Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/11/2019 às 14h59min - Atualizada em 20/11/2019 às 14h59min

As melhores aberturas de desenhos e programas infantis

Eles fizeram parte da infância e continuam na memória de muitas pessoas

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
Assistir a programas infantis é um costume muito frequente em várias famílias. Algumas animações e séries ficaram marcadas no imaginário de muitas pessoas, principalmente por suas músicas. Por isso, decidimos fazer uma lista com as melhores aberturas de desenhos e programas que vão fazer você ter momentos de nostalgia:
 
1 – O Pequeno Urso

FONTE : DailyMotion
 
Uma produção que tem origem nos Estados Unidos e no Canadá, inspirada em livros da autora Else Holmelund Minarik. Como já indica o nome da animação, foca no cotidiano de um ursinho e suas aventuras. A sua turma é formada pela Pata, Galinha, Gato, Coruja, a garotinha Emily e seus pais, o Papai-Urso e a Mamãe-Urso.
 
No Brasil, foi televisionada pela TV Cultura durante 11 anos. Iniciou em 1997 e foi até 2005. Em 2006 foi retirado do ar. Em 2008 voltou à grade de programação e continuou até 2010. É raramente reprisado e há vários episódios disponíveis no Youtube.
 


2 – Madeline

FONTE : TV Futura. 
 
Desenho franco-canadense baseado na série de livros do austríaco Ludwig Bemelmans. Estreou a primeira temporada em 1993, teve uma sequência em 1995 e uma terceira, e última temporada, em 2000.
 
A animação se passa no internato Lorde Croissant, em Paris. Sob a tutela da Senhorita Clavel, Madeline e mais 11 amigas contam suas histórias no dia a dia do local.
 
No Brasil, a emissora que transmitiu por mais tempo foi a Futura. Ficou no ar de 2004 até 2014.
 


3 – Caillou


De origem canadense e sul-africana, foi inspirado nos livros infantis voltados à pré-escola, escritos por Christine L’Heureux. Foi criado em 1997, e conta a história do garotinho Caillou.  Ele tem quatro anos e os episódios contam os obstáculos do crescimento.
 
Muitas teorias foram feitas por conta do visual do garotinho. Uma delas é que ele teria câncer. Os criadores desmentiram essa versão dizendo que, nos livros, Caillou é tratado como um bebê e eles quiseram manter essa perspectiva.
 
Foi transmitida pela Futura, TV Cultura e Discovery Kids.

4 – Os Camundongos Aventureiros


Produzido pelos EUA / Canadá / França, começou a ser televisionada em 1998.  Mostra as aventuras, como o próprio título diz, de dois camundongos. Emily e Alexander são primos e viajam o mundo visitando outros parentes e amigos. Entre essas viagens, eles têm de resolver mistérios e crimes. O seu maior inimigo é rato Sem Rabo Não Vale Nada.

Televisionado pela TV Cultura.

5 - Jakers! As Aventuras de Piggley Winks



Animação britânica e americana, conta a história do porquinho Piggley e seus amigos Dannan (uma pata), Ferny (um toro) e a irmã caçula, Molly. Eles vivem em Tara, na Irlanda.No Brasil, o desenho foi exibido pela TV Cultura de 2006 até 2011.

6 – Os Sete Monstrinhos


Vindo do Canadá, é escrito por Maurice Sendak e inspirado pelo livro “Os Sete Monstrinhos”.  A narrativa gira em torno de uma família americana diferente. Na rua Castanheira, nº 1234567, vivem sete “crianças” muito diferentes umas das outras.
 
Uma é a irmã mais velha. Com suas asas de pássaro, ela é fã de esportes e veste uma camisa rosa com o número 1 atrás. Dois é caracterizado por seu nariz grande e sua roupa de camponês. Três é muito inteligente e sempre muda de roupa e a cada episódio tenta ensinar algo diferente para os irmãos. Ele é peludo e tem um par de chifres. Quatro é o irmão teimoso e que sempre tenta pregar uma peça em alguém. Tem o pelo verde e usa um chapéu roxo. Cinco é o cumplice do irmão 4 nas confusões. Ele é azul e veste um macacão laranja. Seis está sempre vestida de bailarina e também arrisca como cantora. Sete é o mais novo, sua cabeça é removível e usa uma roupa azul listrada.

Televisionado pela TV Cultura e Discovery Kids.

7 – Pinky Dinky Doo



Animação dos EUA e do Canadá, foi feita através de livros de Jim Jinkins, mesmo criador de Vila Sésamo e do desenho Doug. Pinky é uma personagem criada com lápis de cor, ela tem o cabelo rosa e um vestido roxo.
 
Junto com seu irmão, ela encontra alguns problemas no seu dia a dia. Para resolvê-los, Pinky entra em sua caixa e começa a criar histórias para tentar achar a solução.
 
Foi televisionada pelo Discovery Kids de 2006 até 2010 e pela TV Cultura de 2008 até 2011.

8 - Castelo Rá-Tim-Bum

Série totalmente brasileira, produzida pela TV Cultura e televisionada pela mesma. Nela, Nino é um menino que vive com Dr. Victor e a tia-avó Morgana em um castelo. Ele não pode frequentar a escola porque tem 300 anos. Sentindo falta de amigos, ele faz um feitiço que traz até o castelo três crianças: Biba, Zequinha e Pedro.
 
Tem 90 episódios e um especial. É o programa mais caro da TV Cultura até hoje.

9 – Rá-Tim-Bum


Produzido pela TV Cultura, trazia diversos quadros diferentes com temáticas diversas, voltadas para a educação. Ganhou a Medalha de Ouro no Festival de Nova York. Esse programa foi a origem da criação do Castelo Rá-Tim-Bum.
 
A exibição diária na TV Cultura é de 1990 até 1994. Foi reprisado algumas vezes anos depois e, a última vez, data de 2015.

10 – Cocoricó


Estreou em 1996, pela TV Cultura e é um dos programas mais tradicionais da emissora, sendo transmitido até hoje. Com fantoches, eles contam o cotidiano da fazenda onde vivem Júlio e seus avós.
 
Eles convivem com os animais Alípio (um cavalo), as galinhas Lilica, Lola e Zazá, a vaca Mimosa, o papagaio Caco, a índia Oriba, o morcego Toquinho e o porquinho Astolfo.
 

REFERÊNCIAS

 
CANAL 90. Os melhores desenhos da TV Cultura! 2016.(15m11s). Disponível em: . Acesso em 20 de dezembro de 2019.

INFÂNCIA NOSTÁLGICA TV. Os Melhores Desenhos que Já Passaram na TV Futura!.2019. (14m10s). Disponível em:<https://youtu.be/7gJ2JlKo1Cs>. Acesso em 20 de dezembro de 2019.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »