Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/01/2020 às 19h11min - Atualizada em 28/01/2020 às 19h11min

Grace and Frankie e os holofotes na terceira idade

A visibilidade necessária para mulheres idosas que a série traz com delicadeza, mas também com a seriedade que é necessária

Aline Fonseca - Editado por Milena Iannantuoni
A sexta temporada da sitcom da Netflix, Grace and Frankie à plataforma no dia 17 de janeiro, para a alegria dos fãs que esperaram um ano pelo lançamento. O seriado que trata sobre temas cotidianos, como relações entre pais e filhos e, principalmente, os conflitos trazidos na terceira idade. A história gira em torno de Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin), que após descobrirem que seus maridos – Rob (Martin Sheen) e Sol (Sam Waterston) respectivamente, haviam tendo um caso a 20 anos – decidem morar juntas, mesmo com muito atrito e personalidades bastante diferentes.

Voltando a produção que se desprende dos valores pré-concebidos de que idosos são vistos como incapazes, delicados e senis, a problemática se torna exponencial quando se trata de mulheres idosas.

A série mostra os dois lados da história, enquanto Grace mente sua idade, tem seu rosto substituído de sua própria marca Say Grace a fim de conquistar um público jovem, Frankie é mais despojada, mostra que sua idade não a impede de usar seu bom cigarro de maconha, e fazer suas mais inusitadas pinturas.


A maioria gritante de produções cinematográficas tem em seu cast, atrizes na casa dos 20/30 anos, esquecendo que mulheres da terceira idade também precisam de um holofote para que se sintam compreendidas e representadas. Dessa forma, ambas passam por diversas provações de que acompanham a idade, e é certeira, mas que para todos os problemas existe uma solução. 

Logo na primeira temporada, as protagonistas estavam no mercado esperando para que fossem atendidas, mas após diversos chamados foram ignoradas pela vendedor, que foi prontamente atender uma moça mais jovem.

Grace em seu estado de raiva, grita e pergunta se o vendedor não a enxerga e porque não as atende, e após Frankie a acalmar, a mesma rouba um maço de cigarro e deixa uma frase icônica: “Se não está me vendo, não pode me deter”, anuncia, indicando que estão invisíveis ali.

Partindo para um lado não muito abordado em outros shows, a criação dos vibradores para mulheres com artrite foi divisor de águas para as amigas, e agora sócias.

http://labdicasjornalismo.com/centraldocolaborador/noticias/editar/Grace%20and%20Frankie%20com%20ovibrador%20criado%20por%20elas

Fonte: Netflix/ Reprodução:Metro Jornal


Após uma má experiência com masturbações e sexo devido a uma artrite, elas resolveram criar uma solução para mulheres da terceira idade, que podem vivenciar do mesmo problema, e que tem o seu direito de poder satisfazer um desejo que mulheres idosas tem e não é falado.

Além disso, tentam também comercializar um lubrificante natural produzido por Frankie, para mulheres que sentem dor durante a relação sexual.

[ Spoiler Alert ]

Na temporada mais recente, Grace se casa com um homem mais velho e passa a morar com ele. Já no início se depara com dificuldades que não condizem com a sua condição física, como o sofá e o vaso sanitário, ambos baixos demais, dificultando a locomoção de Grace.

Após um pedido de ajuda, por não conseguir se levantar do vaso, Frankie cria seu mais novo projeto, o The Rise Up, um vaso que possui um levantamento automático, pelo menos na teoria.   

Te convido então, a assistir essa série que apresenta características do cotidiano de uma família um tanto quanto confusa, mas que retrata diversos aspectos dignos de reflexão e risadas.

E também, desmistificar o fato de que mulheres idosas só fazem crochê e jogam bingo, colocando temas como a sexualidade de maneira realista. É necessário a visibilidade da “velhice real”, que possa englobar e ajudar outras mulheres.

É válido ressaltar que a série foi renovada para sua sétima e última temporada.

REFERÊNCIAS


LUSVARGHI, Luiza; GÓIS DANTAS, Sílvia. A invisibilidade das mulheres idosas: a série Grace and Frankie na Netflix. Revista GEMInIS, v. 9, n. 1, p. 76-92, 2018.

FERNANDES, Eduarda. Grace & Frankie escancara preconceito contra mulheres mais velhas.Diário de Pernambuco. Pernambuco. 01, abril,2017. Disponível em: <https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2017/04/grace-frankie-escancara-preconceito-com-mulheres-mais-velhas.html>. Acesso em: 31 de janeiro de 2020.

Metro Jornal. Grace and Frankie é renovada para a sétima e última temporada.. São Paulo. 04, setembro 2019.  Disponível em: <
https://www.metrojornal.com.br/entretenimento/2019/09/04/grace-frankie-setima-temporada.html>. Acesso em: 31 de janeiro de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »