Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/10/2019 às 16h12min - Atualizada em 02/10/2019 às 16h12min

"Por Ordem Dos Peaky Blinders"

A quinta temporada da série britânica chega à Netflix na sexta-feira (4)

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
A Netflix tem um catálogo gigante de séries e filmes. Pela grande quantidade de conteúdo, muitas produções de extrema qualidade acabam se perdendo e, por consequência, ficam desconhecidas do público.
 
Um desses casos é a série Peaky Blinders, produzida pela britânica BBC e que tem grande audiência no Reino Unido, mas que ainda é pouco divulgada aqui no Brasil.
 
Com direito a trilha sonora de Arctic Monkeys e Johnny Cash, narra uma história que se passa nos anos 20 em Birmingham, na Inglaterra. O período é de pós-guerra e foca na história da gangue que dá nome à série: os Peaky Blinders, liderados pela família Shelby e, mais especificamente, pelo veterano da Primeira Guerra, Thomas Shelby.
 
Além da questão da rivalidade com outras quadrilhas, Peaky Blinders aborda outros assuntos como a saúde mental dos personagens ( já que muitos foram para a guerra e sofreram traumas), a luta de classes e também o feminismo.
 
A trama tem participação de personagens importantes como o primeiro ministro do Reino Unido, Winston Churchill. Em um dos episódios, o nome de um dos mais famosos gangsters também é citado: Al Capone que liderou a venda ilegal de bebidas durante a Lei Seca do EUA nos anos 20/30.
 
Veja quem são os principais integrantes da família Shelby:

Cillian Murphy é Thomas Shelby

FONTE: UOL.
 
É o queridinho do Christopher Nolan e já atuou como Dr. Jonathan Crane na trilogia Cavaleiro da Trevas e também nos filmes “A Origem” e “Dunkirk”. Entrou para o elenco da sequência de terror psicológico “Um Lugar Silencioso”.
 
Interpreta o líder da família e o chefe da gangue que comanda os negócios. Apesar da imagem de um homem mentalmente forte, ele sofre de transtorno pós-traumático que o faz ter vários pesadelos (principalmente na 1° temporada) e não conseguir ter relacionamentos amorosos.
 
Ele se casa com Grace, que também na primeira temporada se revela como uma espiã, mas a união só vai até a terceira temporada por conta de um acontecimento trágico (SPOILER).

Paul Anderson é Arthur Shelby

FONTE : BBC.
 
Paul Anderson é um ator mais conhecido no Reino Unido, seus trabalhos mais marcantes foram em “Doctor Who”, “Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras” e “O Regresso”.
 
Arthur é o mais velho dos Shelby e é dono do pub da região o Garrison. É um dos que mais sofre com o transtorno pós-traumático. É inconstante e sofre mudanças radicais de humor, tem surtos violentos e já tentou suicídio algumas vezes.
 
Sophie Rundle é Ada Shelby

FONTE: BBC.
 
Sophie tem diversas participações na televisão. Além de Peaky Blinders, ela atua na série da HBO Gentleman Jack e também na série da Netflix/BBC Bodyguard (Segurança em Jogo), que foi indicada ao Globo de Ouro.
 
Ada é a mais envolvida com política na família. Na primeira temporada se casou com um comunista e posteriormente nomeou seu filho de Karl (em homenagem a Karl Marx). Ela faz de tudo para se manter afastada das atividades da família e evita usar o sobrenome Shelby.
 
Helen McCrory é Tia Polly
 
FONTE : BBC.
 
Helen é uma veterana e já atuou tanto no cinema quando na Tv. Contracenou com Heath Ledger e Hellen Mirren, fez "O Conde de Monte Cristo" e "O Fantástico Sr. Raposo" (Wes Anderson). O seu papel mais conhecido foi o de Narcissa Malfoy em Harry Potter.
 
Polly é a tesoureira dos Peaky Blinders e tia dos irmãos Shelby.Ela comandou os negócios enquanto seus sobrinhos estavam na Primeira Guerra. Teve dois filhos que foram levados quando eram mais novos. Na segunda temporada ela se reúne com um deles, Michael (interpretado por Finn Cole).

FONTE: Twitter.

MENÇÕES HONROSAS
 
Joe Cole interpretou John Shelby, um dos irmãos e um dos líderes dos Peaky Blinders até a quarta temporada.

FONTE: BBC.
 
Os vilões: Sam Neil (Jurassic Park, O Homem Bicentenário, Thor: Ragnarok) fez Inspetor Campbell nas duas primeiras temporadas; Adrien Brody (ganhador do Oscar por O Pianista, também fez O Fantástico Sr. Raposo, O Grande Hotel Budapeste, Meia Noite em Paris) interpreta Luca Changretta na quarta.
 
Annabelle Wallis (que fez o filme Annabelle) viveu Grace Shelby, esposa de Thomas ,da primeira até a terceira temporada.
 
Aidan Gillen, de Game Of Thrones, é Aberama Gold ,  o amante de Polly e o mais novo integrante na quarta temporada.
 
Harry Kirton é o Shelby mais novo, Finn (2° -)
 
E também, ele que das vezes que aparece rouba o protagonismo da série Cillian Murphy, Tom Hardy (Venom, A Origem, Mad Max, Dunkirk, Cavaleiro das Trevas Ressurge, O Regresso) como Alfie Solomons: o líder de uma gangue judaica e que disfarça sua produção de rum com uma padaria de fachada.

FONTE: BBC.
 
A quinta temporada de Peaky Blinders estreou na BBC One em setembro e bateu recorde de audiência com 3,8 milhões de pessoas . Também causou outro evento: o aumento do número de turistas em Birmingham.
 
Agora os Shelby vão enfrentar a crise causada pela Quebra da Bolsa de Nova York em 1929 e ascensão do fascismo.
 
A sexta temporada deverá acontecer somente em 2021 e, para quem quiser acompanhar, a série está disponível no Netflix e a quinta temporada chega à plataforma na sexta-feira (4).

REFERÊNCIAS
 
ELOI,Arthur .  Peaky Blinders | Quem é quem no elenco da série britânica. Disponível em  :<https://www.google.com/amp/s/www.omelete.com.br/amp/peaky-blinders/peaky-blinders-conheca-o-elenco> .Acesso em 02 de outubro de 2019.
 
DE MIRANDA, Cássio . Por que Peaky Blinders é uma das melhores séries já feitas? . Disponível em : <https://recortelirico.com.br/2019/04/peaky-blinders>.Acesso em 02 de outubro de 2019.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »