Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/02/2020 às 17h36min - Atualizada em 14/02/2020 às 17h36min

Audiolivro: uma nova forma de ler

Como uma grande opção para aqueles que não possuem hábito de leitura, a nova plataforma reforça o interesse em mergulhar em outros mundos através dos livros

Carolina Fim Feliciano - Editado por Rafael Campos
Novas formas de leitura surgem ao longo do tempo, e hoje, a febre do momento é o audiolivro. Seja por praticidade, falta de costume de ler livros físicos ou e-books, o livro falado vem ganhando um público cada vez maior nos últimos anos. Desde a década de 80 já era possível encontrar esse formato de “livro” em fitas K7, hoje, em plena era digital, há diversas plataformas que oferecem o produto.

Segundo pesquisa da plataforma Auti Books, a maior parte do público consumidor do audiolivro são mulheres que ouvem as histórias pelo celular, com a faixa etária entre 25 e 34 anos. Conteúdos sonoros surgem ou se reinventam diversas vezes e de diversas formas. Rádio, CD, ouvir músicas por streamimg, mais recente, o podcast e agora o audiobook, a indústria se renova constantemente e o consumidor tem apresentado um feedback positivo para as empresas que produzem a “nova forma de ler”.

Ouvir um livro em qualquer momento e local tem uma praticidade muito maior do que ler um e-book e, principalmente, um livro físico. O brasileiro não tem o hábito de leitura, o audiolivro realmente se torna uma opção viável para quem não gosta de ler. O grande desafio do ouvinte é conseguir manter a concentração enquanto ouve o livro, a maioria dos consumidores escuta a história ao mesmo tempo que faz outras atividades, e no final tem a sensação de ter “lido” tudo.

Assim como a praticidade é a maior vantagem do audiolivro, a principal desvantagem é não estar realmente lendo. Ler e ouvir são experiências completamente diferentes. Ler um livro necessita de tempo, foco, concentração para ser transportado para o enredo e vivenciar a história, mas atualmente, a disponibilidade de tempo está cada vez mais escassa, as pessoas desenvolveram o costume de serem multitarefas.

Mesmo com a facilidade do audiolivro, a leitura dificilmente será substituída. O ouvir supre a necessidade de tempo e praticidade, mas ler desenvolve senso crítico, traz o contato com a língua portuguesa, faz refletir. Com a sociedade de hoje acelerada, o audiobook realmente é uma ótima opção, por isso, várias plataformas disponibilizam milhares de títulos para o novo mercado que está se formando.

A Ubook, Storytel, Auti books são plataformas que reúnem uma grande variedade de títulos. Com a facilidade de acesso pelo smartphone, ouvir livros é uma nova opção de consumo de conteúdo sonoro. Como uma Netflix de livros, sites oferecem uma assinatura mensal de até R$49,90 para o ouvinte ter acesso a todas as gravações da plataforma. Além dos sites pagos que disponibilizam o audiobook com gravação profissional, é possível encontrar os títulos gratuitamente na internet, com gravações feitas fora de estúdio.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »