Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/09/2019 às 04h32min - Atualizada em 16/09/2019 às 04h32min

Conan: De volta ao lar

Nova HQ do bárbaro publicada pela Marvel chega ao Brasil

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni
FONTE: Divulgação/ Marvel
Panini lançou no final do mês passado a primeira edição de Conan, O Bárbaro. Escrita por Jason Aaron e com arte de Mahmud Asrar e capas de Esad Ribic. A história em quadrinhos já está sendo distribuída desde o começo do ano nos EUA, e é o primeiro título do personagem publicado pela Marvel, que readquiriu os direitos do personagem em 2018.


               FONTE: Divulgação/ Marvel

 A editora chegou em um acordo com a Conan Properties International para assumir a franquia a partir de janeiro deste ano. A Marvel Comics possuiu os direitos de Conan entre 1970 e 2000, que desde então passou pelas mãos da Dark Horse Comics e a Dynamite. A casa das Ideias publicou mais de 650 histórias sobre o personagem.

A primeiro arco do retorno do Conan para Marvel recebeu o título de “A Vida e a Morte de Conan”. Com periodicidade bimestral, o quadrinho terá lançamento intercalado com A Espada Selvagem de Conan, outro novo título publicado pela Casa das Ideias.
 
A HISTÓRIA
 
Na trama vemos a breve introdução ao nascimento do protagonista, sua juventude de gladiador e seu futuro como rei. À medida que sua destreza em combate permite que ele abra seu caminho pela vida, as forças da morte também são "atraídas”, revela a sinopse da primeira parte da saga feita em 30 páginas a cores.

A história mostra que essência do personagem é mantida por meio de cenas de ação, narração e pouca paciência nos diálogos do protagonista, a qual sua agilidade é posta em teste e as forças da morte também são mostradas.
 
O que faz dele um dos grandes personagens que têm sobrevivido ao tempo, é que ele não é um “simples” herói, mas um bárbaro mal-educado, violento, com uma série de desvios morais, e extremamente mulherengo. E é sua “virilidade” excessiva que o coloca em seu primeiro perigo neste arco. O HQ ainda faz “viagens” no tempo e deixa um excelente gancho para a continuação, deixando um gostinho de quero mais aos leitores.


                       FONTE:   Edição/ 21th century fox


Em uma sinopse disponibilizada no site da Amazon, o personagem de cabelos negros é tido como um ladrão, salteador e matador, com olhar sombrio, mas que traz muita melancolia e jovialidade.

Com isso, relembramos dos filmes do bárbaro no cinema. Ao contrário do sucesso das HQs, os longas não foram tão bem recebidos assim, além do clássico “Conan, o Bárbaro” de 1982, estrelado por ninguém menos que Arnold Schwarzenegger – que de acordo com o siteeRotten Tomatoes  tem uma nota 68% da crítica no e 74% dos fãs, e conta também com razoáveis avaliações. Já os outros títulos não decolaram.

A continuação com Arnold em“Conan, o Destruidor” de 1984, não foi bem aceita pelo público e pela crítica, arrecadando apenas 26 e 38% respectivamente no Rotten e o “Conan, o Bárbaro”  de 2011, agora com Jason Momoa no papel principal, se saiu ainda pior, com apenas 25% a aprovação da crítica, e se tornou o pior filme da franquia.

Hoje já se sabe que a Marvel costuma testar seus personagens e histórias nos quadrinhos antes de mandá-los para as telonas, e com o alto sucesso do Cimério nas HQs, resta aguardar por um novo filme do Conan agora no UCM.
 
ROBERT E. HOWARD: O CRIADOR

O personagem Conan do gênero terror fantástico, foi criado polo escritor Robert E. Howard e apareceu pela primeira vez em 1932, na Weird Tales. A primeira história do personagem foi “A Fênix na Espada”, seguida por “A Torre do Elefante”. A histórias do bárbaro ocorrem em um período pseudo-histórico conhecido como “Era Hiboriana”.

Este se passa logo após a destruição de Atlântida, mas antes do surgimento de algumas das civilizações já conhecidas.

Howard, inicialmente publicava contos do bárbaro em revistas pulp (revistas feitas com papel barato, fabricado a partir de polpa de celulose). Em 1936, o autor cometeu suicídio, mas na época, deixou 21 histórias completas do personagem, quatro delas ainda não publicadas.

O QUE VEM POR AÍ


                                          FONTE: Divulgação/ Marvel
Com o sucesso de vendas registradas das histórias deste guerreiro, a Marvel decidiu ampliar o universo do Bárbaro nos quadrinhos, trazendo mais personagens criados por Robert E. Howard para as páginas da editora.

De acordo com o presidente da Conan Properties, ampliar os nomes do universo de Howard é uma oportunidade de aproveitar a capacidade de criação de mundos e narrativas da editora, explorando personagens clássicos de uma nova maneira.
 
Mark Basso editor da Casa das Ideias disse que está animado com os heróis do universo Marvel, na qual anunciou recentemente o lançamento de uma minissérie que apresentará de vez seus leitores a Solomon Kane e Dark Agnes. Eles se juntarão a Conan e Cavaleiro da Lua em “Guerra de Serpentes”

De acordo com o roteirista Jim Zub, a história é uma aventura transdimensional que unirá os personagens de Howard “com um pouco do caos do universo Marvel”. O quadrinista disse que “Guerra de Serpentes” agradará fãs de longa data das HQs de Conan, além é claro de atrair novos leitores.
 
A minissérie está programa para estrear em dezembro nos EUA, mas não há previsão de chegada ao Brasil.
 
 
REFÊRENCIAS:

História do Conan. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/conan-o-barbaro-(conan-)/301> Acesso em 14 de setembro de 2019

Conan volta para Marvel. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/quadrinhos/conan-o-barbaro-marvel-brasil>  Acesso em 14 de setembro de 2019

Vingadores Selvagens. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RjNIQOb9CSs> Acesso em 14 de setembro de 2019

Conan nos Vingadores Selvagens. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=E3VKb2XKB6s> Acesso em 14 de setembro de 2019
Nota filme Conan o Bárbaro. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/conan_the_barbarian_2011> Acesso em 14 de setembro de 2019

Nota filme Conan o Bárbaro. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/conan_the_barbarian> Acesso em 14 de setembro de 2019

Nota filme Conan o Destruidos. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/conan_the_destroyer> Acesso em 14 de setembro de 2019

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »