Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/04/2020 às 11h22min - Atualizada em 27/04/2020 às 11h22min

Veja alguns 'spin-offs' cancelados da TV

Derivados de Friends a Supernatural

Ernandes da Silva - Editado por Fernanda Simplicio
Divulgação: The CW

Spin-off ou spinoff é o termo dado quando há uma derivação ou ramificação de produto já existente. Tais como pode acontecer de ser de um livro, um filme, um quadrinho, um programa de televisão ou rádio, um videogame, uma empresa, ou um grupo musical. No universo das séries de TV, com o intuito de continuar as histórias que conhecemos ou mostrar outras histórias com alguns personagens apresentados anteriormente na série de origem e assim também expandir aquele mundo criado. Porém, os spin-off nem sempre funcionam tão bem e acabam por serem cancelados. E você confere alguns deles a seguir:
 
Once Upon A Time in Wonderland (2013 – 2014)
 
Fonte: Divulgação - ABC
Também criada pela dupla Edward Kitsis e Adam Horowitz, esse spin-off de Once Upon A Time (2011 – 2018) é inspirado no livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol. Ela explora personagens e elementos dos contos de fadas que estão presos no nosso mundo, focando na Alice retornando ao País das Maravilhas, o qual já havia sido introduzido anteriormente, no Gênio da Lâmpada, Jafar, Coelho Branco, Valete de Copas e outros personagens das histórias clássicas.
A série teria originalmente 17 episódios, contudo ela não conseguiu cativar tanto quanto a série-base e devido à baixa audiência foi cancelada pela ABC. Ela ainda finalizou sua primeira e única temporada com 13 episódios.

Pretty Little Liars: The Perfectionists (2019)

 
Fonte: divulgação - Freeform
Baseada na duologia homônima escrito por Sara Shepard,que também escreveu a série de livros que deu origem a Pretty Little Liars (2010 – 2017). A trama de Pretty Little Liars: The Perfectionists gira em torno de um grupo de três estudantes que lutam com o estresse de serem perfeccionistas. Depois de um assassinato na cidade de Beacon Heights, cada uma delas esconde um segredo, uma mentira e precisa de um álibi. Ela traz duas personagens de PLL, a Alisson DiLaurentis e a Mona Vanderwaal.
O anúncio de seu cancelamento foi dado pela Variety, o motivo que pode ter levado a isso foi a disputa pela audiência americana. A série da Freeform era exibida no mesmo horário que Riverdale, da The CW, o que não tinha um público tão grande quanto o de Riverdale. Assim, não foi renovada para uma segunda temporada e deixou alguns pontos em aberto.

 
Joey (2004- 2006)
 
Fonte: divulgação - NBC


Quando Friends, um dos maiores fenômenos mundiais da TV, chegou ao seu fim em 2004, a NBC decidiu lançar uma série derivada com um dos amigos protagonista seis meses depois, o Joey. Ela se situa em Los Angeles,  com a presença do nosso querido Joey Tribianni, que tenta alavancar de vez a sua carreira de ator e morando com Gina, a sua irmã e o seu sobrinho, Michael.
A história não agradou tanto os fãs de Friends que não viam tanto o personagem conhecido antes assim, além de ignorar os outros personagens de Friends que ficaram em Nova Iorque. Com isso, os índices de audiência foram caindo ao longo dos episódios até que o estúdio decidiu cancelar o programa após sua segunda temporada.

 
Wayward Sisters
 
Fonte: divulgação - The CW
Após a tentativa de inicial um projeto chamado Supernatural: Bloodlines, no 20º episódio da nona temporada de Supernatural (2005 – 2020), a emissora The CW decidiu tentar novamente outro derivado com uma premissa parecida, chamado de Wayward Sisters.
Assim como o seu anterior, o piloto da série foi ao ar no 10º episódio da décima terceira temporada do programa - Supernatural. Entretanto, o presidente da The CW, desistiu de produzir o projeto.  Quando questionado sobre a decisão, Mark Pedowitz respondeu o seguinte:
"Nós tivemos muitos projetos incríveis este ano. Somos grandes fãs das personagens (de Wayward Sisters) e suas intérpretes, mas sentimos que o show não chegou onde queríamos, criativamente falando. Esperamos que as atrizes sigam aparecendo como convidadas especiais de Supernatural. Porém, vimos mais potencial em Legacies."
A trama principal iria acompanharia a personagem e um grupo de jovens mulheres que perderam os pais devido à causas sobrenaturais. Sob o treinamento e proteção da xerife Jody Mills, elas se tornariam uma equipe de caçadoras de monstros.

Os projetos derivados tem grande chance de serem um absoluto sucesso como foi The Originals (2013 – 2018)Better Call Saul (2015
 – ), Os Simpsons (1989 – ), e sim, a família amarela é um spin-off de The Tracey Ullman Show, que foi ao ar entre 1987 e 1990. Ou como vimos, de não conseguirem alcançar o sucesso como os programas que inspiraram as suas criações, seja por não ser o momento certo para investir nele, ou questão de não ter uma trama forte e envolvente. A verdade é que mesmo sendo um sucesso ou não os spin-off alegram os corações dos fãs.

 
REFERÊNCIAS 
O que é SPIN-OFF? Ficcionário #03. mikannn. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0hlTKUltcSM>. Acesso em: 27 de abril de 2020.

AdoroCinema - Deadline. Once Upon a Time in Wonderland é cancelada. AdoroCinema, 29 de março de 2014. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-105959/>. Acesso em: 24 de abril de 2020. 

CANHISARES, Mariana. The Perfectionists é cancelada após uma temporada. Omelete, 28 de setembro de 2019. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/the-perfectionists-cancelada>. Acesso em: 24 de abril de 2020. 

SABBAGA, Julia. Entenda o fiasco de Joey, o derivado de Friends que o mundo quer esquecer. Omelete, 07 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/friends/joey-derivado-de-friends>. Acesso em: 24 de abril de 2020. 

FIGUEIRA, João Victor. Supernatural: após fracasso de Bloodlines, canal planeja outras séries derivadas. AdoroCinema, 15 de maio de 2014. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-107506/>. Acesso em: 24 de abril de 2020.

VIANNA, Katiúscia. Wayward Sisters: Chefão da CW revela motivo para não seguir em frente com spin-off de Supernatural. AdoroCinema, 17 de maio de 2018. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-140262/>. Acesso em: 24 de abril de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »