Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/06/2020 às 20h06min - Atualizada em 23/06/2020 às 18h56min

Clubes paulistas iniciam as preparações para o retorno aos treinos

Após mais de três meses de paralisação, treinos devem ser retomados em uma semana

Anna Voloch - Editado por Paulo Octávio
Jogador Matías Viña, do Palmeiras, durante realização do teste de Covid-19. (Foto/Cesar Greco/Site Oficial Palmeiras)
Perto de completar 100 dias de inatividade por conta da pandemia, os 16 clubes da Série A1 do Campeonato Paulista dão início, a partir desta semana, ao preparo para a retomada dos treinos no dia 1º de julho após liberação do Governo do Estado para testes físicos e fisiológicos dos jogadores. 

Dentre os times da divisão principal do estadual, a maioria já realizou e divulgou os resultados dos testes para o novo coronavírus. O Corinthians, que foi o clube com mais casos positivos de Covid-19 no elenco, iniciou na manhã desta terça-feira (23), os primeiros testes físicos com os jogadores. Nas atividades desta manhã, estiveram presentes 20 atletas, os demais que testaram positivo para a doença seguem afastados e em observação.

O São Paulo também realizou a testagem dos seus jogadores e funcionários: dos 90 testes realizados, apenas dois apresentaram resultado positivo e permanecerão afastados. As avaliações físicas, fisiológicas e clínicas serão realizadas igualmente a partir desta terça-feira (23), no CT da Barra Funda. Assim como o rival, o Santos também dará início às avaliações nesta semana, tendo um jogador e oito profissionais do clube testados positivos para Covid-19, todos preventivamente afastados das atividades e demais exames.

O Palmeiras efetuou a primeira bateria de testes em seus colaboradores no último dia 18, tendo apenas um caso positivo que já foi efetivamente afastado. Na última segunda-feira (22), foi realizada uma nova rodada de exames para confirmação, sendo todo o processo realizado dentro dos próprios veículos do jogadores, em sistema drive-thru, porém o resultado ainda não foi divulgado. O clube também dará início aos demais exames a partir desta terça-feira (23).

Dos times do interior paulista, Oeste, Novorizontino, Guarani e Mirassol revelaram que já realizaram os testes em seus funcionários e jogadores e não tiveram nenhum resultado positivo. Os clubes ainda seguirão um protocolo semelhante ao divulgado pelo Bugre, com 23 itens que abordam a rotina na concentração, deslocamento e recomendações para o retorno das atividades. O Departamento Médico do time de Campinas desenvolveu as regras com o objetivo de aumentar a confiança e a segurança no retorno aos treinos e, futuramente, aos jogos.

Além desses, os clubes que ainda realizarão os exames nesta semana são: Água Santa, Ponte Preta, Botafogo-SP e Inter de Limeira. O Ituano e o RB Bragantino anunciaram os resultados de exames feitos no início de junho com três e um resultados positivos, respectivamente. Os clubes ainda não divulgaram informações sobre novos testes. A Ferroviária e o Santo André ainda não revelaram dados sobre os exames realizados. Entretanto, o Ramalhão, atual líder do Campeonato Paulista com 19 pontos, passa por outras dificuldades por conta da pandemia, relacionadas aos contratos encerrados de 21 dos 28 atletas inscritos no campeonato e à procura por um estádio alternativo para realizar os treinamentos, uma vez que o Estádio Bruno José Daniel está sendo utilizado como hospital de campanha na cidade de Santo André, no ABC Paulista.


Além dos testes e exames, todos os clubes realizaram a descontaminação de seus centros de treinamento, devem seguir as recomendações de segurança da Federação Paulista de Futebol (FPF) e dos profissionais da saúde para que todas as atividades regressem de forma segura. O Campeonato Paulista ainda não tem data definida para retorno, mas autoridades estimam que os jogos voltem a acontecer no início de agosto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »