28/01/2020 às 08h09min - Atualizada em 28/01/2020 às 08h09min
Jogos de Half-Life estarão disponíveis gratuitamente até março
O objetivo é promover o novo lançamento da franquia, Half-Life: Alyx
Vinicius Guedes - Editado por Milena Iannantuoni
Foto: Valve/ Reprodução Half-Life é um jogo de ficção-científica desenvolvido pela Valve que foi lançado em 1998. Desse game vieram outros 12 títulos, somando as versões de melhoria e o próximo lançamento já em pré-venda na Steam por R$ 98,99.
Com exceção do novo jogo, no qual o lançamento está previsto para março de 2020, e alguns Downloadable Contents (DLCs ou conteúdo adicional baixável), todos os outros jogos da saga estão gratuitos para baixar.
Segundo a empresa, o objetivo é causar nostalgia nos jogadores e ajudá-los a se prepararem para a futura continuação da franquia. A história de Half-Life: Alyx se passa antes dos eventos ocorridos em Half-Life 2, neste caso, o jogo é inteiramente voltado à realidade virtual.
A franquia se popularizou no final dos anos 90, antes mesmo do primeiro jogo ser lançado. Tudo porque os games em 3D ficaram praticamente toda a década estagnados num motor gráfico já saturado por jogos como Doom e derivados.
Gabe Newell ficou milionário participando do projeto do Windows 95. E com o dinheiro recebido pôde ser o realizador de um jogo que ficaria conhecido para sempre pela revolução causada no gênero FPS (First Person-Shoot ou Tiro em Primeira Pessoa) anunciando seu novo estúdio de games chamado Valve , cm o seu primeiro título chamado Half-Life.
Além de uma melhoria considerável nos softwares de desenvolvimento que trouxe um acréscimo em áudios, animações e jogabilidade, tornando o jogo mais imersivo do que todos os outros, o primeiro trouxe elementos fortíssimos e de alta qualidade quanto a sua narrativa, pois naquela época, jogos desse gênero preferiam focar muito mais na ação exacerbada e quase nada nas motivações e justificativas dessa ação.
O formato que o jogo conta sua história moldou e influenciou praticamente o jeito de narrativa de todos os games atuais, além de ter sido a principal porta de entrada para o fenômeno Counter-Strike, o qual revolucionou este cenário. Até serem reconhecidos como Esports (Esportes eletrônicos) graças às possibilidades de seus softwares de desenvolvimento. REFERÊNCIAS