Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/09/2019 às 18h38min - Atualizada em 27/09/2019 às 18h38min

São Paulo celebra a primeira Expo dedicada totalmente ao público Sênior

Feira será realizada de 29 a 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo

Tatiane Sampaio
A expectativa é receber 20 mil visitantes nos três dias (Foto: Reprodução / Internet)
A cidade de São Paulo será pioneira ao realizar a Longevidade Expo + Fórum, um evento voltado totalmente para o público 50+, que acontecerá nos dias 29 a 1º de outubro, no Expo Center Norte - Vila Guilherme - zona norte da capital.  A festividade promete agitar o mercado econômico brasileiro e global.

Durante os três dias da feira, o visitante conhecerá empresas e especialistas no ramo de saúde e bem-estar, finanças e tecnologias, turismo, moradia, lazer e destino, mercado de trabalho, gastronomia, tecnologia, nutrição e moda. Ainda, a participação de 150 expositores de serviços e produtos, sendo  de startups até grandes empresas, tudo desenvolvido especialmente para celebrar a influência e o potencial que o perfil Sênior tem na sociedade, a chamada Geração Prateada

Além do mais, a Expo Longevidade conta com o apoio de diversas Instituições, desde São Paulo Feiras Comerciais, Couromoda, Grupo Notre Dame Intermédica, Sebrae, Seguros Unimed, Unibes Cultural, Sesc, Portal do Envelhecimento, USP, Universidade Aberta à Terceira Idade, Transmontano Saúde, Movimento Lab 60+ e muitos outros.

Em depoimento à revista Longevidade, o empresário e idealizador do Fórum, Francisco Santos, 71, relata que a idéia surgiu em 2018, quando percebeu que essa geração tem um vasto crescimento, porém pouco atendido e, em alguns quesitos, pouco compreendido. “Hoje vivemos mais tempo e com mais qualidade. Precisamos pensar em como queremos construir esse novo futuro”.  

Números da longevidade
52 milhões de brasileiros têm mais de 50 anos, aponta IBGE (Foto: Reprodução / Internet)

Segundo o último relatório feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje 52 milhões de brasileiros têm mais de 50 anos, e a expectativa é que esse número alcance a marca de 70 milhões em 2030, ultrapassando o total de adolescentes com 14 anos.

Outra característica é que o Brasil é um dos países com um ritmo acelerado no envelhecimento populacional, visto que os brasileiros estão tendo menos filhos. Por exemplo, na década de 60 eram em média seis filhos para cada pessoa, já em 2017, esse total caiu para 1,7 filhos.

E foi pensando em inovar que Francisco, ao fazer uma pesquisa de mercado com o perfil de indivíduos com mais de 50 anos, admirou-se com os números encontrados. Ou seja, ainda conforme o IBGE, no Brasil, cerca de 50% dessa faixa etária contabiliza o mercado consumidor e movimentam anualmente mais de R$ 1,8 trilhão.

Desse modo, “podemos dizer que, em sua maioria, são pessoas mais exigentes na escolha de produtos e serviços, que possuem renda própria e com tendência à fidelização por marcas. Qual empresa pode dispensar um consumidor como esse?”, finaliza o empresário.

De acordo com os organizadores, o evento provavelmente será mantido no calendário nos próximos anos, coincidindo com o Dia Internacional do Idoso, nomeado no dia 1º de outubro de 1990 pelas Nações Unidas. No Brasil, o dia 1º de outubro também foi criado o Estatuto do Idoso, em 2003. Em consequência disso, é esperado para este ano em torno de 20 mil visitantes nos três dias de Fórum.

Outras participações e atrações

A inauguração da Longevidade Expo Fórum, além de contar com a presença de várias entidades, comparecerá o governador de São Paulo, João Dória e a Camerata Musical Sênior, regida pelo maestro João Carlos Martins que, após a apresentação, estará disponível para autógrafos de seu novo livro “João de A a Z”, uma autobiografia feita em parceria com Vicente Vilardaga.

Também, Edgar Nunes Moraes, assessor em saúde do idoso do Ministério da Saúde, Mórris Litvak, CEO do Maturijobs, Mara Luquet, jornalista, escritora e economista, Luiz Artur Nogueira, jornalista e editor de economia da Revista Isto É Dinheiro, além dos artistas Ary Fontoura, Odilon Wagner, Laura Cardoso, Eva Wilma, entre outros.

Serviço:
Longevidade Expo 
Expo Center Norte – Pavilhão azul
Domingo a terça-feira, das 10h às 20h
Mais informações: https://longevidade.com.br/index.html


Editado por Alinne Morais

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »