Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/01/2020 às 16h31min - Atualizada em 25/01/2020 às 16h31min

Flamengo encaminha venda de Pablo Marí e já tem substituto encaminhado

O time vê Léo Pereira do Athletico como o substituto imediato de Pablo Marí

Matheus Aquino - Editado por Paulo Octávio
Pablo Marí vai se transferir para o Arsenal. Foto: André Rodrigues/UOL
O mercado parecia favorável ao Flamengo e tudo indicava que o time de 2019 permaneceria intacto. Porém, com a  proposta do Arsenal da Inglaterra, na tarde desta sexta-feira (24), a venda do zagueiro Pablo Marí está bem encaminhada. O jogador foi visto no aeroporto com Edu Gaspar, diretor da equipe londrina. Com isso, o zagueiro Léo Pereira do Athletico PR está em negociações avançadas com o clube da gávea e espera-se que a transação se concretize até a próxima segunda-feira (27).

Pilar do sucesso do Mengão em 2019, o espanhol já viajou para fazer exames médicos e assinar contrato com os Gunners. Com isso, encerra sua rápida passagem no clube carioca. Sua chegada foi vista num primeiro momento com bastante desconfiança, pois o jogador disputava à segunda divisão espanhola. Porém, rapidamente caiu nas graças do torcedor com seu excelente jogo aéreo e qualidade na troca de passes e lançamentos precisos.


Pablo Marí com a camisa do Flamengo. Foto: Buda Mendes/Terra/Equipe/Goal

Os valores e porcentagens da negociação ainda não foram revelados. Já foi informado que seria empréstimo com passe fixado e venda de 100% dos direitos ou 60% dos direitos econômicos por 10 milhões de euros, pouco mais de R$46 milhões. Mas ainda não há definição contratual. Se for nesse último molde, será uma grande venda do Flamengo. Historicamente, jogadores nessa posição não são vendidos por altos valores como meio campistas e atacantes.
 Além disso, o espanhol irá completar 27 anos, ou seja, uma idade relativamente alta para os padrões europeus.

Com a negociação já em fase final, a direção do Flamengo agiu e engatilhou o nome da vez, Léo Pereira do Athletico PR. No ano passado, foram feitas três propostas ao clube paranaense pelo atleta, porém todas foram recusadas. De acordo com o Globoesporte, a transação deve girar em torno de R$25,8 milhões de reais por 75% dos direitos econômicos do atleta. O Furacão queria vender por 100%, porém tem aceitado a redução. A negociação é comandada por Bruno Spindel, que tem boa relação com a diretoria do Athletico.  


Léo Pereira, zagueiro do Athletico PR em negociações com o Flamengo.  Foto: 
Albari Rosa/Gazeta do Povo

A questão que fica é: Léo Pereira será um ótimo substituto para Pablo Mari? De acordo com o aplicativo Sofascore, esses são os números comparativos entre os dois atletas na última temporada:
Marí VS Léo Pereira no Brasileirão 2019 
                                                                                        
Gols: 0.09 - 0.07
Desarmes: 1.00 - 1.14
Interceptações: 1.00 - 1.45
Cortes: 2.86 - 2.97
Dribles sofridos: 0.36 - 0.62
Erros capitais: 0.00 - 0.00
Duelos aéreos: 70% - 57%
Faltas: 1.27 - 1.38
Acerto passe: 87% - 88%
Acerto passe longo: 55% - 53%
 
Ou seja, são números muito parecidos. Os passes longos e a qualidade na saída de bola foram o grande fator de destaque de Pablo Marí no ano de 2019. Isso foi predominante no esquema de jogo de Jorge Jesus. O zagueiro atleticano fez ótimas temporadas na conquista dos títulos e teve números parecidos com os do espanhol. Logo, faz sentido a contratação do mesmo. 
Porém, nos duelos aéreos há uma diferença considerável.  Gustavo Henrique será então o titular? O zagueiro contratado esse ano tem ótimos aproveitamentos pelo alto, mas não tem a qualidade como o Pablo e o Léo. E o que pesa contra Henrique é o fato de Jorge Jesus  optar por um zagueiro destro e o outro canhoto, caso do Léo por exemplo.

O Mister terá uma bela dor de cabeça pela frente. Mesmo com a saída de Pablo Marí, o português terá Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e provavelmente Léo Pereira para formar a sua dupla de zaga titular.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »