Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/01/2020 às 14h19min - Atualizada em 23/01/2020 às 14h19min

Inglês para viagens

Frases e dicas básicas para se virar em uma viagem internacional

Gabriela Bittencourt - Editado por Jéssica Belo
Imagem retirada do site Exame

No mundo existem mais de sete mil idiomas sendo falados. Quando considerado os falantes nativos, a maior parte das 10 línguas mais faladas são orientais. 

  1. Mandarim
  2. Espanhol
  3. Inglês
  4. Hindi
  5. Árabe
  6. Português
  7. Bengali
  8. Russo
  9. Japonês
  10. Panjabi

A China por concentrar grande parte da população, o mandarim é o idioma com maior número de falantes nativos. O espanhol tem o segundo lugar com aproximadamente 400 milhões de falantes nativos espalhados por todos os continentes, enquanto o terceiro lugar, vem o inglês, com 360 milhões. No entanto ainda existem países que adotam uma segunda língua, e o inglês ultrapassa os 800 milhões de falantes. 

Ainda que a língua inglesa tenha partido da Inglaterra no período da colonização, o inglês se tornou uma das línguas mais faladas pela cultura dos Estados Unidos, especialmente no pós-guerra, junto com a exportações de músicas, como o jazz e o rock n’ roll. E, ainda, ao mesmo tempo ocorria os anos de ouro de Hollywood, onde os cinemas de todo o mundo começaram a exibir os filmes americanos, que mas tarde se tornaram os clássicos mundiais. 

Por isso, quando escolher um destino para a primeira viagem internacional, é provável que você acabe indo para um lugar onde a língua inglesa é predominantes. Mas se preferir, para ganhar experiência em viagens internacionais, comece por destinos que tenham certa semelhanças com a cultura e idioma do Brasil. Como Buenos Aires, por exemplo, onde é mais fácil se comunicar. Ou até Miami, onde estará rodeado de latinos e por ser uma das cidades mais procuradas pelos brasileiros. 

Mas se decidir partir para o destino onde o inglês é essencial, aprender algumas palavras-chave fará uma grande diferença. Começar com frases utilizadas nos aeroportos já é um grande ponto de partida, como What time is my flight? (que horas é o meu voo?), ou luggage (bagagem), Where do i go next? (para onde eu vou agora?), Where is my gate? (onde é o meu portão?). Já no avião alguns detalhes podem fazer alguma diferença para uma viagem mais confortável. Como Can I have some water, please? (Você pode me dar uma água, por favor?),  Can I have a beer? (Você pode me dar uma cerveja?), Can I have a blanket, please? (Posso ter um cobertor, por favor?). 

Chegando no destino, a primeira coisa a fazer após desembarcar do avião é passar pela imigração. A princípio pode ser uma situação temida por muitos, mas além da dica de levar todos os documentos, passagem de volta, reserva do hotel e até ingressos das atrações todas impressas, boas frases para se ter treinada são Why are you visiting the USA? (Por que você está visitando os Estados Unidos da América?), I’m on vacation. (Estou de férias.), Where will you be staying? (Onde você vai ficar?), At this hotel… (Nesse hotel…), How much did you bring? (Quanto dinheiro você trouxe?).

Já na cidade de destino frases que podem ajudar são Where is the restroom? (onde fica o banheiro?), I’m just looking (Estou apenas olhando.), How would you like to pay? (Como você gostaria de pagar?), Can you bring the check, please? (Você pode trazer a conta, por favor?). Mas o uso de aplicativos também são uma ótima forma de conseguir se virar. Você pode começar, antes da viagem, estudar o básico do idioma local, com o Duolingo. Fazer traduções na hora da conversação com o Google Tradutor. Ou abrir mapas interativos para não ter que pedir ajuda, como o Google Maps, Citymapper ou maps.me. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »