Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/04/2020 às 15h42min - Atualizada em 22/04/2020 às 15h42min

Live-action de Cowboy Bebop

Tudo sobre o anime e sua anova adaptação em live-action

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Estúdio Sunrise/ Divulgação: Ei Nerd
A adaptação em live action do aclamado anime Cowboy Bebop ainda não tem data certa para estrear, mas o roteirista e produtor executivo Jeff Pinkner já está planejando uma segunda temporada, ainda não confirmada pelo streaming. Mas você o que é Cowboy Bebop?

Esse é considerado um dos animes mais influentes que existiram. A série original é frequentemente discutida entre os amantes de mangás e animes, e é considerada por críticos como uma das melhores séries animadas de todos os tempos.
 
Com cenários incríveis e personagens profundos, além de muito bem trabalhados, combinado com a ótima fluidez da trama o western sci-fi que explora vários conceitos filosóficos, incluindo existencialismo, solidão e tédio.

Tornou-se popular no Japão e posteriormente nos outros países, alcançando o sucesso global. A nota da série no Rotten Tomatoes é de 100% da critica e 96% do público em geral.
 
crítico cultual e escritor Kyle Mills, resumiu a obra como: “Independentemente da mídia, seja televisão com atores. Filmes ou animação. Cowboy Bebop é um dos mais finos exemplos de narrativa já criados”, e Mills estava certo...
 
A TRAMA DA ANIMAÇÃO

Cowboy Bebop é um anime dirigido por Shinichiro Watanabe com roteiro de Keiko Nobumoto e produzido pelo Estúdio Sunrise. Criado em 1998 o anime conta com 26 episódios, Bebop é uma animação que mistura a estética de filmes de Western
com Sci-Fi e Film noir, e isso é tão bem feito que cria praticamente um gênero em si mesmo.

Fonte: Estúdio Sunrise/ Divulgação: Poltrona Nerd


Essa animação quebrou as barreiras do entretenimento e tornou um marco nas animações, por trazer mensagem muito fortes sobre nossas vidas, tudo isso tendo como de fundo uma aventura espacial cheia de armas, naves e caçadores de recompensas.

A trama se passa no ano de 2071, época em que a humanidade vive em uma era espacial, onde o céu não é mais o seu limite. Mas em 2001, um acidente com um portal astral entre Terra e a Lua aconteceu o que causou uma devastação no planeta. Além disso, devido à chuva intensa de meteoros na Terra, o ser humano teve que sair de seu local e explorar novos pontos do sistema solar, e colonizou planetas vizinhos.

Tudo expandiu bastante perante essas mudanças, mas o que o índice de criminalidade, fator causado pela colonização massiva da Via Láctea, o que causou a dificuldade policial de poder vigiar todos os cantos. Por causa desses fatores, os órgãos policiais sem ter escolha, optaram por fazer uma espécie de projeto de lei que lhes ajudassem, com isso foi autorizado o trabalho de caçadores de recompensas para capturar bandidos foragidos ou procurados pelas autoridades, são os conhecidos como "space cowboy".

Nesse contexto surge a dupla formada por Spike Spiegel e Jet Black, que sobreviviam caçando bandidos e recebendo o prêmio por sua captura. Em uma de suas missões eles conhecem e adotam Ein, um cão geneticamente modificado, que contém uma inteligência inimaginável; a endividada Faye Valentine, vigarista que vivia de furtos e golpes, mas acabou por se juntar com o grupo e a órfã Edward, um jovem garota que carrega dotes de programação e hacking. Juntos, eles se tornam a tripulação da espaçonave Bebop. Unidos contra o que for, seja um inimigo, até mesmo um problema psicológico e emocional.

Além disso, tem excelentes perseguições de naves e combate corpo a corpo. Mas ação na trama, tanto em combate quanto em tiroteios não são exageradas, são meticulosamente pontuais em cada episódio. Porém em todas as vezes é dosada com os momentos mais calmos, formando mais uma vez uma narrativa cinematográfica sem igual.

Fonte: Estúdio Sunrise/ Divulgação: Honk News


A serie como um todo, tem um começo, meio e fim. Mas cada parte tem sua trama única também. Deixando assim, a narrativa completamente solta. Além disso capa episódio tem um leve estilo diferente, que calculadamente faz parte de um conjunto completo. E isso acontece de forma proposital, já que cada parte da trama traz, além do diretor chefe, um outro diretor convidado diferente. O que faz com que o estilo próprio de cada um seja refletido na história.

A trama começa focando bastante nas caçadas, e em como é difícil viver disso. Porem em pouco tempo, a serie começa a focar cada vez mais em cada um dos tripulantes da Bebop. Então mais do que a história em si. O anime traz o desenvolvimento humano. 

Cowboy Bebop é futurista e cheio de tecnologia, mas paralelamente é um universo com extrema pobreza e antiguidade. Os planetas apresentados representam com detalhes esses aspectos da vida. Mostrando de um lado grandes cassinos e do outro catadores de lixo. Além de ilustrar eu apesar da evolução tecnológica da humanidade, os homes vivem recorrendo a xamas em vários momentos. Com lugares antigos e carros clássicos em meio a neves espaciais e portais astrais. E isso nos leva ao tema central da série. O tempo! Principalmente as relações de passado, presente e futuro. 

Já que as vidas de cada um dos personagens principais são movidas por ações do passado, seja alguns por estarem fugindo dele, e outros que estão o buscando incansavelmente. Isso faz que que a trama tenha autos e baixos, assim com a vida real, e leva a serie como um todo ao final bastante emocionante e devastador. Com a mensagem final de: You’re gonna carry that weight (Em uma referência a música “Carry That weight”, dos The Beatles). Indicando que agora, cabe a você próprio carregar esse peso, e deixar o passado para traz enfrentando seus erros passados.

Tudo isso cria um faroeste futurista das galáxias, deixando o anime atemporal. Cowboy bebop aborda a condição humana, o peso das ações passadas, as consequências de enfrentar nossas próprias atitudes e como se deve sempre, seguir em frente. E mesmo tendo sido criado a mais de 20 anos, vale muito a pena de ser assistido ainda hoje.


OS PERSONAGENS

Fonte: Estúdio Sunrise/ Divulgação: Legião dos Heróis. Da direita para esquerda: Jet; Spike; Faye; Edward e Ein


Se tratando de Cowboy Bebop, precisamos conhecer cada um dos protagonistas, já que todos são de suma importância para o desenvolvimento da história. Com o passar dos episódios, é perceptível o quanto que os personagens se unem, aprendendo uns com os outros sobre a vida, existência, entre outras questões que fazem parte da vivência do ser humano comum, com seus problemas, depressões e mágoas. E no processo todos vão se tornando essa pequena “família” de excluídos.

 
  • SPIKE SPIEGEL
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Spike nasceu em Marte, já teve algum envolvimento com a máfia chinesa no passado, é dotado de grandes habilidades em artes marciais, além de uma grande inimizade com um criminoso chamado Vicious. A série não fala o que fez e ele se unir a Jet Black, mas com o tempo eles se tornam grandes amigos, e logo viram caçadores de recompensas. A maior parte do tempo aparece vestindo um terno azul e uma camisa amarela. É um fumante compulsivo, e vive reclamando das coisas, mesmo assim continua sendo um personagem bastante carismático e divertido, apesar de carregar um grande posso.
  • JET BLACK
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Jet é atualmente caçador de recompensas, mas no passado trabalhou na ISSP (Inter-Solar System Police), onde era investigador. Após ser deixado pela mulher e traído por um parceiro de equipe em um incidente que o faz perder o braço, ele fica desiludido com a corrupção dentro da polícia e decide virar caçador de recompensas. Desde o início, mostra ser uma pessoa bastante inteligente e sábia, ele sempre dá conselhos para as pessoas quando necessitam. Mesmo tendo uma aparência forte, ele demonstra ser um personagem bastante amoroso, considera todos os tripulantes da nave como sua família.
  • FAYE VALENTINE
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Faye é uma caçadora de recompensa e membro da tripulação da Bebop. Por ter problemas financeiros, ela levou uma vida criminal, dando a quem capturá-la uma grande recompensa. Ela é na verdade, bem mais velha do que parece, por ter ficado por muito tempo congelada em criogenia. E a ao acordar ele não se lembra de nada que aconteceu no seu passado, e no presente não existem mais registros sobre como ela chegou ali ou quem ela era. Mas ao acordar ele descobre que deve uma fortuna em dinheiro para, pelo tempo que foi mantida em animação suspensa. Então ela passa a buscar resposta sobre seu passado.
 
  • EDWARD WONG
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Edward, mais conhecida como Ed, é o membro mais jovem da tripulação, com apenas 13 anos. Ela tem grandes habilidades de hacking e gosta de travessuras. Foi deixada em um orfanato por seu pai quando bebê. Assim que pode, resolveu fugir para conquistar sua liberdade, arrumou serviços de hacking, ganhando uma boa reputação. Em um certo dia, ajuda a equipe da Bebop a rastrear um hacker foragido, em troca da garota entrar na equipe. Após resolver o caso, a tripulação tenta voltar atrás com a sua promessa, mas Ed usa suas habilidades de programação para controlar a espaçonave, levando todos juntos para o espaço. Com o tempo cria grandes laços de amizade com a tripulação.
  • EIN
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Ein é um cão geneticamente modificado para ter uma grande inteligência. Ele é encontrado por Spike no meio de uma missão, mas acaba ficando sempre junto de Ed, já que a garota consegue entender o que o cachorro fala, mostrando a força de sua amizade. Apesar de sua grande inteligência, não pode falar, limitando suas habilidades, mas não deixando de ser importante para a equipe. Ao longo da série, demonstra suas virtudes, seja fazer um movimento calculado até descobrir o culpado de um crime. Seu nome Ein, é uma homenagem ao físico teórico alemão, Albert Einstein.
 
REFERÊNCIAS E SIGNIFICADOS

Fonte: Estúdio Sunrise/ Divulgação: Animo


Referencias a cultura Pop, principalmente a ocidental, são extremamente recorrentes no anime, mesmo sendo uma obra originalmente japonesa. Com muita base em ficção cientifica hollywoodiana. E é claro a música norte americana, principalmente nos movimentos do jazz da década de 1940.
 
Com altas dozes de Blues e Jazz. Além de todos os episódios fazerem referências diretas a estilos musicais ou até mesmo a nomes de músicas especificas como: A rainha Heavy Metal, A valsa para vênus, Júpiter Jazz, Cowboy Funk, Mushroom Samba ou Bohemian Rhapsody. Enfim todos...
 
A música dá o tom de todo o anime. Gerando um clima melancólico e de solidão no ritmo do Jazz, batidas fortes e temas únicos, algo nuca visto em um anime antes.
 
A trilha sonora da animação é composta por Yoko Kanno. O próprio nome da série traz a palavra Bebop, que é um estilo mais urbano dentro do Jazz, que ao contrário de usar grandes grupos de músicos, geralmente eram feitos por quartetos.

Fonte: Estúdio Sunrise/ Divulgação: Bunk Pop. Os três personagens


Existem três personagem no anime que se chamam respectivamente Antônio, Carlos e Jobim. Que é o nome verdadeiro do músico brasileiro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Popularmente conhecido apenas por Tom Jobim.
 
ADAPTAÇÃO DA OBRA

Baseado na versão audiovisual, foram criadas duas séries de mangás, que não agradaram muito os leitores. Além disso teve um filme, lançado no ano de 2001 trazendo uma aventura a parte. Forma produzidos ainda jogos de videogame para Playstation 1 e 2.

Mas a Netflix anunciou o Live action da obra em novembro 2018. O projeto será uma coprodução entre Netflix e Tomorrow Studios, com parceria da Sunrise Inc., produtora original da animação. Terá ainda, consultoria do próprio Shinichiro Watanabe, que dirigiu a obra original Além disso, o primeiro episódio vai contar com roteiro de Christopher Yost, conhecido pelo seu trabalho em "Thor: O Mundo Sombrio" e "Thor Ragnarok", ambos do UCM. A adaptação terá 10 episódios na primeira temporada. O elenco principal conta com John Cho como Spike Spiegel, Mustafa Shakir como Jet Black, Daniella Pineda como Faye, e Alex Hassell como Vicious. O personagem de Edward ainda não teve ator revelado.  

Fonte: Estúdio Sunrise/ Divulgação: Geeks In Action

 
Mas apesar de alguns fãs esperavam ansiosamente pela série outros estão com os dois pés atrás com a produção. Já eu se tratando de live-action de animações é uma verdadeira loteria.

Porém, em outubro de 2019 o ator John Cho, que atua como protagonista da série, sofreu um acidente durante as gravações, o que fez com que toda a produção fosse parada por um período que duraria de sete a nove meses. E para piorar, com a situação global atual causada pelo novo coronavírus, as gravações foram pausadas indefinidamente.

Em uma entrevista concedida por John no começo das filmagens ele disse: “Não terminamos ainda, mas está muito legal. É um material único. Tem uma vibração única”, relatou o ator. John Cho, que é mais conhecido por seu papel como Sulu no mais novo Star Trek Films, e por seu papel em Harold na franquia Harold and Kumar. O ator revelou que ainda que se concentrou no material de origem para fazer o seu trabalho.

A adaptação live action da série ainda pode demorar para estrear, mas o roteirista e produtor executivo Jeff Pinkner já está planejando uma segunda temporada, ainda não confirmada pelo streaming, revelou o site The Observer.
 
Mesmo as gravações interrompidas não impediram os produtores de produzir. Pinkner (que trabalhou em Lost e que também vai escrever o roteiro do live-action de One Punch Man) está ansioso para voltar a trabalhar na série, que ele espera agradar tanto os fãs do anime original, quanto os novos espectadores que não tiveram contato com a primeira obra.
 
“Eu estou muito empolgado com a nossa oportunidade de pegar esse anime icônico e dar vida a ele”, disse Pinkner ao Observer antes de seguir para um “bloco de anotações” com planos para uma segunda temporada.
 
“Eu acho que nossos atores são espetaculares. O mundo que estamos criando na Nova Zelândia, para o qual estamos empolgados em voltar o mais rápido possível, é uma visualização dinâmica e divertida desse anime insano. Eu acho que porque nós temos esses episódios de uma hora, temos a oportunidade de pegar o anime e meio que aprofundar e dimensionar o material de origem. Realmente conte histórias ambientadas nesse mundo de uma maneira que, espero, não apenas encantar os fãs de anime, mas expor um monte de novas pessoas ao mundo de Cowboy Bebop, o incrível trabalho de Yoko Kanno. É uma delícia. É totalmente diferente de Lost em todos os sentidos, mas tem sido uma alegria.”, concluiu o executivo.

Fonte: Estúdio Sunrise/ Divulgação: Animation Magazine


Cowboy Bebop é relativamente popular nos EUA desde que se tornou o primeiro anime a ser retransmitido no país pelo Adult Swim. O universo do desenho também tem fácil aceitação no Ocidente porque a ambientação futurista cibernética, tipicamente japonesa, com temas e gêneros ocidentais.
 
Alex Garcia Lopez (Demolidor) vai dirigir os dois primeiros episódios, que ainda não tem data de lançamento.

Agora só nos resta esperar, e torcer para que a adaptação realmente honre o anime e traga tudo de bom que ele tem.



REFERÊNCIAS:  

A história de: Cowboy Bebop. NERD ALL STARS - YOU TUBE. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=HQP6QQ4Xybw> Acesso em 18 de abril de 2020

Tudo Sobre Cowboy Bebop – Especial Bunka Pop. BUNKA POP – YOU TUBE. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=qVfnnUA8110> Acesso em 18 de abril de 2020

O Anime Obrigatório Pra Qualquer Otaku! | Cowboy Bebop. GABI XAVIER – YOUTUBE.
Disponível. em: <https://www.youtube.com/watch?v=AyuJASFyKkY> Acesso em 18 de abril de 2020

Cowboy Bebop | Produtor da adaptação já planeja 2ª temporada da série. OMELETE. Disponível em:
<https://www.omelete.com.br/netflix/cowboy-bebop-netflix-segunda-temporada> Acesso em 18 de abril de 2020

'Cowboy Bebop' da Netflix já está planejando a segunda temporada. OBSERVER. Disponível em:
<https://observer.com/2020/04/netflix-cowboy-bebop-season-2-live-action-john-cho/> Acesso em 18 de abril de 2020

Cowboy Bebop e Xamanismo. MEDTEORO BRASIL. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=HOKdzQTYQyo> Acesso em 20 de abril de 2020

Atualização do Cowboy Bebop: O coronavírus está atrasando a criação e o lançamento da primeira temporada? HONK NEWS. Disponível em:
<https://honknews.com/cowboy-bebop-update-is-coronavirus-delaying-the-making-and-release-of-season-1/35624/> Acesso em 18 de abril de 2020

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »