Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/09/2019 às 04h49min - Atualizada em 17/09/2019 às 13h05min

Série estreante está na luta pelo Emmy

Boneca Russa é uma das novas apostas da Netflix, e já está concorrendo ao Emmy Awards de 2019

Jonathan Rosa - Editador por Milena Iannantuoni
FONTE: Poster divulgação/ Netflix
Lançada pela Netflix em fevereiro deste ano, Boneca Russa é uma série de realismo fantástico. Com apenas uma temporada já está concorrendo ao Emmy Awards 2019 na categoria de melhor série cômica ao lado de renomadas obras como: Veep da HBO e Schitt's Creek da CBC. Entretanto, a novata da vez tem muito a oferecer.

                                                     Fonte: reprodução/ Netflix

A série tem 8 Episódios com pouco mais de 20 minutos cada, muito bem distribuídos ao longo de uma temporada. A produção usa um roteiro delicado, sensível e ao mesmo tempo com uns toques ácidos para construir um enredo que aborda traumas e empatia. No enredo acompanhamos a Nadia – personagem de Natasha Lyonne, popularmente conhecida por viver Nicky Nichols de Orange Is the New Black – que além de protagonista, é a criadora do seriado junto com Amy Poehler (Parks and Recreation) e Leslye Headland (Dormindo com Outras Pessoas).

Nadia Vulvokov é uma Engenheira de oftware que morre atropelada no dia de seu aniversário de 36 anos, entretanto a personagem acaba voltando a vida momentos depois do atropelamento no banheiro da sua amiga Maxine, nterpretada por Greta Lee. Assim se incia um looping temporal, e por mais que dessa vez ela não seja atropelada, sempre acaba morrendo de alguma forma antes do fim do dia.
 
Por sempre voltar ao mesmo instante, ela passa dias tentando burlar a morte e procurando respostas para o que está acontecendo. Durante a jornada acaba conhecendo Alan, personagem de Charlie Bennett, um homem com seus próprios demônios para enfrentar que acaba sendo muito importante para Nadia durante a looping.
 
Seus coadjuvantes dão um show à parte, com destaque para Charlie Bennett e Elizabeth Ashley. Sem falar da excelente participação especial de Chloë Sevigny como Lenora Vulvokov, a mãe de Nadia.
 
Boneca Russa tem todos os quesitos que uma premiada série necessita: é criativa  e tem um formato amado. O mote é o mesmo por trás de "Feitiço do Tempo" (1993), o filme estrelado por Bill Murray que inevitavelmente vem norteando as comparações com a série. Bem recebida por crítica e pelo público, sustentando  uma aprovação enre 87 a 96% no Rotten Tomatoes e conta com grandes nomes na produção.

 
                                              Fonte: reprodução/ Netflix

Essa receita que agradou muito o público, trouxe a série até esse momento. Com indicações 13 indicações ao Emmy 2019, cuja cerimônia de entrega das premiações será em 22 de setembro, no Microsoft Theater, no centro de Los Angeles, Califórnia.

ALGUMAS INDICAÇÕES:

Duas indicações de melhor roteiro em série cômica – Pelo episódio piloto (Nada no mundo é fácil). E pelo episodio 3 (um corpo quente);
Melhor atriz em série cômica - Natasha Lyonne; 
Melhor série cômica;
Melhor elenco de série de comédia;
Equipe de Dublês – Série Cômica ou Programa de Variedades.

NATASHA LYONNE 

Natasha já é uma atriz conhecida pelo público. Sua primeira aparição foi quando ainda era criança, no programa infantil Pee-wee’s Playhouse. Também estrelou uma adolescente em American Pie 1 e2. Atuou muito bem em Orange Is The New Black. Além disso, participou de outros filmes durante sua carreira, mas segundo especialistas da área, Boneca Russa parece ser um ponto de virada na sua carreira, pois a personagem Nadia é desbocada, imprevisível e egoísta, mas carrega uma tristeza que a atriz consegue captar com perfeição em uma performance cativante.
 
MAS AFINAL, O QUE É UMA BONECA RUSSA? 

 
                                Fonte: reprodução/ Netflix

Também conhecida como matrioska, uma boneca tipíca da Rússia, é caractezida por integrar várias bonecas de tamanhos diferentes as quais são colocadas uma dentro das outras, formando assim diversas camadas, o que ilustra o conceito da série de um looping temporal. Cada episódio é um mergulhar mais fundo no drama e no existencialismo, montando um quadro que caminha do horror a tragédia, sem abrir mão do humor ácido e da sutileza.
 
A trama que foi renovada para uma segunda temporada e ainda não há previsão de estreia, mas a primeira está disponível na Netflix. Quanto ao futuro da série, pode ser que acabe na terceira temporada.

"De várias formas, eu ainda enxergo três temporadas. Consigo ver concretamente, e vai ser muito interessante de ver o que vai evoluir. [...] Eu sei que tem espaço para algo além do que a minha imaginação limitada para saber se ainda será assim o começo, meio e fim da série. Talvez sejam só duas temporadas, talvez quatro. Por enquanto, parece claramente que serão três."  ressalta Natasha a uma entrevista concedida para o The Hollywood Reporter, frisando ainda a importância da colaboração dos outros roteiristas na evolução da obra.


REFERÊNCIAS

Nota da Série no Rotten Tomatoes. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/tv/russian_doll> Acesso em: 14 de setembro de 2019
Categorias de comedia no Emmy. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-150525/> Acesso em: 14 de setembro de 2019
Entrevista de Natasha Lyonne. Disponível em: <https://observatoriodeseries.bol.uol.com.br/noticias/2019/02/boneca-russa-natasha-lyonne-fala-sobre-comparacao-da-serie-com-feitico-do-tempo> Acesso em: 14 de setembro de 2019
Entrevista de Natasha Lyonne. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-150065/> Acesso em: 14 de setembro de 2019
Sobre traumas e empatia. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/02/06/boneca-russa-ja-e-uma-das-melhores-series-de-2019.htm> Acesso em: 14 de setembro de 2019
Boneca Russa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7sz2jINNlDY> Acesso em: 14 de setembro de 2019
People TV, momentos da carreira de Natasha Lyonne. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1VIjviqS2JE> Acesso em: 14 de setembro de 2019

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »