CRÍTICA BATMAN & ROBIN. Disponível em: <https://www.planocritico.com/critica-batman-eternamente/>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

CRÍTICA BATMAN O RETORNO. Disponível em: <https://www.planocritico.com/critica-batman-o-retorno/>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

CRÍTICA BATMAN. Disponível em: <https://www.planocritico.com/critica-batman-1989/>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

CRÍTICA CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge-critica>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

CRÍTICA CAVALEIRO DAS TREVAS. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/batman-o-cavaleiro-das-trevas>.Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

CRÍTICA DE BATMAN BEGINS. Disponível em: < https://www.omelete.com.br/filmes/batman-begins> .Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

CRÍTICA DE BATMAN VS. SUPERMAN. Disponível em: < http://www.adorocinema.com/filmes/filme-219262/criticas-adorocinema/> .Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

CRÍTICA LIGA DA JUSTIÇA. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-126527/criticas-adorocinema/>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

ENTREVISTA CHRISTOFER NOLAN . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bJl3Y1zoF00>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

NOTA DO FILME BATMAN BEGINS . Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/batman_begins>. Acesso em: 12 de setembro de 2019

NOTA DO FILME BATMAN E ROBIN . Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/1077027_batman_and_robin>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

NOTA DO FILME BATMAN ETERNAMENTE. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/batman_forever>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

ENTREVISTA CHRISTOFER NOLAN. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CspqrW_RGTo>. Acesso em: 12 de setembro de 2019

NOTA DO FILME BATMAN O RETORNO.  Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/batman_returns>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

NOTA DO FILME BATMAN VS SUPERMAN. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/batman_v_superman_dawn_of_justice>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

NOTA DO FILME BATMAN. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/1001781_batman >. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

NOTA DO FILME CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE. Disponível em:<https://www.rottentomatoes.com/m/the_dark_knight_rises>.Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

NOTA DO FILME CAVALEIRO DAS TREVAS. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/the_dark_knight>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

NOTA DO FILME LIGA DA JUSTIÇA. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/justice_league_2017>. Acesso em: 12 de setembro de 2019. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »