Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/09/2019 às 23h22min - Atualizada em 27/09/2019 às 17h15min

Maria & João: O Conto das Bruxas

Nova versão de suspense da clássica obra dos irmãos Grimm ganha trailer

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni

O clássico conto João e Maria, retratado pelos irmãos Grimm no livro “Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos” (1812 - 1815), nada mais é do que uma transcrição de histórias orais passadas de pessoa para pessoa na Alemanha do século XIX, e transcritas pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm.

Fonte: Ilustração de Lorenzo Mattotti

O conto de mais ou menos cinco páginas, conta a trajetória de duas crianças abandonadas na floresta pelos seus pais que estavam com muitos problemas financeiros e não tinham condições de cuidar do pequeno João e sua irmã, Maria.

Durante o tempo que as crianças passaram na floresta encontram uma cabana feita de doces, cuja dona viria a ser uma bruxa. Alguns historiadores acreditam que a história teve origem em meados de 1315, período em que houve uma grande crise de fome que assolou a Europa, fazendo com que fosse “normal” o abando de crianças.
 
Até os dias de hoje são feitas inúmeras versões desta obra, tanto para livros e peças de teatro, quanto para o cinema.


Fonte: Divulgação / Paramount Pictures 


A última versão do conto adaptada para o cinema, recebeu o nome de “João e Maria: Caçadores de Bruxas” produzida pela Paramount Pictures International, traz uma realidade alternativa do conto em tom de ação e aventura, se passando 15 anos após o abandono dos irmãos, não foi muito bem aceita. Segundo alguns críticos é uma versão piorada de Van Helsing de 2004 com Hugh Jackman no papel principal. O longa que traz Jeremy Renner (Gavião Arqueiro em “Vingadores”), e Gemma Arterton (Agente Fields, em “007 Quantum of Solace”) como protagonistas, tem a nota de 14% da aprovação da critica e 53% da pontuação do público no Rotten.

No mês de setembro foi divulgado o primeiro trailer do mais novo longa da Imagem Pictures, com previsão de estria para fevereiro de 2020, que reconta a história de João e Maria em uma versão de suspense. Desta vez intitulado Maria & João: O Conto das Bruxas.

Dessa vez, a história tão conhecida esconde um segredo e tenta mostrar que nem todo conto de fadas possui um final feliz. O enredo se passa num período de escassez, no qual os irmãos se aventuram pela floresta em busca de comida, e acabam indo para um lugar sombrio e aterrorizante.


Fonte: Divulgação / Imagem Pictures

Estrelado por Sophia Lillis (Beverly Marsh emIt: A Coisa”), o filme promete grandes surpresas, e é bastante fiel à história original. O longa conta três personagens principais: João, Maria e a Bruxa, afirma o diretor Oz Perkins (O Último Capítulo). A refilmagem, traz no papel de João, o estreante Sammy Leakey. O elenco conta ainda com Alice Krige (Nancy em “The AO”), Jessica De Gouw (Mina Harker em “Dracula”) e Charles Babalola (“Black Mirror”).
 
Sinopse oficial Imagem Pictures: "Há muito tempo, em um campo de contos de fadas, uma jovem leva seu irmão mais novo pela floresta em uma busca desesperada por comida e trabalho, mas se depara com um mal aterrorizante"
 
CONFIRA O TRAILER




Existe ainda uma versão infantil do filme, dirigida por Len Talan datada de 1988, que traz os irmãos em uma versão mais familiar. Nesta live-action do clássico, João e Maria são os filhos de um lenhador empobrecido e sua esposa, que vagam pela floresta. Após que o rastro de migalhas de pão que eles deixam para encontrar o caminho de volta para casa é comido pelos pássaros, as crianças são atraídas para a casa de gengibre da bruxa malvada. Essa versão está disponível gratuitamente no YouTube.
 

Fonte: Divulgação / Cannon Group

 

REFERÊNCIAS:

Trailer João & Maria: Caçadores de Bruxa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=szl-dqv8Y_M> Acesso em 24 de setembro de 2019.

Maria & João: O Conto das Bruxas. Disponível em: <https://exitoina.uol.com.br/noticias/cinema/maria-e-joao-o-conto-das-bruxas-transforma-conto-infantil-em-historia-de-terror-veja-o-trailer.phtml> Acesso em 24 de setembro de 2019.

Trailer Maria & João: O Conto das Bruxas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F91kOzoHFwQ> Acesso em 24 de setembro de 2019.

Terror Adulto. Disponível em:  <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/17/conto-infantil-vira-terror-de-adulto-em-trailer-de-maria-e-joao-o-conto-das-bruxas.htm> Acesso em 24 de setembro de 2019.

Terror Adulto. Disponível em:  <https://www.omelete.com.br/filmes/maria-e-joao-trailer> Acesso em 24 de setembro de 2019.

Critica João & Maria: Caçadores de Bruxa. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/joao-e-maria-cacadores-de-bruxas-critica> Acesso em 24 de setembro de 2019.

Nota Rotten Tomatoes. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/hansel_and_gretel_witch_hunters> Acesso em 24 de setembro de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »