08/10/2019 às 13h43min - Atualizada em 08/10/2019 às 13h43min

Ausência de socorrista e WO marcam jogo do Campeonato Paraibano Feminino

Episódio aconteceu em partida válida pela terceira rodada da competição

Lúcia Oliveira - Editado por Paulo Octávio
Foto: Divulgação/Sejer
Jogo entre Guará e Treze, válido pela terceira rodada do Campeonato Paraibano de Futebol Feminino foi cancelado, devido à falta de socorristas. As equipes se enfrentariam às 14h, no último domingo, 6, no estádio Tomazão, mas a partida não aconteceu e o fato marcou um dos problemas estruturais mais comuns do futebol feminino da Paraíba.  A Federação de Futebol Paraibano (FPF) não exige a presença de ambulâncias nos campos em torneios dessa modalidade, mas sim de um bombeiro civil ou um socorrista. Nenhum desses profissionais estava presente até o horário marcado para o jogo. A arbitragem, que ainda esperou até o tempo limite no local, resolveu cancelar a partida. Dois relatórios foram emitidos, um para o Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) e outro para Departamento de Competições da FPF, ambos feitos pela arbitragem e outro pelo delegado do jogo.
 

Foto: Larissa Keren/globoesporte.com

Na segunda-feira, 7, a FPF decretou a vitória do Treze por WO, por meio de um ofício. De acordo com o artigo 20 do regulamento do Campeonato, "fica sob a responsabilidade do clube mandante manter no estádio um socorrista e oficializar ao policiamento o jogo em questão". Na ocasião, o Guará detinha o mando de campo. A vitória por 3 a 0 rendeu ao Galo seis pontos e a terceira colocação na tabela e, agora, o time está na zona de classificação para a próxima fase da competição.

Não é de hoje que essa modalidade sofre carências, principalmente no cenário nacional. Não é raro perceber que
 o despreparo e a falta de incentivo ao futebol feminino paraibano são escancarados ao público. Quando se fala em campeonatos estaduais, a situação fica ainda mais complicada. Na Paraíba, por exemplo, a estrutura e o investimento não atendem às necessidades dos clubes e, por isso, esse esporte é cada dia mais desvalorizado. 

A primeira fase do Campeonato conta com 14 rodadas e 7 times. Confira a tabela:
 
POSIÇÃO/CLUBE PONTOS JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOLS PRÓ GOLS SOFRIDOS SALDO DE GOLS
1º Botafogo-PB 7 3 2 1 0 20 0 20
2º Mixto 7 3 2 1 0 9 1 8
3° Treze 6 3 2 0 1 5 6 -1
4º Auto Esporte 4 2 1 1 0 4 1 -3
5º Guará 1 3 0 1 2 2 8 -6
6º Kashima 0 2 0 0 2 0 8 -8
7° São Paulo Crystal 0 2 0 0 2 1 17 -16

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »