Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/11/2019 às 10h54min - Atualizada em 23/11/2019 às 10h54min

Brasil se movimenta para a trazer as infraestruturas da rede 5G

Leilão está previsto para o segundo semestre de 2020 e o que não falta são interessados

Thiago Oliveira - Edição: Manoel Paulo
Estadão e O Globo
Reprodução/MundoEducação
O Brasil já começa a se movimentar para a implantação da rede 5G. Na semana do encontro do BRICS (grupo de países que reúne Brasil, Russia, China e Africa do Sul), o presidente Jair Bolsonaro esteve em conversa com o presidente chinês Xi Jimping sobre as possibilidades da gigante Huawei fornecer a implantação da estrutura para a rede no país. O presidente brasileiro recebeu ainda, no dia 18, o presidente-executivo da Huawei, Yao Wei.

Contra os planos do presidente americano Donald Trump, o Brasil tem se encontrado inúmeras vezes com os chineses para que a rede seja implantada por aqui o quanto antes. A guerra comercial travada por China e EUA, coloca o Brasil diante do fogo cruzado entre o maior parceiro comercial brasileiro e o país mais alinhado as políticas ideais do presidente.

A Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações), já marcou o leilão da faixa da rede 5G para 2020 com edital que deve sair no primeiro trimestre do ano que vem, já o leilão deve acontecer no segundo semestre. A Huawei tem 1/3 da infraestrutura do 5G no país e foi a escolhida da Anatel para realizar os testes da nova conexão no País.



O presidente Bolsonaro disse que evitou firmar algum tipo de acordo com a chinesa pois, segundo ele, há ainda outra empresa sul-coreana na disputa pela faixa do 5G no Brasil. “A gente vai levar para o lado da oferta e conectividade”, disse. Após se reunir com Yao Wei, o presidente tirou da Anatel e do Ministério das Comunicações, os poderes de decisões políticas e técnicas referente a licitação. O certame fica agora a cargo do Palácio do Planalto.
 
O que muda no 5G?



A rede 5G já está presente em países como os EUA e a Coreia do Sul e as grandes empresas lançam seus modelos com a visão no futuro. Smartphones como os dobráveis da Samsung e da Huawei (Fold e Mate X, respectivamente) já são compatíveis com a faixa do 5G.

A nova conexão é focada na velocidade de troca de dados, promete ser até 20 vezes mais rápida que o atual 4G e isso é resultado de uma menor latência da banda. Ela vem com foco nas realidades aumentadas e virtuais que demandam ainda mais estabilidade. A rede 5G tambem deve consumir menos energia dos aparelhos e ser parte da revolução da IoT, “Internet das Coisas”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »