Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/01/2020 às 00h27min - Atualizada em 18/01/2020 às 00h27min

Conheça a nova HQ do Batman desenhada por um brasileiro

Um encontro na CCXP 2015 entre o brasileiro Rafael Grampá e Frank Miller, um escritor e desenhista norte-americano responsável por clássicas HQs como “Demolidor” e “O Cavaleiro das Trevas”, resultou em uma nova versão da história do Homem Morcego.

Vinicius Guedes - Editado por Milena Iannantuoni
Capa variante de The Dark Knight Returns: The Golden Child (Foto: DC Comics)
A mais recente saga alternativa do super-herói Batman causou bastante repercussão, seja pela polêmica presença de teor político envolvendo toda a trama ou pelo fato de ter um ilustrador brasileiro no projeto representando a qualidade artística da nossa Terra Tupiniquim.

The Dark Knight Returns: The Golden Child é a continuação direta de The Dark Knight III: The Master Race e acompanha a história de Jonathan Kent e sua irmã Lara Kent, ambos filhos de Superman e Mulher-Maravilha, e de Carrie Kelly, que antes era Robin, mas agora surge como a Batwoman.

A história se desenrola durante um período de eleições nos Estados Unidos e por isso os debates políticos da sociedade contemporânea são muito notáveis, percebe-se isso nas claras referências às figuras públicas presentes no quadrinho como, por exemplo, uma manifestação contra o presidente norte-americano Donald Trump. Uma menção aos polêmicos tweets do presidente Jair Bolsonaro e a presença da ativista sueca Greta Thunberg numa determinada cena. Até problemáticas do mundo real como as fake news estão presentes nessa HQ, fazendo a história soar crítica, minuciosa e atual.

Os adolescentes são comumente referidos como “o futuro do país”, e, convenientemente, nessa história os sucessores dos principais heróis da DC (Batman, Superman e Mulher Maravilha) são os protagonistas e todos estão beirando à adolescência, fazendo uma nítida metáfora acerca das revoluções apoiadas pelos jovens do mundo real.

Essa história que tem em sua essência o embate entre duas gerações contextualizado com as crises políticas do mundo real promete oferecer uma experiência única, misturando o universo vasto de super-heróis e vilões da DC Comics com pautas de um universo que vivenciamos todos os dias.

REFERÊNCIAS

GALARRAGA, Naiara. Batman completa 80 anos com uma HQ com cheiro de revolução. El País Brasil, 11 de jan. 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/cultura/2019-12-11/batman-completa-80-anos-com-uma-hq-com-cheiro-de-revolucao.html>  Acesso em: 17 de janeiro de 2020.

GOMES, Bruno. Batman | Frank Miller e Rafael Grampá estão trabalhando em nova HQ do herói. O Vício, 3 de nov. 2020. Disponível em: <
http://ovicio.com.br/batman-frank-miller-e-rafael-grampa-estao-trabalhando-em-nova-hq-do-heroi/Acesso em: 17 de jan. 2020.

Nova HQ do Batman faz alusão a Bolsonaro com fala sobre porte de arma. G1, 12 de dez. 2019. Disponível em: <
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/12/12/nova-hq-do-batman-faz-alusao-a-bolsonaro-com-fala-sobre-porte-de-arma.ghtmlAcesso em: 17 de jan. 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »