Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/05/2020 às 14h43min - Atualizada em 11/05/2020 às 14h43min

DREAM TEAM 92: O inesquecível time comandado por Jordan e companhia

Essa foi uma das melhores seleções de basquete de todos os tempos

Juan Pablo - Editado por Paulo Octávio
Dream Team do basquete 1992 — Foto: AP
A seleção americana de basquete masculino entrou para história nas Olimpíadas de Barcelona em 1992. Após mudança no regulamento os atletas da NBA puderam atuar nos jogos Olímpicos. Isso possibilitou que os EUA levasse uma seleção de jogadores de altíssimo nível com Michael Jordan e com o esquadrão de nível All Star como - Scottie Pippen, Larry BirdCharles BarkleyMagic Johnson. Eles alcançaram uma campanha histórica, bateram recordes e conquistaram a medalha de ouro olímpica.

Anteriormente, jogadores profissionais eram impedidos de atuar em competições oficiais da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Consequentemente, os atletas da NBA (National Basketball Association) estavam fora da disputa. Com isso, exigiam que a seleção norte-americana utilizasse jogadores de colegiais. Isso mudou após derrotas para o Brasil na final do Pan de 87 para o Brasil e para URSS na Olimpíada de 1988. Posteriormente, Brislav Stankóvic, secretário da FIBA, conseguiu a autorização para que atletas da liga norte-americana pudessem participar das competições internacionais e dos jogos olímpicos. O fator crucial foi a aproximação do comissário da NBA, David Stern.
 
Autorizados, os EUA escolheram Chuck Daly, o técnico do Detroit Pistons. para comandar a seleção. Ele tinha a experiência em administrar um grupo com grandes estrelas e vaidades, pois liderava o clube conhecido de Bad Boys. Pelo Detroit, ele conquistou dois títulos consecutivos, nos anos de 1989 e 90.

A CAMPANHA DO OURO
Pela fase preliminar, derrotou  AngolaCroáciaAlemanhaBrasilEspanha. Já nas quartas de finais, eliminaram o Porto Rico. Nas semifinais não tiveram dificuldades para bater a Lituânia e passaram sem dificuldades. Na grande final, que valia o ouro olímpico, novamente a seleção norte-americana encarou a equipe da Croácia. Na decisão eles ganharam com autoridade e mostraram o alto nível do basquete mundial.

RECORDES
EUA ganharam todas partidas e não perderam nenhum período de jogo. A menor vantagem que a estabeleceu em um jogo foi de incríveis 32 pontos.

OS PONTUADORES DO DREAM TEAM
Os jogadores da seleção que fizeram mais pontos foram Charles Barkley  com 144 pontos, seguido por Michael Jordan, 119 pontos; Karl Malone, 104 pontos; Chris Mullin, 103 pontos; e Clyde Drexler que fez 84 pontos.
 



  Final entre EUA x Croácia. Canal: Olympic

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »