Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/01/2020 às 08h09min - Atualizada em 28/01/2020 às 08h09min

Jogos de Half-Life estarão disponíveis gratuitamente até março

O objetivo é promover o novo lançamento da franquia, Half-Life: Alyx

Vinicius Guedes - Editado por Milena Iannantuoni
Foto: Valve/ Reprodução
Half-Life é um jogo de ficção-científica desenvolvido pela Valve que foi lançado em 1998. Desse game vieram outros 12 títulos, somando as versões de melhoria e o próximo lançamento já em pré-venda na Steam por R$ 98,99.

Com exceção do novo jogo, no qual o lançamento está previsto para março de 2020, e alguns Downloadable Contents (DLCs ou conteúdo adicional baixável), todos os outros jogos da saga estão gratuitos para baixar.

Segundo a empresa, o objetivo é causar nostalgia nos jogadores e ajudá-los a se prepararem para a futura continuação da franquia. A história de Half-Life: Alyx se passa antes dos eventos ocorridos em Half-Life 2, neste caso, o jogo é inteiramente voltado à realidade virtual.

A franquia se popularizou no final dos anos 90, antes mesmo do primeiro jogo ser lançado. Tudo porque os games em 3D ficaram praticamente toda a década estagnados num motor gráfico já saturado por jogos como Doom e derivados.

Gabe Newell ficou milionário participando do projeto do Windows 95. E com o dinheiro recebido pôde ser o realizador de um jogo que ficaria conhecido para sempre pela revolução causada no gênero FPS (First Person-Shoot ou Tiro em Primeira Pessoa) anunciando seu novo estúdio de games chamado Valve , cm o seu primeiro título chamado Half-Life.

Além de uma melhoria considerável nos softwares de desenvolvimento que trouxe um acréscimo em áudios, animações e jogabilidade, tornando o jogo mais imersivo do que todos os outros, o primeiro trouxe elementos fortíssimos e de alta qualidade quanto a sua narrativa, pois naquela época, jogos desse gênero preferiam focar muito mais na ação exacerbada e quase nada nas motivações e justificativas dessa ação.

O formato que o jogo conta sua história moldou e influenciou praticamente o jeito de narrativa de todos os games atuais, além de ter sido a principal porta de entrada para o fenômeno Counter-Strike, o qual revolucionou este cenário. Até serem reconhecidos como Esports (Esportes eletrônicos) graças às possibilidades de seus softwares de desenvolvimento.


REFERÊNCIAS
 
ESDRAS, Daniel. O legador de "Half-Life", um dos games mais importantes de todos os tempos. Uol, 27 de novembro. 2019. Disponível em  <https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2019/11/27/half-life-legado-e-influencia-nos-jogos-e-na-minha-vida.htm> Acesso em: 04 de fevereiro de 2020.

LUTFI, Maria. Jogos de Half-Life estão gratuitos no Steam até março. Olhar Digital, 21 de jan. 2020. Disponível em <https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/jogos-de-half-life-estarao-gratuitos-no-steam-ate-marco/95678> Acesso em: 21 de janeiro de 2020.

MAGALHÃES, Bruno. Half-Life: Alyx é o novo jogo da série que chega antes de Half-Life 3. Techtudo, 21 de nov. 2019. Disponível em <https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/11/half-life-alyx-e-o-novo-jogo-da-serie-que-chega-antes-do-half-life-3.ghtml> Acesso em: 21 de janeiro de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »