Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/11/2019 às 16h31min - Atualizada em 30/11/2019 às 16h31min

A editora Comix Zone lançará a antologia de Lourenço Mutarelli

O autor terá suas primeiras obras reeditadas em versão de luxo

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni
Fonte: Universo HQ

A editora Comix Zone anunciou o lançamento de Capa Preta, uma antologia criada e desenhada por Lourenço Mutarelli, que compila as quatro primeiras HQs do quadrinista.

Para refazer este clássicos foi preciso juntar as obras originais, que se encontram diretamente com o escritor (que não tinha todo o material arquivado) e algumas com colecionadores que possuem as páginas. As pranchas originais foram redigitalizadas com imagens tratadas para amplificar a experiência gráfica do leitor.

As HQs que estão na obra são:


 

Transubstanciação, de 1991.
Em Transubstanciação, o personagem Thiago é um poeta angustiado que deseja encontrar a liberdade através da morte. Conta que seu pai era a atração de um circo por possuir quatro braços; e que o matou para livrá-lo de sua triste condição.

Desgraçados, de 1993.
É composto por uma série de pequenos episódios e vários personagens, destacando-se e servindo como fio condutor as desventuras de Jesus, um homem ingênuo e bem-intencionado que procura resgatar sua amada Elizabeth do vício das drogas. Fechando um doentio triângulo amoroso, há o personagem de Leviatan, um homem absolutamente inescrupuloso que explora Elizabeth e atormenta Jesus.


Eu Te Amo Lucimar,
 d1994.
O título da obra é uma homenagem a sua esposa Lucimar Mutarelli. Esta obra traz um estilo de desenho diferente das duas anteriores. O desenhista utiliza uma técnica de aguado. A história conta a breve trajetória de dois irmãos gêmeos, Cosme e Damião. Além de uma passagem onde há um relato de todas as etapas de uma morte.

A Confluência da Forquilha, 1997.
Matheus, é um artista que se viu trabalhando apenas por dinheiro, contrariando seus princípios de utilizar os quadrinhos como sua melhor forma de expressão e comunicação. Esse novo herói é pinta sempre a mesma temática, e o mesmo rosto, às vezes semelhante a Beethoven, outras a Baudelaire e Larry, dos 3 Patetas. Sendo traído e abandonado pela esposa, entrega-se nas mãos daquele que seria a personificação do diabo, Moloc, que vive para aprisionar e sugar a vida dos seus condenados.

Todos esses foram vencedores do Troféu HQ Mix, na categoria de melhor álbum, em seus anos de publicação. Os títulos estavam fora de catálogo há 20 anos e agora retornam ao país em uma edição de luxo, em formato 19 x 25,5 cm com 304 páginas, capa dura de verniz aplicada, lombada redonda e papel pólen de alta gramatura. O prefácio da HQ é escrito pelo escritor e poeta Ferréz, que é amigo de longa data de Lourenço, já a apresentação fica a cargo da esposa do Mutarelli, a escritora Lucimar Mutarelli.

Capa da HQ Capa Preta (Foto: Reprodução/ Comic Zone)

A ideia de dar ao conjunto o nome de “Capa Preta”, veio de uma sugestão do próprio Lourenço, pois todos os títulos compilados no volume, foram publicados originalmente em capas escuras, fazendo com que na época os leitores pedissem nas bancas – “aquele de capa preta”.

O AUTOR

Nascido em 18 de abril de 1964, Lourenço Mutarelli foi uma criança retraída e criativa, que sempre optou por brincar sozinho com seus bonecos. Cursou a Faculdade de Belas Artes e, durante três anos, trabalhou nos Estúdios Maurício de Sousa como intercalador, onde tomou gosto pela escrita de quadrinhos. Em 1988, no dia de seu aniversário de 24 anos, alguns colegas acharam que seria uma boa ideia simular um sequestro para levá-lo a uma festa surpresa. O trote que teve direito a venda nos olhos e seções de roleta russa, desencadeou uma crise depressiva crônica, levando o escritor a ficar semanas sem sair de casa. Foi nesta época que encontrou nas histórias em quadrinhos o remédio para superar esse trauma e personificou, em seus heróis, os dramas por ele vividos. Dois anos depois do ocorrido, produziu o primeiro dos quatro álbuns que agora são compilados em Capa Preta.


O autor Lourenço Mutarelli ( Foto: Reprodução/Angustia Criadora)



















Ele também é autor de Diomedes, uma das mais cultuadas HQs nacionais, mas apesar de tudo isso, o quadrinista considera o álbum A Caixa de Areia sua melhor obra, segundo uma entrevista concedida ao médico Drauzio Varella.

Além disso, é conhecido também por sua carreira literária graças a livros como O Natimorto e O Cheiro do Ralo, ambos adaptados para o cinema. O autor fez aparições em filmes, que vão desde as adaptações de suas obras até o premiado Que Horas Ela Volta?.

Mutarelli e o aniversário de 25 anos de Diomedes servirão de inspiração para a primeira edição da Banda, revista sobre quadrinhos que investigou os clássicos da HQ nacional.
 
O quadrinho CAPA PRETA esta com o valor de R$ 83,90 na Amazon Prime BR, até o dia 2 de dezembro, após esta data o valor sobe para R$ 120,00.

 
REFERÊNCIAS:
 
 Lourenço Mutarelli retornam em nova antologia Capa Preta | Primeiras HQs de. Disponível em: <https://www.geekstart.com.br/livros-hqs/capa-preta-primeiras-hqs-de-lourenco-mutarelli-retornam-em-nova-antologia> Acesso em: 27 de novembro de 2019.

OMELETE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/quadrinhos/lourenco-mutarelli-relancamento-primeiras-hqs-capa-preta>
Acesso em: 27 de novembro de 2019.

Lourenço Mutarelli, Capa Preta reúne primeiros trabalhos de. Disponível em: <http://www.universohq.com/noticias/capa-preta-reune-primeiros-trabalhos-de-lourenco-mutarelli/> Acesso em: 27 de novembro de 2019.

COMIX ZONE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EFMNa9NBuX8> Acesso em: 27 de novembro de 2019.


COMIX ZONE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1EOPaxb5zOM> AAcesso em: 27 de novembro de 2019.

COMIX ZONE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z_nNR_t76Rs> Acesso em: 27 de novembro de 2019.

Entrevista com Louenço Mutarelli. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=43&v=Io7rWcnZFcY&feature=emb_logo> Acesso em: 27 de novembro de 2019.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »