Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/01/2020 às 00h48min - Atualizada em 18/01/2020 às 00h48min

Flórida Cup serve de vitrine e preparação para equipes em pré-temporada

Corinthians, veterano no torneio, e Palmeiras, estreante, participam neste ano

Juan Pablo - Editado por Paulo Octávio
Luan fez dois gols em seu primeiro jogo pelo Corinthians. Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Criada em 2015, a Flórida Cup é organizada pela empresa 2SV Sports. A competição serve como preparação de pré-temporada de equipes de convidadas. Este ano, o torneio começou na última quarta-feira (15) e terá a última rodada será neste sábado (18) com dois jogos: Palmeiras x New York City (EUA), às 16h (horário de Brasília), e Corinthians x Atlético Nacional (COL), às 19h30h (horário de Brasília) ambos no estádio Orlando City Stadium. Torneio chega a sexta edição de sua história. A conquista do título não é a prioridade, mesmo assim times brasileiros conquistaram a metade dos torneios até aqui. Atlético Mineiro, São Paulo e Flamengo foram campeões do mini torneio. 

O ex-jogador Ricardo Villar é o criador da competição. A ideia é ajudar os clubes a venderem suas marcas e dar visibilidade a novos patrocínios. Ele teve a ideia
após uma viagem aos Estados Unidos a convite de um técnico de futebol universitário. Anteriormente, Villa atuou por duas temporadas na base do futsal do São Paulo. “Fui para a Penn State University em 1997. Me formei engenheiro enquanto jogava pela universidade, coisa que não dá para fazer no Brasil”, lembra.  Ele jogou na NCAA, a liga universitária, e foi para o FC Dallas, da profissional MLS. Depois, passou por Áustria, Coreia do Sul, Alemanha e Grécia, até retornar ao Dallas e parar. Ali, criou a Florida Cup. 

O Formato  

Atualmente cada time jogará duas partidas no sistema de pontos corridos.  Quem somar mais pontos é o campeão. Vitórias garantem três pontos para o clube vencedor. Em caso de empate ambos clubes computam um  ponto e haverá decisão nos pênaltis, que vale um  ponto extra . O primeiro critério de desempate, caso seja necessário, é o número de vitórias, seguido do saldo de gols, confronto direto, gols marcados e fair play, seguindo regras da FIFA. 

Campeões   

Primeira edição - Colônia (Alemanha) Campeão 2015 


Colônia foi o primeiro campeão. Time alemão venceu o Fluminense e o Corinthians. Bayern Leverkusen ficou com o vice, Corinthians, em terceiro, e Fluminense em quarto com nenhum ponto somado. O primeiro jogo da história foi a vitória do Bayern em cima do Flu por 3 x 0.

Atlético Mineiro – 2016 

No segundo ano o número de participantes aumentou para 8 equipes, a metade de brasileiros (Atlético Mineiro, Corinthians, Internacional e Fluminense), uma colombiano (Santa Fe), uma norte-americano (Fort Lauderdale Strikers), uma ucraniano (Shakhtar Donetsk) e dois alemães (Bayer Leverkusen e Schalke 04). O Galo somou 6 pontos e acabou sendo campeão em sua primeira participação.

São Paulo – 2017 

O Tricolor paulista entrou nas semifinais e foi campeão sem fazer nem levar gol. Empatou em zero a zero com  River Plate e Corinthians e ganhou os dois jogos nos pênaltis .

 Atlético Nacional - 2018 

Foram oito times: Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, PSV Eindhoven, Légia Varsóvia, Rangers, Atlético Nacional e Barcelona (EQU). O time colombiano foi campeão com duas vitórias e nenhum gol sofrido. 

 Flamengo - 2019  

O Flamengo foi campeão após empatar com o Ajax em 2 x 2  e vencer o Eintracht Frankfur por 1 x 0. O São Paulo também participou dessa edição.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »