Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/11/2019 às 14h35min - Atualizada em 01/11/2019 às 14h35min

Furtos em Baladas Se Tornaram o Mais Novo Rolo de Pega e Troca

Entenda a importância dos primeiros passos após perceber a ação do furto.

Débora Jesus - Edição: Giovane Mangueira
Festa, emoção e distração no momento em que toca sua musica favorita. Foto : Débora Jesus
Ser alvo de furtos em festas não é novidade. As ocorrências abertas nas delegacias mostram o aumento nesses casos. De acordo com a especialista Livia Silva, muitos nem chegam a fazer o boletim de ocorrência, como exemplo foi o que o estudante Lucas Freitas, que vivenciou em uma choppada realizada na UFRJ. Após procurar seu celular para conferir a hora, percebeu que não o encontrava. Nesse momento sua única ação foi procurar o pertence em meio às mochilas dos amigos que o acompanhavam. E logo em seguida refez o caminho até aquele instante que não encontrou o celular. Lucas conta que nem adiantaria procurar os responsáveis do evento, pois eles nada poderiam fazer.

O que o Lucas e outras vítimas não tinham conhecimento é que todos os organizadores de eventos privados ou públicos assumem a responsabilidade de fornecer segurança e integridade física para seus clientes dentro do seu estabelecimento, como apresenta o código do consumidor. Dessa forma a contratação de seguranças e câmeras de vigilâncias são ações básicas que inibem crimes como esse, mas não os anula de acontecer. Por isso a especialista orienta aos frequentadores a tomarem suas próprias precauções. No entanto quando existe uma negligência por parte dos organizadores do evento e um cliente acaba se tornando vítima de um furto. Eles precisam arcar com as responsabilidades do ocorrido. Por  isso a primeira ação do cliente deve ser comunicar aos responsáveis do evento sobre o furto para que esses abram um pequeno processo interno onde são registrados horários e detalhes do aparelho roubado, para logo em seguida a vítima registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou online pelo site da policia de seu estado.  

Conforme alerta a advogada  Livia, todos esses passos são importantes para garantir que o cliente receba uma indenização pelo aparelho furtado. Caso não haja retorno amigável da casa noturna, o cliente pode recorrer  judicialmente ao caso, apresentando todos os registros juntamente com a nota fiscal do aparelho roubado. Em casos pequenos, como furto não é aberto uma grande investigação criminal, pois dificilmente se encontra o criminoso. A menos  que o crime  tenha ocorrido com um numero maior de pessoas em um curto período de tempo. Pois assim pode se tratar de uma quadrilha especializada que atuam em conjunto onde um distrai a vítima, o outro furta o celular e um terceiro se retira do local com o aparelho dentro da calça de lycra que fica por debaixo da outra.

“Nunca mais usei celular no bolso de trás da calça além de começar a desconfiar de qualquer esbarrão ou empurrão que recebo em uma festa”, afirma Lucas Freitas que pela primeira vez se tornou alvo de criminosos. Após esse momento de perda do aparelho. Uma super dica para proteger seus dados e privacidade é ter guardado o código digital; IMEI, que é composto por 15 números que funcionam como identidade do seu celular. Ele pode estar na bateria, na caixa ou nas configurações do seu aparelho. Com o código é possível bloquear seu aparelho como facilitar a sua localização imediatamente, ele também traz a opção de desbloqueio de é um pouco mais demorado para realizar.

A Solução não é deixar de ir a boates, mas tornar estes lugares o mais seguro possível para os frequentadores  que vão até lá para curtir uma musica e colocar seu lado de dançarino para fora. Somando forças individuais de cada cliente com os investimentos das casas noturnas é possível ter momentos bons e livres de riscos como o mencionado acima.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »