Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/06/2020 às 15h15min - Atualizada em 23/06/2020 às 15h03min

Alex Zanardi sofre acidente em maratona paralímpica

Em 2001, o italiano perdeu as pernas em acidente na Fórmula Indy

Bianca Costa - Editado por Paulo Octávio
Alex Zanardi comemora medalha de prata no ciclismo de estrada na Paralimpíada Rio 2016 — Foto: Reuters

O multicampeão paralímpico e ex-piloto de Indy e F1, Alex Zanardi, sofreu um acidente no último dia 19 durante uma maratona festiva que reúne atletas paraolímpicos em bicicletas de mãos (handbike) na Itália.  Segundo testemunhas, Zanardi invadiu levemente a pista oposta e foi atingindo por um caminhão, que tentou desviar do atleta, mas não conseguiu. O grupo de ciclistas eram escoltados pela polícia, e o ex piloto vinha em última posição. O italiano foi resgatado de helicóptero e levado ao hospital Le Scott em Siena na Itália e passou por dois procedimentos cirúrgicos de quase três horas devido ao traumatismo craniano. 

Em boletins, os médicos relatam que Zanardi segue em situação estável, mas grave. O atleta paraolímpico tem quadro neurológico sério devido a lesão na cabeça e que continuará sedado provavelmente pelos próximos 15 dias. Sabino Scolleta, diretor da ala de terapia intensiva onde Zanardi se encontra, afirmou que o ex-piloto pode ter sofrido lesões severas em um de seus olhos e que consequentemente é capaz de perder a visão. 

 

"Alex Zanardi permanecerá sedado por 10 a 15 dias. Não sabemos quanto do coma é devido às drogas e quanto às suas condições neurológicas. Condições de estabilidade nos parâmetros cardiorrespiratórios e metabólicos. O quadro neurológico permanece inalterado em sua gravidade. O paciente permanece sedado, intubado e ventilado mecanicamente. Quaisquer reduções na sedo-analgesia, para a avaliação do estado neurológico, serão consideradas a partir da próxima semana. O prognóstico permanece confidencial", informou o boletim médico.  

 

O neurocirurgião Giuseppe Olivieri comentou que só conseguirá fazer uma análise mais profunda das sequelas do ex-piloto quando e se ele acordar.  "Nós informamos que o paciente, que passou por uma cirurgia cerebral delicada na noite de 19 de junho e foi subsequentemente transferido à Unidade de Terapia Intensiva, apresenta parâmetros hemodinâmicos e metabólicos estáveis. Ele está intubado e com respiração artificial. O quadro neurológico segue grave” - disse. 

 
Carreira de Alex Zanardi 

Zanardi teve uma carreira discreta na F1, mas brilhou no CART na categoria Indy. Foi bicampeão em 1997 e 1998 e terceiro colocado em 1996. Ele conquistou 15 vitorias e subindo ao pódio 27 vezes. Em 2001, ele sofreu um grave acidente em uma etapa na categoria disputada em Lausitzring, na Alemanha. Alex Zanardi bateu no muro, ficou atravessado na pista e foi atingindo pelo carro do canadense Alex Tagliani. Por causa do acidente, o atleta fez diversas cirurgias de emergências e precisou amputar as pernas, que foram severamente comprometidas. Mesmo assim, Zanardi não desistiu do esporte e começou a competir no paraciclismo. Em 2012, o italiano conquistou três medalhas e se tornou o maior campeão do ciclismo paralímpico. Em 2016, no Rio de Janeiro, Zanardi conquistou o mesmo número de medalhas: quatro ouros e duas pratas em Paralimpíadas. COm esse resultado, Alex Zanardi foi ao topo do ranking na modalidade e deixou para trás o australiano Christopher Scott. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »