Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/01/2020 às 10h03min - Atualizada em 18/01/2020 às 10h03min

História, arte e beleza: O que visitar em Ouro Preto - MG

A cidade que já foi capital de Minas Gerais, hoje recebe milhares de turistas atraídos pela sua arquitetura e beleza

Beatriz Neves - Editado por Jéssica Belo
Monique Renne
"O que é que Ouro Preto tem? Tem saudade e fantasmas, ouro por todo lugar". O trecho de Cecília Meireles exalta a cidade que foi moradia de poetas, e encantou tantos outros que passaram por ela. Mas qual a razão da cidade que foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) ser tão importante para a nossa memória nacional?

Ouro Preto é uma cidade que fica a 96km de Belo Horizonte e possui aproximadamente 69.598 habitantes. Além de ter sido palco de acontecimentos históricos como A Inconfidência Mineira, o local preserva sua arquitetura barroca que nos transporta para uma viagem no tempo.

Batizada como Vila Rica, em 1720 foi escolhida para ser a então, nova capitania de Minas Gerais. Sua abundância em pedras preciosas foi o que mais atraiu exploradores e, mais tarde, se tornou cenário de conflitos políticos e casa de diversos artistas. Você sabe quais são os pontos turísticos indispensáveis para qualquer visita? Confira:
 
Museu da Inconfidência

Museu-da-inconfidencia

Museu-da-inconfidencia


FONTE: Monique Renne

O museu conta com um acervo de documentos, mobiliários, obras de aleijadinho, e outras peças de época que contam a história de um movimento importantíssimo para a independência do Brasil.

Igrejas

Igreja-de-sao-francisco-de-assis

Igreja-de-sao-francisco-de-assis


FONTE: Monique Renne

Ouro Preto dispõe de diversas Igrejas abertas para visitação. São verdadeiras obras de arte e muito ricas em história. Entre as igrejas que eu indico a visitação estão: a Igreja de São Francisco de Assis, que possui obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde. A Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que é uma das igrejas com maior quantidade de ouro do Brasil. A Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.
 
Casa de Tomás Antônio Gonzaga

Resultado de imagem para casa de tomas antonio gonzaga

Resultado de imagem para casa de tomas antonio gonzaga


 FONTE: Monique Renne

Quem gosta de literatura com certeza já ouviu falar do poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga, que além de muito importante para a literatura nacional, foi um dos inconfidentes mais engajados. Hoje a casa em que ele viveu é aberta para visitação e os turistas podem ter um vislumbre da vida do escritor e do seu grande amor.
 
Casa dos Contos
 

A casa dos contos é o local onde funcionava a casa da moeda em Ouro Preto. Nela você pode conhecer os processos de fundição do ouro, e a evolução do dinheiro.
 
Feira de Pedra Sabão
 
A pedra sabão é um minério encontrado em abundância na região, e na feira você pode encontrar diversos trabalhos artesanais feitos com ela.
 
Minas de ouro
 

Ouro Preto recebeu uma grande quantidade de exploradores pela sua riqueza em pedras preciosas, e como consequência, também obteve um grande contingente de escravos. E nas minas Chico Rei e Santa Rita, você pode conhecer mais sobre a história dos negros.

REFERÊNCIAS:

Ouro Preto, Ouro Preto. Disponível em: https://www.ouropreto.com.br/# Acesso em: 18 de Janeiro de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »