25/06/2020 às 00h16min - Atualizada em 25/06/2020 às 00h08min

Festivais on-line 2020: O nascimento de uma nova cultura

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
(Fonte/ Reprodução: ComicCon/ Techreviews)
Desde o fim de dezembro, a pandemia do novo coronavírus, Sars-CoV-2, se espalhou pelo mundo de forma assustadora e provocou uma onda de reações, como fechamento de lugares turísticos e cancelamentos de grandes eventos das mais variadas áreas.

Dentre estes eventos afetados pela pandemia, estão os festivais de cultura Pop. Locais de encontro do pessoal nerd pelo mundo todo, como os festivais de games, convenções de Quadrinhos e premiações do cinema do doto tipo são exemplos de como a pandemia efetuo esse setor tão importante para os fãs da cultura Pop.  

Mas como tudo no mundo os Geeks encontraram uma forma de se adaptar a esse momento tão nebuloso, não só na cultura como em todas as áreas do mundo. E a solução que mais tem se agradado o público estação sendo os eventos e festivais totalmente on-line que chegarão em 2020.

Nunca antes na história tantas convenções foram paralisadas, já que essa é uma crise sem precedentes. Mas isso não está impedindo os grandes realizadores de eventos de concretizar seus lançamentos e levar as novidades a o publico de uma forma única.




Com o avanço e a “democratização” acentuada da internet nos últimos anos, e os novos meios de interação atrás de plataformas digitais, as empresas responsáveis pelos festivais estão levando os eventos para sala dos nerds. Fazendo as tradições feiras sem desrespeitar as orientações da OMS (Organização Mundial Da Saúde).

Como resultado, as marcas estão programando se organizando para trazer resultados no formato on-line que deem ao menos o gostinho do que são os grandes festivais de cultura pop. Usando os mesmos modelos do presencial só que agora sustentados pela banda larga.

E para atrair ainda mais o público, a grande maioria destes eventos está rolando de forma gratuita. O que dá a oportunidade de quem nunca teve condições de frequentar os grandes eventos poder contemplar, mesmo que de forma remota, o melhor dos eventos.  


DILUIÇÃO DOS EVENTOS

Com o cancelamento de alguns gigantes do entretenimento como o E3, que é uma feira internacional dedicada a jogos eletrônicos, considerada a mais importante do gênero. E na ausência do evento que traria as novidades relativas a lançamentos e tendências de mercado de várias empresas do setor dos jogos, surgiram 15 festivais on-line substitutivos. Assim é como se o grande festival do E3 houvesse sendo diluído em microrregiões.

Entre os eventos do ramo dos games que vieram estão os já ocorridos IGN Summer of Gaming, que aconteceu entre os dias 10 e 15 junho trazendo além das novidades, diversas ações destinadas à caridade. Logo após ele tivemos o grandioso PS5 of Gaming Showcase Conference, no dia 11 de junho. Esse evento já ficou famoso por apresentar o visual do novo PS5, além da apresentação de novos games.



Ocorreram também entre os dias 13 e 25 de junho os eventos on-line Guerrilla Collective “E3 2020” Conference, pensado para os fãs de jogos independentes. O Paradox Insider “E3 2020” Conference, e a PC Gaming Show “E3 2020” Conference, que apresentaram mais de 50 jogos e projetos de grandes e pequenos estúdios, além de revelações inéditas para os fãs de jogos para computadores. Além deles os gamers puderam acompanhar o Future Games Show “E3 2020” Conference; Upload VR Showcase; EA Play 2020; New Game+ Expo; Marvel’s Avenger; Cyberpunk 2077 Night City Wire.

Ainda no mundo dos games estão chegando em julho mais quatro mega eventos totalmente on-line. No dia 11 haverá o Tennocon 2020 Conference, focado exclusivamente no jogo
Warframe. O Ubisoft “E3 2020” Conference, que acontecera no dia 16 julho, e trará novidades sobre o estúdio Ubisoft responsável pelo Assassin's Creed Valhalla. Além da conferência da Xbox, que deve mostrar todo o poder de fogo da nova geração da empresa.

E com a falta do E3 2020, Geoff Keighley, jornalista por trás da The Game Awards, aproveitou o vácuo e criou sua própria organização digital: o Summer Game Fest, que terá anúncios de abril a agosto, mas todos sem datas específicas (os detalhes são revelados dias antes). O evento conta com a participação de inúmeras grandes empresas do ramo.


Algo parecido também guiou os rumos da DC. Com o cancelamento do evento presencial da maior feira de exposição da cultura geek do mundo, a San Diego Comc-Con a DC decidiu criar sua própria convenção virtual, intitulada DC Fandome.

O curioso é que isso aconteceu dias depois da própria Comic-Con anunciar que aconteceria de forma online e gratuita nas mesmas datas do então evento presencial. Quem agradece são os fãs, que ganharam um evento a mais para distrair a cabeça no meio da pandemia e acompanhar as grandes novidades de suas editoras preferidas.

A DC Fandome será uma mega feira virtual com 24 horas simultâneas de conteúdo gratuito e inédito. Isso ocorrera no dia 22 de agosto, sábado, a partir das 14h00 (horário de Brasília), e com legendas em português. O evento será tão grandioso que terá 6 “tentas” chamadas de universos, diferentes. Nelas os fãs poderão imergir no mundo da DC e da Warner de uma forma nunca única. Já no que diz respeito a Comic-Con ainda não se tem maiores detalhes sobre o evento. Mas pelo que tudo indica, podemos esperar algo tão grandioso quanto é o festival presencial.



Outra grande feira esperada pelos nerds é a Crunchyroll Expo, que apresenta as maiores novidades do mundo dos animes. Mas essa também sentiu os sintomas da pandemia, e contara com o a Virtual Crunchyroll Expo 2020, trazendo anúncios especiais, painéis de convidados e eventos interativos. O festival será totalmente online e acontecerá entre os dias 4 e 6 de setembro.


É claro que esses são só os exemplos mais populares dos eventos que migraram para o meio virtual em 2020. Existes dezenas de micro festivais online rolando quase que diariamente na internet, (como o Evento SAGA Geek Online, que foi realizado emntre os dias 25 e 30 de maio em comemoração ao dia do orgulho nerd, e recebeu nomes importatntes da cultura da toalha no canal YouTube da escola. Saga) coisa que não se via com tanta frequência antes da pandemia. Além disso também existe a possibilidade de grandes premiações do cinema como Oscar e Globo de ouro (ambas já adiadas) sejam feitas totalmente online caso a situação exija isso ate lá.


UMA NOVA CULTURA OU COISA DE MOMENTO  


Por mais que o público aprecie a comodidade dos festivais online nada pode substituir o calor humano emanado nos eventos presenciais, e a sensação de poder ver de perto os ídolos do cinema e mestres dos quadrinhos, além de dubladores e produtores de conteúdo geek.



Portanto, a preocupação que surge é; será que alguns destes grandes festivais vai aderir definitivamente ao modo virtual? Não é segredo para ninguém que um festival online é muito mais barato que alugar um espaço físico e levar todos a um único lugar.

É importante relembrar que esse é o momento de pensar em pessoas primeiro, e por isso os eventos virtuais são tão importantes para incentivar o distanciamento social e o bem estar emocional durante a pandemia, mas todos nós nerds esperamos que assim que essa situação passar as grandes empresas possam voltar a fornecer feiras geeks presencias, e se possível que mantenha as virtuais também para dar uma solução gratuita ou mais barata para que todos possam usufruir.  



REFERÊNCIAS:  

Penilhas, B. Calendário: Eventos online de games em 2020. IGN, 27 de mai. 2020. Disponível em: <
https://br.ign.com/games/82008/news/todos-os-eventos-online-de-games-em-2020> Acesso 25 de jun. de 2020.

Dias, R. Crunchyroll Expo 2020 | Evento será totalmente online. Confira o anúncio!. GEEK PROJECT, 22 de jun. 2020. Disponível em: <https://www.geekproject.com.br/2020/06/crunchyroll-expo-2020-evento-sera-totalmente-online-confira-o-anuncio/> Acesso 25 de jun. de 2020.

Sabagga, J. San Diego Comic-Con acontecerá nas mesmas datas com formato online. OMELETE, 10 de jun. 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/san-diego-comic-con/san-diego-comic-con-2020-em-casa> Acesso 25 de jun. de 2020.

Regalo en cuarentena: DC Comics realizará convención virtual gratuita para sus fanáticos. LÍBERO. Disponível em: <https://libero.pe/ocio/series-cine/1566634-dc-comics-warner-bros-realizara-convencion-virtual-gratuita-dc-fandome-fanaticos-youtube> Acesso 25 de jun. de 2020.

Sem E3 2020? Confira Data E Horário Dos Eventos Que Substitutos. VOXEL. Disponível em: <https://www.voxel.com.br/noticias/e3-2020-confira-data-horario-eventos-substitutos_848961.htm> Acesso 25 de jun. de 2020.

Pop Fun terá edição online e solidário neste mês. ACONTECE EM PETRÓPOLIS. Disponível em: <http://www.aconteceempetropolis.com.br/2020/06/23/pop-fun-tera-edicao-online-e-solidaria-neste-mes/> Acesso 25 de jun. de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »