Seleção Brasileira após vencer os Jogos Olímpicos de 2004. Foto: reprodução/ Agência O Globo
A Seleção Brasileira de 2004 marcou a história do vôlei masculino. Neste ano, a seleção formada por Bernardinho conquisstou dois titulos importantes e nas duas finais o rival foi a Itália. A Liga Mundial, em julho, e no mês seguinte faturou a medalha de ouro nos Jogos olímpicos de Atenas. A equipe era formada por Giba, Dante, Ricardinho,Gustavo, Serginho,Nalbert, Giovane, Maurício, André Heller, Rodrigão, André Nascimento e Anderson. Era um time unido que dava orgulho aos brasileiros.
Na Liga Mundial, organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a equipe depois de passar pela fase de grupos, venceu a Bulgária por 3 x 1 e a Sérvia por 3 x 0. O clube de Bernardinho encarou e venceu a Itália na grande final por três a um com parciais de 27/25, 25/19, 27/25 e 25/17. O triunfo motivou a equipe para às Olimpíadas.
Nesse torneio, após a fase de grupos, o Brasil derrotou a Polônia, nas quartas de final, por 3 x 0. Os dois primeiros foram apertados, e a seleção venceu por uma pequena vantagem: 25 a 22 e 27 a 25 para os brasileiros. Já no terceiro set, o triunfo por 25 a 18 foi mais folgado. Na semifinal, passou pelos Estados Unidos e, pela segunda vez no ano, a Seleção Brasileira foi para mais uma final contra a Itália. O dia 29 de agosto foi um domingo de glória e muita felicidade para a família Bernardinho e para os brasileiros. Os italianos tinham o melhor bloqueio do mundo, com isso os brasileiros apostaram na tática e rapidez. No primeiro set, a seleção mostrou que foi para vencer e ganhou por 25 a 15. O segundo set foi bem apertado e mostrou a força dos finalistas. Itália ganhou por 24 a 22. No terceiro set, com grandes ataques de Ricardinho e a força de Giba, a equipe brasileira venceu o set por 25 a 20. O quarto set foi difícil como o segundo. Mas o Brasil saiu na frente com um ou dois pontos a mais e venceu o set e o jogo por 3 x 1.Assim, a seleção fechou um ano especial com mais um título e mais um outro para a coleção.
Final dos Jogos Olimpícos. Canal: Anna Laryssa Souza. Imagens: TV Globo