Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/12/2019 às 13h48min - Atualizada em 18/12/2019 às 13h48min

Times brasileiros conhecem seus adversários das competições continentais

Há possibilidade de clássicos paulista e gaúcho na fase de grupos da Libertadores

João Victor de Souza Viana - Editado por Paulo Octávio
Palmeiras e Corinthians podem repetir 99 quando se enfrentaram na fase de grupos. Foto: Gazeta Esportiva
Na noite de ontem (17), aconteceu em Luque, no Paraguai, o sorteio para as competições mais importantes do continente. Existe possibilidade de clássicos paulista e gaúcho já na fase de grupos da Libertadores, caso Corinthians e Internacional consigam passar pelas duas fases preliminares. A Conmebol também anunciou aumento da premiação. O campeão receberá no total 61 milhões de dólares. Além disso, os finalistas terão direito a  25% de arrecadação do jogo decisivo, cada um. A decisão será em jogo único, no Maracanã, no dia 21 de novembro. 

Libertadores

Corinthians e Internacional enfrentam duas fases na pré-Libertadores para chegarem na fase de grupos. O Colorado enfrentará Universidad de Chile ou Unión Española. O adversário chileno será definido dia 24 de janeiro, quando as equipes se enfrentam pela semifinal da Copa do Chile, quem avançar fica com a vaga. Se os gaúchos passarem vão pegar o vencedor de Macará (Equador) ou Tolima (Colômbia).  Superando essa fase, estará no grupo E com Grêmio, Universidad Católica e América de Cali. Assim, o time fará o primeiro Gre-Nal da história da Libertadores

Já o Corinthians enfrenta o vencedor de Guaraní (Paraguai) e uma equipe da Bolívia que ainda não foi definida. Classificando-se, o Alvinegro enfrenta o vencedor de Palestino (Chile) e Cerro Largo (Uruguai). Passando pelas duas fases, mais um grande clássico à vista. O Corinthians vai para o grupo B, o mesmo do Palmeiras e ainda terá o Bolívar e Tigre, que foi rebaixado, mas é o campeão da Superliga Argentina.

O dérbi paulistano já aconteceu na fase de grupos em 1999, ano em que teve uma overdose de Palmeiras x Corinthians. No torneio continental daquela temporada, o Verdão venceu na estreia por 1 x 0, e o Alvinegro ganhou em seus dominios por 2 x 1. Na época, três times avançam para às oitavas, e os brasileiros foram os dois primeiros. O confronto foi repetido nas quartas de final. Após empate em 2 a 2 no agredado, o Alviverde passou nos pênaltis. Os rivais se enfrentaram na final do Campeonato Paulista, que foi marcado pela guerra entre os jogadores após as embaixadinhas de Edilson.



Veja pênaltis entre Palmeiras e Corinthians em 99. Canal: TV Palmeiras/FAM Imagens: TV Globo

O atual campeão Flamengo está no grupo A com o seu adversário da Recopa e campeão da Sul-Americana, Independiente Del Valle (Equador). Chave ainda tem o campeão do AperturaJunior Barranquilla (Colômbia) e uma equipe que virá da fase pré, podendo ser Cerro Porteño (Paraguai), Carabobo (Venezuela), Universitario (Peru), Progreso (Uruguai), Barcelona (Equador) ou Sporting Cristal (Peru).

O campeão da Copa do Brasil de 2019 não caiu em uma chave fácil. Sendo integrante do grupo C, o Athletico-PR enfrentará Peñarol (Uruguai) e Colo Colo (Chile). Além disso, ainda virá um quarto integrante do Clausura da Bolívia. O Furacão chegou a ser sorteado no grupo do Palmeiras, porém houve alteração porque dois times do mesmo país não poderiam se enfrentar -- exceto quem disputa a pré.

O grupo D, que o São Paulo faz parte, é considerado grupo da morte. O Tricolor paulista enfrenta o finalista das duas últimas Libertadores, River Plate, além da campeã da Libertadores de 2008, LDU (Equador), e o modesto e estreante Binacional (Peru). Quando saiu a definição do confronto entre brasileiro e argentino, os dirigentes soltaram um "oooh", e o Andres Sanchez, presidente do Corinthians, sorriu.

E o último dos representantes brasileiros é o Santos que está no grupo G juntamente com os atuais campeões paraguaio e equatoriano Olimpia  e Delfín, além do Defensia y Justicia, atual vice-campeão argentino.. O Peixe deu sorte. Ficou entre os últimos do pote 2 a ser sorteado e quase caiu na chave do Boca.

Sul-Americana

Diferentemente da Libertadores, a Copa Sul-Americana não possui fase de grupos. O Campeonato todo será em mata-mata com jogos de ida e volta. Partida de maior destaque na primeira fase será entre o veterano Independiente (Argentina) e o estreante Fortaleza. A final será no dia 7 de novembro no Estádio Olímpico de Córdoba. E assim como a Libertadores será  em jogo único.

Abaixo os adversários dos brasileiros na primeira fase do torneio:
  • Bolívia 4 x Vasco – Vasco decide fora
  • Unión Santa Fe (Argentina) x Atlético-MG – Atlético decide em casa
  • Nacional (Paraguai) x Bahia – Bahia decide fora
  • Sol de América (Paraguai) x Goiás – Goiás decide em casa
  • Unión La Calera (Chile) x Fluminense –Fluminense decide fora
  • Independiente (Argentina) x Fortaleza – Fortaleza decide em casa

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »