Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/01/2020 às 10h29min - Atualizada em 29/01/2020 às 10h29min

Morretes: saiba como chegar e o que fazer na cidade do barreado

Além do barreado, prato típico da cidade, Morretes também oferece opções de turismo de aventura

Rosanaj - Editado por Jéssica Belo
Reprodução: Acervo Sebrae - Priscila Forone / Paraná Turismo
Fundada em 1733, pelos Jesuítas, Morretes está localizada as margens da Baia de Paranaguá, entre a Serra e o litoral paranaense. Para chegar à cidade, o turista tem três opções: pela BR 277, pela Estrada da Graciosa (caminho que atravessa a Serra do Mar) ou por trem, saindo pela Estação Ferroviária de Curitiba. O percurso centenário dura mais de três horas e também atravessa a Serra do Mar. Durante o trajeto de trem, é possível avistar o  cânion Garganta do Diabo e a cachoeira Véu da Noiva.

Chegou? Veja o que fazer em Morretes

Uma das grandes atrações do destino é o barreado. O prato típico (carne cozida em uma panela de barro por quase 20 horas) foi criado há mais de 300 anos, em Açores (PT). Além do barreado, o local também é conhecido como terra da cachaça artesanal. Aproveite a viagem e marque uma visita em um dos diversos alambiques do município litorâneo para degustar a bebida.

Para os mais aventureiros, Morretes oferece algumas opções de passeio. Entre eles, o Rio Nhundiaquara, ponto de partida para a descida com boias nas corredeiras. Há também a possibilidade de andar de caiaque no mesmo rio e caminhar pelas trilhas de mata nativa em Porto de Cima. Já para os amantes de montanhismo, o Pico do Marumbi, com oito cumes, oferece diversas opções de escalada com vários graus de dificuldade.
Reprodução: Acervo SEBRAE - Priscila Forone / Paraná Turismo

Reprodução: Acervo SEBRAE - Priscila Forone / Paraná Turismo


Reprodução: Acervo SEBRAE - Priscila Forone / Paraná Turismo

Na Rua das Flores, no centro histórico da cidade, o visitante pode conhecer apreciar a arquitetura colonial, conhecer as diversas lojas de artesanato, o primeiro telégrafo e a casa onde o último imperador do Brasil, D. Pedro II, pernoitou em 1880. É também nessa rua que se encontram os principais restaurantes que servem o barreado.

Acervo SEBRAE - Priscila Forone / Paraná Turismo

Acervo SEBRAE - Priscila Forone / Paraná Turismo

Restaurante as margens do Rio Nhundiaquara

Acervo SEBRAE - Priscila Forone / Paraná Turismo


Retorno                                                                                                                                                    
A volta para casa também pode ser feita de trem. A viagem de retorno parte da estação de trem de Morretes, às 15h, em direção a Curitiba. A BR 277 e a Estrada da Graciosa são opções de volta para quem quer aproveitar mais a cidade, já que o trem tem horário fixo de partida.

Reprodução: Serra Verde Express

Reprodução: Serra Verde Express

Reprodução: Serra Verde Express


Em relação ao clima, a temperatura é mais amena entre os meses de abril e outubro, com média de 23°.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »