Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/01/2020 às 22h12min - Atualizada em 26/01/2020 às 22h12min

Filmes do Studio Ghibli Chegarão na Netflix

A plataforma disponibilizará 21 filmes do estúdio Ghibli em fevereiro

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni
Fonte: Netflix - Divulgação: Man of Many
Netflix anunciou que disponibilizará 21 filmes do Studio Ghibli em seu catálogo a partir de fevereiro deste ano. O divulgação foi feita através de um trailer, que inclui cenas de títulos como "A Viagem de Chihiro", "O Castelo Animado", "Meu Amigo Totoro" e "Princesa Mononoke".
 

Cena do longa "Meu Amigo Totoro". (Fonte: 
Studio Ghibli/ Divulgação: Tec Mundo)



Essa é uma excelente notícia, não apenas para os fãs do Studio, mas também para apreciadores do cinema de animação em geral, já que Ghibli é um estúdio japonês que consta entre os melhores do mundo. Seus filmes são muito aclamados, tanto pela crítica quanto pelo público.

Ghibli é conhecido pela estética única vinda da mente dos criadores da empresa, e é considerado a “Disney do Japão”, pela qualidade das suas animações.

Essa é a primeira vez que o catálogo do Studio Ghibli está disponível quase que por inteiro numa plataforma de streaming. Só no mês passado a empresa começou a vender cópias digitais das obras para download, até então nem isso havia acontecido. Recentemente a WarnerMedia anunciou que havia obtido direitos de transmissão nos EUA para a plataforma HBO Max.

Os filmes serão adicionados ao catálogo em diversos países, com exceção do Japão, Canadá e Estados Unidos. Todos serão disponíveis com legendados em 28 idiomas e com dublagem em 20 idiomas, inclusive português.


CONFIRA O TRAILER DE DIVULGAÇÃO

 
Trailer de divulgação do Studio Ghibli. (Fonte: Netflix)

O QUE É O STUDIO GHIBLI
 
O significado de seu nome é: “O quente vento do deserto do Saara”. A palavra “Ghibli” foi um apelido dado pelos italianos aos aviões que sobrevoavam o deserto durante a Segunda Guerra Mundial, e foi adotada pelo estúdio, que “iria dar um sopro na mente dos criadores de anime”.
 
A história do estúdio começou em 1974 com a união dos animadores Hayao Miyazaki e Isao Takahata. Os dois se encontravam para a produção do anime "Heidi", onde Takahata dirigia e Miyazaki era o responsável por desenhar o layout detalhado de cada episódio.
 
Com essa produção, os dois perceberam a capacidade de realizar uma animação de alta qualidade em um prazo não tão apertado quanto o da televisão. E assim surgiu o escritório. Com o objetivo de filmes cuidadosamente desenhados, e com enredo e qualidade perfeitas, Toshio Suzuki (também animador), decidiu se unir aos dois amigos.
 
Em 1986 nascia “Laputa: O Castelo no Céu”, o primeiro filme do Studio. F
oi um sucesso de bilheteria quanto de crítica, levando um público de 775 mil pessoas aos cinemas. Dois anos depois, desafiaram o universo animado levando duas animações ao cinema no mesmo ano. “Meu Vizinho Totoro” e “Túmulo dos Vagalumes” são consideradas obras primas da produtora, levando o personagem Totoro a se tornar o símbolo da empresa.
 

Logotipo do Studio Ghibli. (Fonte:
Studio Ghibli/ Divulgação: Super Cinema UP)



Mas foram somente três anos depois que o estúdio percebeu seu verdadeiro potencial. Na estreia de “O Serviço de Entregas da Kiki”, mais de 2,60 milhões de pessoas assistiram, se tornando o filme mais visto do Japão naquele ano.
 
Contudo, ainda faltava um nome muito importante para o Studio Ghibli ser completo, o do empresário Yasuyoshi Tokuma, que se tornou o presidente do estúdio. Tokuma acreditou no potencial da empresa e deu total liberdade a Miyazaki e Takahata, que poucas vezes influenciavam nas decisões do estúdio.
 
Em 1991, Toru Hara diretor executivo do estúdio, impôs a política dos 3A’s (Alto Custo, Alto Risco e Alto Retorno). Após a nova política ser implementada, iniciou-se o investimento no marketing, mas sem visar o alto lucro, e sim um salário mais justo aos animadores que trabalhavam na Ghibli.
 
Agora com os funcionários já estabelecidos, o estúdio começou a produzir inúmeros conteúdos de sucesso, e 21 deles estarão disponíveis na Netflix a partir do mês que vem.  
 
O QUE CHEGA NA NETFLIX E QUANDO

Apesar de serem 21 títulos adicionados, três dos filmes não serão incluídos. O que contraria a declaração da Netflix nas redes sociais de que "todos" os filmes serão incorporados ao catálogo.
 
Veja o que ficara de fora:

"How Do You Live?", que ainda não estreou, mas deve chegar ao grande público antes das Olimpíadas de Tóquio.

"Túmulo dos Vagalumes", que foi lançado em 1988 e é um drama de guerra que gira em torno de dois irmãos tentando sobreviver aos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

A Netflix revelou ao IGN Brasil, que o título não está entre os filmes que serão incluídos na plataforma pois, a animação não faz parte do acordo entre a empresa e a distribuidora Wild Bunch International 
– responsável por oferecer as obras do Studio Ghibli ao serviço de streaming. 

No lugar deste filme, a empresa adiciona Nausicaä do Vale do Vento, criado antes da concepção da produtora, mas que é considerado por muitos especialistas como sendo do Studio Ghibli.

"A Tartaruga Vermelha", esse longa de 2016 conta a história de um homem que precisa sobreviver em uma ilha tropical após um naufrágio.
 
O que entra:

Os longas que entram no catálogo não serão adicionados de uma só vez, e sim liberados ao longo dos três próximos meses na plataforma da Netflix. Confira os filmes adicionados em cada mês.


1º DE FEVEREIRO
 
C
ena do longa Castelo do Céu. (Fonte: Studio Ghibli/ Divulgação: The Shoppers)

  • O Castelo no Céu – 1986
 
A jovem órfã Sheeta e seu sequestrador, coronel Muska, estão voando para uma prisão militar quando sua aeronave é atacada por uma gangue de piratas aéreos liderados por Dola. Escapando da colisão no ar através de um cristal mágico em seu pescoço, Sheeta conhece o também órfão Pazu. Juntos, tentam descobrir a cidade mística flutuante de Laputa.
  • Meu Amigo Totoro – 1988
 
As irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo para ficarem mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras no campo.
  • O Serviço de Entregas da Kiki – 1989
 
Por ordem de sua mãe, Kiki parte para um aprendizado de um ano, acompanhada por seu gato preto. E a um comando de sua vassoura mágica, ela vai parar na charmosa cidadezinha de Moreoastal. Infelizmente, os hotéis locais não aceitam bruxas e a polícia a flagra fazendo algumas travessuras.
  • Memórias de Ontem – 1991
 
Taeko é uma mulher solteira que se dedica apenas ao trabalho. Ela sai de sua cidade natal, Tóquio, pela primeira vez e viaja a Yamagata para visitar a família da irmã durante a colheita anual de açafrão-bastardo. Ao longo da viagem, ela começa a questionar se sua vida estressante é o que desejava quando jovem.
  • Porco Rosso - O Último Herói Romântico – 1992
 
Transformado em uma espécie de porco humano, um piloto tenta salvar vítimas de piratas.
  • Eu Posso Ouvir o Oceano – 1993
 
O enredo discorre sobre a vida de Taku Morisaki, agora um jovem adulto se dirigindo a uma reunião com sua antiga classe. Na estação de trem, ele vê de longe uma antiga colega, Rikako Muto, e começa a recordar o momento em que a viu pela primeira vez, seis anos antes, quando ela se transferiu para a sua escola. Muto é de Tókio, mas após o divórcio de sua mãe, ela acabou mudando-se para a pequena cidade de Kouchi.
  • Contos de Terramar – 2006
 
O mago Ged observa que o mundo está em desequilíbrio e conhece Arren, um jovem príncipe que diz estar sendo perseguido por uma sombra. Os dois se unem para descobrir o que está causando a instabilidade, e encontram a bruxa Kumo.
 
1º DE MARÇO

 

Cena do longa "A Viagem de Chihiro". (Fonte: Studio Ghibli/ Divulgação: The Shoppers)

  • Nausicaä do Vale do Vento – 1984
 
No futuro, depois da Terra ser varrida pela Guerra do Sete Dias de Fogo, a princesa Nausicaä tenta de todas as formas impedir que duas nações entrem em guerra e se destruam em um planeta agonizante.
  • Princesa Mononoke – 1997
 
Um príncipe em busca de uma cura, luta em uma guerra entre a mata e uma colônia mineira. Nesta aventura ele conhece a Mononoke.
  • Meus Vizinhos, Os Yamadas – 1999
 
A família Yamada é uma família como todas as outras, com os mesmos dilemas, alegrias e descobertas. Os pais lidam com cada situação com humor, tentando demonstrar todo o amor que sentem pelos filhos.
  • A Viagem de Chihiro – 2001
 
Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.
  • O Reino dos Gatos – 2002
 
Haru salva um gato que estava prestes a ser atropelado por um caminhão e descobre que ele é, na verdade, um príncipe. Por gratidão o Rei dos Gatos a pede em casamento, e a menina é levada para o Reino dos Gatos. Agora, ela quer sua liberdade.
  • O Mundo dos Pequeninos – 2010
 
Arrietty e sua família são seres pequenos, moram sob uma casa antiga e sobrevivem roubando itens da casa dos humanos e colocando a culpa em gatos e ratos. Até que o jovem Shawn se hospeda na casa, fica amigo de Arrietty, e acaba colocando o segredo em risco.
  • O Conto da Princesa Kaguya – 2013
 
Kaguya é uma bebê que foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio imperador.
 

1º DE ABRIL

 

Cena do longa "Da Colina Kokuriko". (Fonte: Studio Ghibli/ Divulgação: The Shoppers)

  • Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins – 1994
 
Corajosos guaxinins se unem para salvar a pátria da floresta dos tratores de investidores gananciosos.
  • Sussurros do Coração – 1995
 
Shizuku, uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.
  • O Castelo Animado – 2004
 
Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia em busca do Castelo Andante, onde reside um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter a situação.
  • Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar – 2008
 
O garoto Sousuke encontra um peixinho dourado preso em uma garrafa e, decide libertá-lo, sem saber que se trata da deusa do mar Ponyo. Filha de um poderoso mago, ela se comove com a atitude do menino e usa a magia do pai para se transformar em humana. Dessa forma, acredita poder fortalecer a amizade com Sousuke.
  • Da Colina Kokuriko – 2011
 
Os adolescentes Umi e Shun lutam para preservar um velho edifício que vai ser demolido por causa das Olimpíadas de Tóquio.
  • Vidas ao Vento – 2013
 
Jiro Horikoshi é um jovem que vive em uma cidade no interior do Japão. Ele tem o sonho de voar em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, Jiro decide que, construir um avião como deseja e colocá-lo no ar é a meta de sua vida. No entanto sua amada Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá, e seus planos podem estar prestes a mudar.
  • As Memórias de Marnie – 2014
 
Anna, uma menina solitária e curiosa, decide explorar uma velha mansão abandonada e conhece uma garota loira misteriosa que somente ela é capaz de enxergar.
 
 
REFERÊNCIAS

 
 21 filmes do Studio Ghibli chegam à Netflix a partir de fevereiro. IGN. Disponível em: <https://br.ign.com/netflix/79442/news/todos-os-filmes-do-studio-ghibli-chegam-a-netflix-a-partir-de-fevereiro> Acesso em: 25 de janeiro de 2020
 
21 filmes do Studio Ghibli chegam à Netflix. THE SHOPPERS. Disponível em: <https://theshoppers.com/pt-br/fun/21-fimes-do-studio-ghibli-chegam-na-netflix-em-fevereiro/> Acesso em: 25 de janeiro de 2020
 
A História do Studio Ghibli. SUPER CINEMA UP. Disponível em: <http://supercinemaup.com/a-historia-do-studio-ghibli/> Acesso em: 25 de janeiro de 2020
 
Animações do Studio Ghibli chegam à Netflix a partir de fevereiro. TECMUNDO. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/149456-animacoes-studio-ghibli-chegam-netflix-partir-fevereiro.htm> Acesso em: 25 de janeiro de 2020
 
Netflix disponibilizará 21 filmes do estúdio Ghibli em fevereiro. OMELETE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/netflix/netflix-estudio-ghibli-2020> Acesso em: 25 de janeiro de 2020
 
Netflix disponibilizará catálogo (quase) completo do Estúdio Ghibli. OLHAR DIGITAL. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/netflix-disponibilizara-catalogo-quase-completo-do-estudio-ghibli/95599> Acesso em: 25 de janeiro de 2020
 
Netflix: 21 filmes do Studio Ghibli serão adicionados ao catálogo. METRÓPOLES. Disponível em: <https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/netflix-21-filmes-do-studio-ghibli-serao-adicionados-ao-catalogo> Acesso em: 25 de janeiro de 2020

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »