Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/12/2019 às 14h27min - Atualizada em 26/12/2019 às 14h27min

Os heróis invisíveis

Os dublês fazem grande parte das cenas de ação , mas não são devidamente reconhecidos

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
Os dublês são peças importantes para a gravação de várias cenas que exijam sequências de lutas, quedas ou que representem um perigo maior à segurança dos atores. Eles se arriscam e podem se envolver em acidentes. Apesar dessa relevância e dos riscos, são quase invisíveis e é muito difícil perceber a sua presença.
 
Não é necessário ter uma formação específica para se tornar um dublê. Mas existem “escolas” especializadas para treinar os novatos na área, muitas vezes leigos, a se prepararem para enfrentar situações extremas e de alto risco. Para trabalhar nesse ramo é preciso ter consciência dos perigos e respeitar os seus limites, já que as dificuldades variam de acordo com a experiência do dublê.
 
No Brasil, destacam-se duas instituições principais: a Dublês Brasil e a No Limits Dublês. Esta última é do experiente Agnaldo Bueno, com 20 anos de atuação, e que já participou de séries da Globo e de quadros do Domingo Legal. Ele ajuda os alunos a adquirirem técnicas de lutas, aprenderem a como agir em cenas de quedas, atropelamentos e que envolvem fogo e altura.
 
 A profissão de dublê é instável, não há um salário fixo e a quantia recebida é definida pela experiência do profissional. Geralmente é pago por cena gravada e a renda pode variar entre 600 e mil reais. Eles são extremamente importantes, tanto no Brasil como no exterior. Os grandes filmes de ação, aventura e de super-heróis utilizam dublês em várias situações.
 
Mark Ruffalo com o dublê Anthony Molinari durante as filmagens de Truque de Mestre.
 
FONTE : Bobby Bank/Wirelmage Reprodução : Getty Images.
 
Heidi é a dublê de Scarlett Johansson e postou em seu Instagram alguns momentos com os outros stunts durante as gravações.
 
Parte do elenco de dublês com o ator Chris Evans.
 
FONTE: Heidi Moneymaker / Reprodução: Instagram.
 
Durante as gravações de Guerra Civil.
 
FONTE: Heidi Moneymaker / Reprodução: Instagram.
 
O ator Chris Pratt com o seu dublê Tony McFarr em Guardiões da Galáxia Vol. 2.
 
FONTE:  McFarr / Reprodução: IMDb.
 
Como já foi dito, é um trabalho desafiador e os acidentes envolvendo os dublês se acumulam ao longo dos anos e, infelizmente, grande parte deles é fatal. Em 2017, dois casos chamaram a atenção por estarem ligados a produções famosas.John Bernecker estava trabalhando na série “The Walking Dead”, em julho, quando caiu de uma altura de sete metros e morreu . Ele havia feito cenas em Logan e Pantera Negra, antes do acidente. Um mês depois, Joi "SJ" Harris (dublê da atriz Zazie Beetz) morreu após de uma queda de moto enquanto gravava para “Deadpool 2”.
 
Com essas tragédias e a grande importância deles nos filmes, questiona-se a falta de reconhecimento, ao menos, em premiações. Nos últimos anos, há o protesto e a reivindicação da presença de uma categoria específica no Oscar.
 
Uma das únicas cerimônias que envolvem os dublês é o Screen Actors Guild of America (SAG – Sindicato dos Atores) e reconhece os melhores conjuntos em série dramática e de comédia e, também, nos filmes. Os indicados para o SAG de 2020 são:

Melhor Conjunto de Dublês em Série de Comédia ou Dramática:
Game of Thrones
Glow
Stranger Things
The Walking Dead
Watchmen
 
Melhor Conjunto de Dublês em Filme
Vingadores: Ultimato
Ford vs Ferrari
O Irlandês
Coringa
Era Uma Vez Em… Hollywood
 

REFERÊNCIAS

 
Jornalismo Júnior. Entendendo a rotina de um dublê de cinema. Disponível: <http://jornalismojunior.com.br/entendendo-a-rotina-de-um-duble-de-cinema/>. Acesso em 26 de dezembro de 2019.
 
Incrível.club. Conheça os principais dublês dos filmes da Marvel. Disponível em:< https://incrivel.club/admiracao-famosos/conheca-os-dubles-dos-filmes-da-marvel-508860/>.Acesso em 26 de dezembro de 2019.
 
BOL. Risco: 12 dublês que morreram durante gravações de filmes. Disponível em: <https://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2018/02/01/risco-12-dubles-que-morreram-durante-gravacoes-de-filmes.htm#fotoNav=1>.Acesso em 26 de dezembro de 2019.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »