08/11/2019 às 09h00min - Atualizada em 08/11/2019 às 09h00min

Black Friday: como não cair em golpes na internet

Confira cuidados e dicas para aumentar a segurança nas compras online

Thiago Oliveira - Edição: Manoel Paulo
Exame
Reprodução
A Black Friday, data famosa nos Estados Unidos, tem atraído cada vez mais a atenção de consumidores e varejistas brasileiros e movimenta o mercado no fim do ano. Marcada normalmente para a última semana de novembro (esse ano no dia 29), pode ser uma boa oportunidade para quem está pensando em comprar produtos com algum desconto.

A data é popularizada principalmente nas redes de loja online, que começam o ‘esquenta’ da sexta-feira negra algumas semanas antes. Contudo, o mercado na internet pode ser um portal para a aplicação de golpes e fraudes, como o “Phishing”, que é usado para a captura dados pessoais dos usuários.

Para tentar prevenir esse tipo de problema na hora das compras, vamos listar aqui alguns cuidados e dicas importantes que você precisa saber para garantir maior segurança nas compras online.
 
1) Desconfie de preços absurdos. Aquelas ofertas quase inacreditáveis de produtos extremamente mais baratos, comparados a outras redes, normalmente é sinal de fraude. Fuja deles. 

2) Utilize comparadores. Sites especializados como o Zoom e o Buscapé, podem ser uma mão na roda não só para fugir de golpes, mas também encontrar a oferta mais barata. Com estas ferramentas, você é capaz de fazer comparações dos preços e ver o histórico para saber se aquela oferta realmente é a mais em conta. É possível ainda ativar alertas para ser avisado quando o produto estiver com o preço mais acessível.

3) De olho nas URLs. Prestar atenção nos links das lojas é um passo importante não só na hora de comprar online, mas sempre que você desconfia se aquela pagina é realmente de confiança. Busque por links que utilizem a sigla HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Esse mecanismo exerce uma série de autenticações que possibilitam a segurança do usuário.Observe ainda, se o nome da loja referente ao link tem a grafia correta. Muitas vezes, sites falsos espelham de forma cuidadosa o site real, mas diferenciam o link com uma letra por exemplo, induzindo o consumidor ao golpe.
  


4) Desconfie das ofertas nas redes sociais. As redes sociais são infestadas de perfis falsos com ofertas mirabolantes. Procure sempre por lojas com selo de verificação, assim você terá mais certeza de que está comprando de um varejista confiável.

5) Utilize redes seguras. Ao fazer compras, você está expondo dados de cartões, endereços e documentos pessoais na internet. Redes de Wi-Fi gratuitas ou públicas não oferecem nenhuma barreira de segurança, e o dispositivo que você estiver utilizando, ficará vulnerável a invasões. Procure sempre, redes privadas, que tenham algum tipo de criptografia. 

Esses são só alguns dos cuidados que devem ser tomados nas compras online. Com eles, você poderá aproveitar a Black Friday de maneira segura. Agora, é aproveitar e encher o carrinho.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »