Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/04/2020 às 17h31min - Atualizada em 23/04/2020 às 17h31min

Conheça Duna, livro que deu origem ao filme de Denis Villeneuve

Filme está previsto para chegar aos cinemas no fim de 2020

Beatriz Neves - Editado por Bárbara Miranda

Recentemente nós fomos apresentados às primeiras imagens do filme Duna, ficção científica prevista para ser lançada no final do ano. O longa é dirigido por Denis Villeneuve (A Chegada) e possui um elenco de peso, como Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Jason Mamoa e Oscar Isaac. O filme é uma adaptação do livro homônimo de 1965, escrito por Frank Herbert e considerado uma obra seminal, já que que inaugurou uma nova forma de se pensar histórias do gênero além de inspirar outros autores.

O enredo tem como protagonista Paul Atreides, um jovem que pertence à uma das principais casas nobres de um futuro distante. Aqui, o mundo não é mais como conhecemos: a humanidade se espalhou pelo universo e a sociedade é sustentada por quatro organizações principais, o imperador, as casas nobres, a Guilda Espacial e as Bene Gesserit. Quando seu pai é forçado a governar o planeta Arrakis (conhecido como Duna), Paul precisa se mudar com a família. Duna é um grande deserto, praticamente sem água. Lá vive um povo guerreiro, os fremen, fora os vermes gigantes que caçam e destroem qualquer coisa que invada seu território.

O deserto também é o único local que possui a especiaria, essencial para viagens espaciais, sendo portanto, o recurso mais valioso existente. Após alguns acontecimentos, Paul se une à uma tribo local a fim de lutar contra o governo tirano que explora os habitantes. 

Frank Herbert criou um mundo fantástico, personagens interessantes e uma história que prende o leitor desde as primeiras páginas, mas não é só isso: a narrativa é tão envolvente que abriu as portas para o desenvolvimento de diversos outros produtos da cultura pop. Ao descrever um mundo futurístico, o autor não se preocupou em inserir na trama diversos aparelhos tecnológicos (algo que era comum na época). Mas um mundo em que as pessoas têm medo de usar computadores. Assim, uma enorme  influência para produções futuras como Star Wars. 

Duna já teve outra adaptação para os cinemas em 1984, com a direção de David Lynch. No entanto, o filme não agradou aos fãs por conta das diferenças da história original. Denis Villeneuve irá dividir a obra em duas partes, e as imagens divulgadas restauraram as esperanças dos fãs.
 

REFERÊNCIAS

OMELETE, Duna | Entenda a influência do livro no mundo da ficção científica. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/duna/duna-influencia-ficcao-cientifica>. Acesso em: 21 de Abril de 2020.

Poltrona Nerd, Resenha: Duna, de Frank Herbert. Disponível em:<https://poltronanerd.com.br/livros/resenha-duna-de-frank-herbert-72635>. Acesso em: 21 de Abril de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »