Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/01/2020 às 16h13min - Atualizada em 18/01/2020 às 16h13min

Análise: A janela de transferências de Grêmio e Palmeiras

Enquanto o Verdão se concentra na saída de atletas, o tricolor segue reforçando o elenco

Matheus Aquino - Editado por Paulo Octávio
Palmeiras negocia com Athletico para ter o atacante Rony. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Tem sido notável nesse início de ano a diferença dos dois clubes na janela de transferências. Enquanto o Palmeiras prefere enxugar elenco e reduzir a folha salarial com a negociação de seus atletas por empréstimo ou em definitivo, o Grêmio busca contratar e reforçar ainda mais o elenco para as disputas dos principais campeonatos do ano, como Brasileirão e Libertadores da América. 

Era comum em toda pré-temporada ver a equipe paulista fazer várias grandes contratações, inclusive recheando o elenco de peças, por vezes com mais de 40 atletas. Porém, com o fracasso no último ano, o presidente Maurício Galiotte tomou a linha de frente e propôs mudanças. Saiu Alexandre Mattos, que tinha como estratégia a venda de jogadores da base para custear grandes aquisições, deu para Anderson Barros, ele saiu do Botafogo para assumir o cargo de diretor de futebol do Verdão. A proposta era simples: fazer diferente do que Mattos fez. As mudanças logo apareceram, mesmo contestado pela torcida, o diretor deu início ao trabalho.


Anderson Barros apresentado como novo diretor de futebol do Palmeiras.  Foto:
Fabio Menotti/Ag.Palmeiras

O primeiro passo foi a introdução dos garotos da base no elenco. Subiram para o profissional as promessas Gabriel Veron, Patrick de Paula, Lucas Esteves, Gabriel Menino, Gabriel Silva e Wesley. As saídas para diminuir o numeroso elenco foram feitas e muitas já confirmadas, como Hyoran (Atlético MG), Antônio Carlos (Orlando City), Borja (Junior FC), Fabiano (Boavista), Carlos Eduardo (Athletico PR), Deyverson (Getafe), Matheus Fernandes (Barcelona) e Gustavo Scarpa (Almería) estão negociados pelo clube, seja por empréstimo ou venda.

Ainda não houve contratações no Palmeiras, Orejuela, que acertou com o Grêmio e pertence ao Cruzeiro, era um nome bastante especulado no Alviverde, porém, o clube mineiro pediu em troca vários jogadores e dinheiro e o negócio não andou. Agora, o nome da vez é do atacante Rony, destaque do Athletico PR na conquista da Copa do Brasil de 2019.  O paraense chegou a ter seu nome vinculado ao Corinthians, mas com a entrada da equipe palestrina no negócio, as conversas com o Alvinegro esfriaram. O ponta deve ser a primeira contratação para o elenco em 2020 e deve fazer uma excelente dupla com Dudu.

 
O Grêmio, por sua vez, está bastante ativo no mercado. Já trouxe o volante Lucas Silva, atleta que se destacou no Cruzeiro e pertencia ao Real Madrid. Victor Ferraz, lateral direito do Santos nas últimas temporadas. Orejuela, também lateral direito e que veio da Raposa. Além do goleiro Vanderlei, ex-Santos. Além de ter negociações avançadas com o lateral esquerdo Caio Henrique, que se destacou no Fluminense no último ano.


Victor Ferraz apresentado como novo lateral direito do Grêmio.                                                        Foto: 
Lucas Uebel / Grêmio FBPA

A posição de atacante é o grande desejo do Presidente Romildo Bolzan e do técnico Renato Gaúcho.  Pedro, que foi artilheiro do Brasileirão de 2018, era o desejo de consumo, porém ele acertou com o Flamengo. É evidente a carência na posição, pois André não consegue jogar em bom nível, Luciano não tem sido goleador, e Diego Tardelli, que veio a peso de ouro, já saiu da equipe. Tardelli teve alto investimento e não conseguiu corresponder às expectativas.

Mesmo assim, o Tricolor tem reforçado muito bem as carências das outras posições. Paulo Victor, bastante questionado dará vaga ao Vanderlei, assim como Victor Ferraz ou Orejuela substituirá Léo Moura, que também já saiu da equipe. Leonardo ainda está se recuperando de grave lesão. Caio Henrique, que pode também pode jogar de meia, entrará no lugar de Bruno Cortez. Isso indica uma clara evolução no elenco do Grêmio, que será um dos grandes favoritos nesse ano de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »