Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/02/2020 às 17h21min - Atualizada em 20/02/2020 às 17h21min

Miniaturas Funkos | A cultura pop que marcam épocas

Thaís Santos - Editado por Milena Iannantuoni
Foto: Toys4 Fun/ Reprodução
'“[...] Eles são baixos, mas nos fizeram sonhar alto. Vamos voltar no tempo e conhecer os bastidores. São brinquedos que marcam época"'. Essa frase foi apresentada na trilha sonora da série Brinquedos que Marcam Época (a qual conta a história do cenário da indústria de brinquedos)disponível na Netflix. 

Você certamente já sabe do que estou falando, não é? As miniaturas cabeçudas, de nariz pequeno, olhos arredondados, com pouco mais de nove centímetros de altura, bocas que passam despercebidas e são figuras fofíssimas, rica em detalhes de personagens de seriados, filmes, games, até ícones da música. Eles movimentam o comércio da cultura pop.
 
A saga do Funko Pop, um dos tipos de bonecos colecionáveis mais apreciados pelos fãs, surgiu de acordo com o site Promobit, em 1998 pela companhia americana conhecida como Funko, fundada por Mike Becker com o objetivo de criar brinquedos com baixa tecnologia e explorar lembranças nos compradores.
 
No entanto, a empresa foi vendida em 2005 para Brian Mariotti – atual presidente, que se tornou o responsável pela negociação com grandes estúdios de produção de brinquedos como: Marvel, Disney, DC, Warner Bros, entre outros.
 
Após isso, a produção de Funko Pop que conhecemos hoje (feitos de vinil) ganharam os corações dos colecionadores e destaque no comércio. Os bonecos estão em sites de compras, em exposição de feiras de cultura pop, nas prateleiras, estantes e em muitas casas como decoração. Sem falar ainda nos Funko de chaveiros.

A linha dos bonecos podem variar entre os dorbz, pop, vinil, pelúcia, action figures feito de material PVC e outros modelos. 
 
Como você pode imaginar, o pessoal surtou com as várias versões e com a fofura de cada um deles. Cada Funko possui um valor diferente, o que torna o custo para se obter um deles não tão agradável aos nossos bolsos. Mas com persistência em buscar em lojas físicas ou navegando pela internet é possível encontrar algum com preço mais acessível. 
 
Outro detalhe vai para você que é iniciante do universo geek, tenha calma é fácil se tornar um colecionador do Funko Pop, aqui vai uma dica: tenha pelo menos um personagem favorito em sua prateleira, afinal, o verdadeiro geek precisa ter ao menos um e mais um toque esses nomes como: Bobbleheads, Pops, Pop Vinil ou Funkos são conhecidos por pertencerem a mesma família. É como um encontro entre olhares é amor à primeira vista pelo brinquedo. 
 
REFERÊNCIAS
 
The Shoppers. Disponível em: <https://theshoppers.com/pt-br/fun/que-sao-os-funko-pop-e-onde-comprar/> Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.
 
Jony Games. Disponível em:<https://blog.jonygames.com.br/historia-dos-bonecos-funko-pop/> Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.
 
Super Interessante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-bonecos-pop-funko-mais-raros/> Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.
 
Geek Blast. Disponível em: <https://www.geekblast.com.br/2018/06/fabricando-sorrisos-a-historia-do-funko.html> Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.
 
True Toys. Disponível em: <https://truetoys.com.br/o-que-e-funko-pop/> Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.


True Toys. Disponível em: <https://lojatoys4fun.com.br/blog/funko-pop/> Acesso em: 20 de fevereiro de 2020. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ry':'Banners', 'event_label':'Banner #12 300x70', 'value':'1' }); })();