Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/11/2019 às 22h33min - Atualizada em 12/11/2019 às 17h40min

Valentina | A personagem mais sexy dos quadrinhos

Luís Mário Miranda - Editado por Milena Iannantuoni
Ilustração de Guido Creprax

Valentina é uma série em quadrinhos italiana criada por Guido Crepax. A HQ conta a história de Valentina Rosselli, uma fotojornalista milanesa. Independente, misteriosa, estilo próprio, uma “liberdade sexual” surreal e que contraria a tudo que reprima o comportamento feminino, um verdadeiro ícone de seu tempo. Nasceu em 25 de dezembro de 1942, em Milão, tem 1 metro e 72 centímetros de altura e olhos azuis – a personagem é inspirada na atriz do cinema mudo Louis Brooks. Sua primeira aparição foi no quadrinho de super-heróis Neutron, publicado pela revista italiana Linus.

Suas histórias abordam temas relacionados à ficção científica e adotaram uma inusitada mistura de alucinações e sonhos eróticos. O álbum “Valentina – Biografia de uma personagem”, conta os primeiros acontecimentos da vida da personagem, cheio de fantasia alucinações, com  aventuras sexuais totalmente extasiantes envolvendo fetichismo, bissexualidade e sadomasoquismo, sem perder a linha. Basicamente, a fotografa aborda o auge da sensualidade que o ser humano tem sem vulgarizá-lo.

Na época, muitas feministas discutiram a construção da personagem, enxergavam isso como sexismo. Em entrevista, o próprio Creprax disse:

Valentina é mulher por inteiro. Eu diria que, nos meus quadrinhos, quem faz um papelão são os homens: eu sempre fui feminista, e não é por acaso que Valentina tem uma profissão, a fotografia, que na época era exclusivamente masculina. Enfim, não lhe dei o papel costumeiro das heroínas dos quadrinhos, tipo Dale Arden ou Diana Palmer, sexy e fatais, mas que depois acabam na cozinha, lavando louça”

Valentina envelhece com o passar de sua história, sendo uma das poucas personagens de quadrinhos que mostra esse passar do tempo. No seu último álbum de história, “Al Diavolo Valentina”, ela já esta com 53 anos, e é o último quadrinho. De fato, uma mulher madura com mil aventuras. Em 1973, Valentina foi interpretada por Isabelle De Funès no filme Baba Yaga e em 1989 a personagem foi interpretada por Demetra Hampton, na série para a televisão italiana Valentine.

Valentine era baseado na criação de Crepax, a série de 1989 que foi coproduzida entre a França e a Espanha, dentro uma duração de 13 episódios dirigidos por dois diretores, Gianfranco Giagini e Giandomenico Curi. O seriado teve ínicio 29 de setembro e terminou em 22 de dezembro. O criador da história original, comentou mais tarde, que a série foi muito bem roteirizada, mas achou que o papel de Valentina não foi feito para a Demetra Hamptom, ele queria que a atriz que interpretasse a personagem fosse italiana e a Hamptom era americana. O primeiro episódio também foi intitulado Baba Yaga, assim como no primeiro filme de 1973.

No elenco de Valentine tinha: Demtra Hampton, como Valentina; Caso Russel, como Philip Rembrant (o qual Valentina mantinha um romance ambíguo); Antonello Fassari, como Checco; Mary Sellers, como Anita; Kim Roussi Stuart, como Bruno; Regina Rodriguez, como Tony; Isabelle Illiers, como Effie e Assumpta Serna, como Baba Yaga.

De fato, é memorável o drama construído para a personagem, tanto nos quadrinhos quanto nas adaptações para TV e cinema. Mulher, mãe, excelente fotografa, bissexual assumida com uma disposição permanente para o sexo e o autoerotismo. Frequentadora da alta classe de Milão, onde vive seus luxos e tédios e, além disso, uma mulher que vive seus próprios desafios,porém tem uma vida muito comum.


REFERÊNCIAS

G1, GLOBO: Valentina, de Creprax: a personagem mais sexy (sem ser vulgar) dos quadrinhos. Disponível em:<http://g1.globo.com/pop-arte/blog/maquina-de-escrever/post/valentina-de-crepax-personagem-mais-sexy-sem-ser-vulgar-dos-quadrinhos.html>. Acesso em: 19 outubro 2019

WIKIPÉDIA: Valentina . Disponível em:<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Valentina_(quadrinhos)>. Acesso em: 19 outubro 2019


 


 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »