Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/01/2020 às 15h50min - Atualizada em 23/01/2020 às 15h50min

Conheça a praia do Cristo

A mais badalada praia de areia dourada de Ilhéus, Bahia.

Éric Nobre - Editado por Jéssica Belo
Reprodução de @ilheusonline
CONHEÇA A PRAIA DO CRISTO
 
Localizada em Ilhéus, a princesinha do Sul da Bahia, terra da Gabriela, a Praia do Cristo não tem apenas a estátua, como também a badalação e um pôr do sol tão espetacular quanto o do Rio de Janeiro. 

A belíssima praia de águas calmas fica no entorno do centro histórico, uma das praias mais acessíveis da cidade de Ilhéus. Isso faz com que esteja sempre cheia de turistas e nativos na pequena e convidativa faixa de areia fina e dourada.

Um atrativo à parte é que a praia do Cristo é a única praia em toda a cidade de llhéus onde os banhistas conseguem comer e beber com a mesa dentro d'água... Uma delícia!

HISTÓRIA

Segundo o site da prefeitura de Ilhéus, o monumento do Cristo Redentor foi montado no ano de 1942, e fez com que o nome da praia mudasse de Ponta do Unhão para - como é conhecida hoje - Praia do Cristo. 

A obra é do escultor Pasquale de Chirico: um imigrante italiano que fez monumentos muito importantes em todo Estado da Bahia e foi um dos maiores escultores no início do século XX. Entre as obras mais importante estão as esculturas da faculdade de medicina da Bahia, treze peças.
A escultura foi colocada na praia com o objetivo de dar proteção às embarcações que chegavam. Hoje, mesmo sem embarcações chegando, devido à faixa
de areia ser pequena, parece que o Cristo está ali protegendo os banhistas. É lindo!

BARRACAS

A praia do Cristo, é bem estruturada com muitas barracas tanto de bebida quanto de comida. Tem atendimento para todos os tipos de bolsos e gostos. Uma delas é a barraca mais famosa da cidade: a Barraca do Conde Badaró, dirigida pelo bisneto de um conde de ilhéus do século XX. 

ONDE O RIO ENCONTRA O MAR

O que explica as águas calmas da praia do Cristo, é que ela abriga as fozes dos Rios Cachoeira e Santana, e se localiza bem na ponta que divide o mar  da baía do pontal. Um espetáculo da natureza que permite atividades como nadar com cardume de peixes ou ver um peixe saltar no meio água. Atrai, também, praticantes de esportes como stand-up paddle, canoagem e etc.

DICAS:
O estacionamento da praia é bem pequeno, caso você venha de carro, chegue cedo;
Evite trazer cadeiras de praia, pois a praia é bastante ocupada pelas cadeiras das barracas que oferecem o atrativo de colocá-las na água;
É um bom lugar para ir com crianças tanto pelas águas calmas quanto pela estrutura compacta da praia;
E assista ao pôr do sol, um espetáculo da natureza. 

Por fim, podemos garantir que a união da localização, águas, público e atendimento faz com que a praia do Cristo seja um dos lugares mais agradáveis de toda a Ilhéus.
Imagens por Éric Nobre
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »