17/04/2020 às 17h36min - Atualizada em 17/04/2020 às 17h36min

Conmebol mantém formato das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2022

O conselho também decidiu terminar a Libertadores e a Copa Sul-Americana em campo

Fernanda Souto - Editado por Paulo Octávio
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol Foto: NORBERTO DUARTE/AFP / STR

A CONMEBOL reafirmou que o formato das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 está mantido. A decisão foi confirmada após reunião em videoconferência entre o conselho da entidade e presidentes das confederações nacionais nesta sexta-feira (17). Até o momento, o previsto é que a primeira rodada aconteça na data FIFA entre 4 a 8 de setembro.  Como já estabelecido, o torneio terá 18 rodadas e será no formato de pontos corridos com partidas de ida e volta. No entanto, em meio à pandemia ainda há muitas incertezas quanto o começo da sua realização. “Quanto às Eliminatórias FIFA para o Mundial Catar 2022, essa é uma competição da FIFA e, portanto, cabe a mais alta entidade do futebol mundial estabelecer a data de celebração dessa competição classificatória”, disse a Conmebol, em nota.

A Seleção Brasileira iria jogar contra a Bolivía no próximo dia 27 na Arena Pernambuco, mas devido à pandemia do COVID-19 a partida foi adiada para setembro. O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, enfatizou para o Diario de Pernambuco que trata-se apenas de uma previsão ainda sem confirmação oficial. “A Fifa está trabalhando para isso, mas não é definitivo. È apenas um desejo, uma possibilidade”, destacou.

Evandro ainda pontuou que todos os 45 mil ingressos  vendidos antes da suspensão continuam válidos, e os torcedores continuam com seus direitos adquiridos. A CBF abriu um canal de reembolso dos ingressos com valores entre 40 e 400 reais e possibilidade de alteração de acordo com a data futura.

Além disso, o Conselho decidiu que a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana de 2020 devem, a princípio, continuar em campo. Ambos foram interrompidos em suas fases iniciais por causa da pandemia. No entanto, o retorno depende do avanço ou recuo da curva de contágio do Coronavírus nos países sul-americanos. Também foi confirmada a disputa da Copa América nos meses de junho e julho de 2021, na Argentina e na Colômbia. 

Confira a nota:

A CONMEBOL celebrou hoje uma reunião por videoconferência com os membros do Conselho e presidentes das distintas Associações Membro, com o objetivo de analisar e realizar seguimento do impacto que a Covid-19 está gerando no desenvolvimento do futebol continental.

Todos os participantes da reunião concordaram que até o dia de hoje a prioridade continua sendo preservar a saúde da grande família do futebol sul-americano. Portanto, dadas as recomendações atuais de organizações internacionais no campo da saúde pública, bem como as indicações de autoridades sanitárias de cada um dos países das Associações Membro, ainda não foi definida uma data para a retomada da CONMEBOL Sul-Americana e da CONMEBOL Libertadores 2020. Na reunião também foi destacada a determinação da Confederação de finalizar esta edição 2020 de ambos os torneios.

Quanto às Eliminatórias FIFA para o Mundial Catar 2022, essa é uma competição da FIFA e, portanto, cabe a mais alta entidade do futebol mundial estabelecer a data de celebração dessa competição classificatória. Até o momento, a data fixada por este organismo para sua celebração é de 4 a 8 de setembro de 2020, no formato previamente estabelecido.

Os membros do Conselho, juntamente com o Presidente Alejandro Domínguez, confirmaram novamente a celebração da próxima edição da CONMEBOL Copa América em junho e julho de 2021, conforme anunciado pela Confederação nas últimas semanas."

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »