Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/04/2020 às 21h14min - Atualizada em 20/04/2020 às 21h14min

Aplicativos e planilhas digitais para organizar a vida financeira

Wanderson Luiz - Editado por Manoel Paulo
Freepik
Seguindo as recomendações de isolamento social proposto pelo governo federal, para o enfrentamento da COVID-19, é um momento em que muitos brasileiros terão sua renda mensal reduzida ou desempregado.

Com a maior parte da economia do país fechada será um desafio. Segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, 69% dos brasileiros acreditam que vão perder renda nos próximos meses por causa dos efeitos da pandemia. Entre os mais pobres, o percentual é ainda maior: 78% enxergam que o dinheiro irá minguar com a quarentena.

Visualizando essa situação o Lab Dicas de Jornalismo listou cinco aplicativos que podem ajudar as pessoas a enfrentar essa atual situação tentando se manter no azul e se afastar do endividamento e organizar os gastos do dia a dia.

Porque usar um aplicativo de finanças?

Quantas vezes já tentou guardar todos os comprovantes de pagamento de mercado, posto de gasolina, entre tantos outros e esse sistema não deu certo quando foi anotar tudo em um caderno e as contas não batiam.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 68% da população brasileira possui telefone móvel de uso pessoal, dados de 2017. Então o ideal seria usar um aplicativo para facilitar o controle dos gastos e ter uma parâmetro real das contas.

Confere aí:

Organizze 

Perfeito para quem está focado em planejamento, ele gerencia todos os dados financeiros, ele te notifica quando tem contas a pagar e a receber e dá a possibilidade de criar metas de gastos, disponibiliza a função de relatórios de fácil compreensão. Ele funciona off-line e não é obrigatório adicionar os dados bancários. O usuário pode baixar versão gratuita ou paga, para Android e iOS.

Mobills 

Ele é bem intuitivo de fácil compreensão, permite o cadastramento de vários cartões de crédito na mesma interface, assim o usuário pode acompanhar o limite disponível e o valor da fatura, ter o controle das despesas e receitas, visualizando por meio de gráficos e relatório, facilitando o entendimento. O aplicativo disponibiliza categorias de planejamento de metas entre outras funcionalidades. É possível adquirir a versão gratuita ou paga, para iOS, Android e web. 

Fortuno 

Permite adicionar as receitas e despesas a partir da vinculação de contas bancárias e cartões de crédito. Gera um relatório mensal na forma de gráficos e relatórios, e notifica o vencimento de contas a pagar. Apresenta uma plataforma simples e intuitiva, disponibiliza opções de personalização, com diversas cores e criação categorias de gastos. Permite que os dados sejam exportados em planilhas, para fora do aplicativo. Disponível em versões gratuita e paga, mas apenas para Android.

Jimbo

Projetado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é possível o registro e a categorização de despesas do cotidiano, disponibiliza fluxos mensais a partir de gráficos facilitando a compreensão da leitura dos dados.

Ideal para quem deseja se organizar e driblar as dívidas, fazendo um planejamento a longo prazo. Também notifica o usuários com dicas e conteúdos sobre educação financeira. Disponível para Android,  iOS e Windows.

Guiabolso Controle Financeiro

O Guia Bolso é um aplicativo que sincroniza todos os gastos e receitas com as suas contas bancárias e cartões de créditos. É preciso fornecer dados pessoais como login e senha da conta bancária que você deseja sincronizar. Outro recurso do Guia Bolso é que ele consulta seu CPF e busca a melhor opção de empréstimos de acordo com o seu perfil, indicando a opção com a taxa de juros mais baixa. O aplicativo está disponível para Android ou iOS.
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »