Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/04/2020 às 14h31min - Atualizada em 23/04/2020 às 14h31min

Coronavírus faz São Caetano abandonar disputa da Série D

Pedido de desistência seria para assegurar saúde financeira do clube; EC São Bernardo pode herdar a vaga

João Felipe Carvalho - Editado por Paulo Octávio
São Caetano garantiu vaga na Série D após título da Copa Paulista de 2019 (Foto: Anderson Rodrigues/FPF)

A pandemia do Coronavírus já começa a afetar os planos de alguns clubes de futebol do Brasil. O São Caetano anunciou, nesta quarta-feira (22), que não disputará a Série D do Campeonato Brasileiro em 2020. O clube encaminhou um ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) para colocar a vaga, conquistada com o título da Copa Paulista de 2019, à disposição. Segundo o documento, os problemas econômicos causados pela COVID-19 impedem que o clube jogue o campeonato e cumpra obrigações como o pagamento de salários, por exemplo. A competição tinha início agendado para maio, mas a pandemia paralisou todas as atividades esportivas no país e deixou a disputa sem data para começar.

Com a desistência do Azulão, a FPF entrou em um impasse para definir o substituto. Vice da Copa Paulista, o XV de Piracicaba já foi eliminado da Copa do Brasil, para o Juventude, e usou a vaga preterida pelo campeão, que poderia escolher qual campeonato disputar -- o vice fica com a vaga remanescente. O Mirassol, terceiro colocado, já está garantido na Série D. Com isso, o lugar seria do EC São Bernardo, atualmente na Série A3 Paulista. A Federação já contatou o clube sobre o direito à disputa do torneio, mas a equipe do ABC Paulista ainda não confirmou presença  já que a diretoria pretende se reunir na quinta-feira (23), para verificar se tem condições financeiras para jogar. Caso o EC São Bernardo recuse o convite, o Comercial, atual quinto colocado da terceira divisão de São Paulo, seria o escolhido. A equipe de Ribeirão Preto já sinalizou que pretende jogar a competição. Outro problema está no regulamento da Série D. O documento diz que o pedido de desistência deve ser feito a até 50 dias para o início da competição. Caso contrário, será considerado W.O. Porém, como não há data prevista para o torneio começar, a FPF não sabe se poderá, ou não, trocar o participante. Nem a Federação Paulista, nem a Confederação Brasileira de Futebol informaram sobre uma possível punição ao São Caetano.

A CBF mudou o formato da Série D para o ano de 2020. No lugar de 17 grupos com quatro equipes, adotou-se oito grupos com oito participantes e uma fase preliminar com mais oito times e quatro classificados para a fase de grupos. Com isso, o mínimo de jogos por clube passou de seis para 14. Para ficar com o troféu, o campeão entrará em campo 24 vezes. Caso venha da primeira fase, o número sobe para 26. Para figurar entre os quatro clubes promovidos à Série C de 2021, a equipe fará entre 22 e 24 confrontos.

O São Caetano já foi finalista da Série A do Brasileirão, em 2001, e da Libertadores, no ano seguinte. Acabou derrotado por Athletico e Olimpia-PAR, respectivamente. Hoje, após uma série de rebaixamentos e uma crise financeira, ocupa a sexta posição da Série A2. Já o EC São Bernardo foi fundado em 1928 e pode figurar em uma competição nacional antes mesmo de chegar à elite paulista, diferente do homônimo São Bernardo FC, de 2004.

Confira a nota do São Caetano, enviada à Federação Paulista de Futebol:

"Em virtude da pandemia do Covid-19, o São Caetano Futebol Ltda encaminhou ofício nesta quarta-feira, junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), solicitando a sua desistência da Série D do Campeonato Brasileiro. Competição que estava programada para iniciar em maio.

Esta foi uma medida bastante pensada e extrema, que infelizmente precisou ser tomada, em decorrência dos problemas e todas as incertezas que envolvem o futebol brasileiro e o seu calendário de competições.

Queremos desta forma preservar a saúde financeira do clube em um momento de grande dificuldade para honrar compromissos já estabelecidos com jogadores, comissão técnica e todo o quadro de funcionários."


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »